Comissão Própria de Avaliação
O Ministério da Educação criou em 2004 o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Esse sistema é dividido em três pilares principais para avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil: o ENADE – Exame Nacional de Desempenho do Estudante, a ACG – Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional.
A avaliação institucional é conduzida pela CPA – Comissão Própria de Avaliação e os dados podem ser obtidos por meio da aplicação de questionários, análise de documentos, análise de dados de matrícula, corpo docente, entre outros. Os resultados são publicados e discutidos com a comunidade acadêmica de forma que todos possam contribuir para a resolução dos problemas detectados, bem como para a manutenção dos pontos fortes encontrados. Além disso, o relatório final deve ser encaminhado para o INEP, que irá utilizá-lo para compor a avaliação geral da instituição.
Mais que uma obrigação regida pela lei, a avaliação institucional é um excelente instrumento para a gestão acadêmica e administrativa. A participação de todos é importante para que as decisões possam ser tomadas com base em informações precisas e corretas.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES
LEI 10.861 DE 2004
Confira aqui os formulários para a emissão dos certificados:
📄 Relatório final de curso de Pós-Graduação
📄 Regulamento de Pós-Graduação
📄 Regulamento de Pós-Graduação
📄 Projeto Pedagógico de Curso para Pós-Graduação
📄 Parecer do Coordenador do Curso
A autoavaliação, ou avaliação interna, é uma das estratégias previstas na legislação federal para melhorar a qualidade da Educação Superior Brasileira, conforme ressaltado na nota técnica n° 65, emitida pelo INEP em 09 de outubro de 2014.
Em conjunto com a avaliação externa, realizada por avaliadores da educação, cadastrados no BASIS e designados pelo Ministério da Educação (MEC), a avaliação interna tem como finalidade analisar com profundidade os diversos aspectos do desenvolvimento das ações do ensino superior.
Esses aspectos estão divididos em 5 eixos, os quais englobam as 10 dimensões institucionais previstas na lei 10.861, de 14 de abril de 2004.
Este espaço está destinado à tarefa de servir como um dos veículos para a disponibilização de informações e prestação de contas das ações realizadas pela CPA do Centro Universitário São Lucas Porto Velho.
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
Dimensão 7: Infraestrutura Física
A CPA desenvolve suas atividades de avaliação visando, por meio dos resultados, obter alternativas de melhoria para o cumprimento Missão Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário São Lucas Porto Velho.
Para isso, desenvolve-se um trabalho que vai do planejamento, sensibilização e aplicação do processo avaliativo, por meio de divulgação com banners, reuniões, cartazes, e-mails e divulgação no site do Centro Universitário São Lucas Porto Velho.
A avaliação ocorre de duas formas para englobar a avaliação quantitativa e qualitativa. Utiliza-se para obter tais resultados a aplicação de questionários objