

Acrescenta-se ainda, a preocupação com valores e posturas consideradas igualmente importantes para a formação e o exercício profissional, onde os acadêmicos deverão:
Desenvolver os componentes curriculares, que integrem conhecimentos teóricos e práticos de forma interdisciplinar e transdisciplinar e que contemple as prioridades de saúde, considerando os contextos nacional, regional e local;
Garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, promovendo a integração entre o ensino, pesquisa e extensão.
Desenvolver estratégias para a formação centrada na aprendizagem do aluno, tendo o professor como mediador e facilitador desse processo;
Desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do Farmacêutico, norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde; com as políticas públicas e com o desenvolvimento científico e tecnológico, para atender às necessidades sociais;
Implementar a ação de assistência farmacêutica, utilizando medicamento e outras tecnologias como instrumentos para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde;
Coordenar a realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais.
Promover a educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e desenvolver ações educativas.
Grade curricular de Farmácia
A formação do Farmacêutico está organizada em 10 (dez) períodos semestrais, integralizados por meio de disciplinas obrigatórias, com conteúdos curriculares distribuídos em eixos de Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde, Atividades Complementares, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.
O currículo do Curso Farmácia é baseado em modalidade presencial e possui carga horária total de 4100 horas, desenvolvido em sistema seriado, pela oferta total de 10 módulos, sendo integralizado com no mínimo, de 10 semestres e no máximo de 18 semestres.
A estrutura curricular do curso de Farmácia no Centro Universitário São Lucas, contempla os conteúdos de formação básica, formação profissional e formação teórico-prática, permitindo sua efetiva conclusão e integralização curricular em regime seriado semestral, respeitado o mínimo de cem dias letivos semestrais e demais disposições contidas na normativa vigente, contemplando de maneira excelente e sistêmica os aspectos de flexibilidade, interdisciplinaridade, transversalidade, relação teórico - prática, acessibilidade pedagógica e atitudinal com carga horária de 4100 horas, adequada e compatível com o disposto na Resolução CNE/CES n°4 de abril de 2009.
A articulação teórico-prática ocorre por meio de diferentes componentes curriculares em diferentes cenários de aprendizagens, segundo o que a Resolução CNE/CES n°4 de abril de 2009, que preconiza o trabalho acadêmico efetivo, bem como, a própria DCN de Farmácia, Resolução CNE/CES n°6 de 2017, que estabelece em que o curso deve estimular e incentivar diversas formas de atividades que articulem a teoria com a prática. O desenvolvimento da matriz ocorre por meio de diferentes componentes curriculares:
2235h de aulas Teóricas;
900h de aulas Práticas;
885 h de Estágio Supervisionado;
80h de Atividades complementares
Mercado de trabalho para Farmácia
O mercado de trabalho para aqueles que se formam no curso de Farmácia é amplo. Os recém formados em Farmácia encontram o mercado aquecido e com um alto índice de empregabilidade. A profissão farmacêutica está entre as primeiras com maior número de contratações formais nos últimos anos.
Áreas de atuação para o farmacêutico
No geral, pode-se dizer que existem aproximadamente 70 áreas de atuação diferentes para os farmacêuticos, dentre elas podemos citar as principais, como na área clínica, magistral, de alimentos, indústria farmacêutica, pesquisa, docência, laboratório de análises clínicas, farmácia comunitária, farmácia hospitalar, farmácia oncológica, perícia toxicológica, vigilância sanitária, farmácia na área estética, fitoterapia e na prática integrativa, além das residências diversas nas áreas hospitalar, clínica, comunitária, saúde mental, saúde da mulher, saúde do idoso e na pediatria.
Dentre as áreas de atuação mais procuradas está a de atuação clínica, seja ela na parte hospitalar ou ambulatorial, incluindo desde a saúde mental até o atendimento de cuidados farmacêuticos, alta hospitalar e conciliação medicamentosa.
O empoderamento do farmacêutico aumentou muito e a tendência é o atendimento multiprofissional.
Perfil do Egresso
O curso de Farmácia cumpre o estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional no que tange ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, talentos e atitudes dos educandos, que se relacionam essencialmente com as competências e habilidades descritas no Artigo 4º da Resolução CNE/CES nº 6/2017 e está em consonância com Núcleo Docente Estruturante (NDE), ao estabelecer perfil do egresso do Curso de Farmácia do Centro Universitário São Lucas (item indicado no Plano de Desenvolvimento Institucional). E, assim, concebe-se uma relação entre as intenções gerenciais e pedagógicas do Centro Universitário São Lucas, com o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso.
Com relação aos conhecimentos, pretende-se que o educando saiba identificar e analisar as necessidades de saúde do indivíduo, da família e da comunidade, bem como para planejar, executar e acompanhar ações em saúde, que são práticas acadêmicas e profissionais esperadas para o desenvolvimento profissional.
Espera-se que o egresso do curso tenha como habilidade a capacidade de avaliar o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clínico, considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo, além de solicitar, realizar e interpretar exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, com avaliação de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e de provisão de outros serviços farmacêuticos.
Espera-se que o egresso possa exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções planejamento, coordenação e realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais. Atitude que são primadas pela missão do Centro Universitário São Lucas no que tange ao comprometimento da instituição com o projeto nacional de desenvolvimento e do bem estar social.
Ainda dissertando sobre a relação dos conhecimentos e habilidades, espera-se que o educando saiba desenvolver, aplicar e gerenciar sistemas de tecnologias relacionadas a processos, práticas e serviços de saúde, entendendo que a formação do Farmacêutico na sociedade tecnológica deve-se atentar as novas tecnologias e formas de gestão mediadas pelos sistemas de informação.
Espera-se que o egresso do curso esteja preparado para o exercício pleno da sua profissão, inclusive na consciência e relação de classe profissional, da vida acadêmica e político-cultural, a partir de uma noção de cidadania, à ética e ao desenvolvimento regional e nacional.
Em síntese, o egresso do curso de Farmácia do Centro Universitário São Lucas deverá ser capaz de atuar nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde, com uma consistente formação nas diferentes áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, exatas, biológicas, da saúde e ciências farmacêuticas, de conhecimentos afins e correspondentes, dotado de capacidade de compreender questões técnicas, científicas e sociais, econômicas e financeiras, apto a adaptar-se às transformações globais e regionais.
Diferenciais do curso
01.
Formação consciente
O profissional formado pela São Lucas é estimulado a manter em mente toda a importância social da sua profissão.
02.
Matriz curricular completa
A matriz curricular do curso traz os conhecimentos teóricos fundamentais na formação de um profissional competente.
03.
Corpo docente preparado
A São Lucas possui um corpo docente cuidadosamente selecionado e preparado para dar as melhores aulas.
04.
Incentivo à pesquisa
Durante o curso, o aluno é estimulado a se manter pesquisando, dentro e fora das salas de aula, mesmo após a graduação.
05.
Ensino coletivo e ativo
Na São Lucas, o aluno participa de projetos que incentivam o desenvolvimento de sua capacidade de atuar ativamente em um grupo.
06.
Infraestrutura completa
Em todas as unidades da São Lucas, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para seu aprendizado teórico e prático.
07.
Projetos integradores
Através dos projetos integradores, o aluno tem os seus conhecimentos aplicados de forma criativa, estimulando-o a ir além das aulas teóricas.
08.
Preparação profissional
A partir dos desafios propostos em classe, além dos projetos em grupo, o aluno é preparado para as realidades do universo profissional.
Coordenadora
Gracianny Gomes Martins
Possui graduação em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), Mestrado em Farmacologia e Toxicologia pela Universidade Federal do Paraná (2014), Doutorado na área de Biotecnologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Rondônia e Fiocruz - RO (2019), na linha de pesquisa de Bioprospecção e Caracterização de Moléculas da Biodiversidade Amazônica úteis à Saúde Humana e MBA em Gestão Universitária pelo Centro Universitário São Lucas (2020). Especialista em Nutracêuticos e Suplementação na Prática Clínica Farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (2022). Especialista em Estética de Alta Perfomance pelo Instituto Skincademy. Tem experiência na área de Farmacologia Geral e Clínica, Biotecnologia Farmacêutica, Metabolismo Hepático, Toxicologia, Farmácia Clínica e prescrição de nutracêuticos e suplementação na prática clínica farmacêutica. Atualmente é Coordenadora e Docente do Curso de Farmácia e Medicina do Centro Universitário São Lucas - Unidade Porto Velho e atua como Farmacêutica Clínica no Cuidado Integrativo na Clínica Due Sorelle. Ministra cursos de capacitação em prescrição de Nutracêuticos e Raciocínio Clínico Farmacológico. Atuou como Tutora e Docente no Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos no Adulto da Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia, e coordenou os cursos de Biomedicina e Estética do Centro Universitário São Lucas.
Núcleo Docente
Drª. Gracianny Gomes Martins
Ma. Leticia Schirmer Calcagnotto
Esp. Luanda Dantas Meireles
Rita de Cássia Alves Costa
Mestranda Maely Oliveira Batista
Coordenação
Drª. Gracianny Gomes Martins
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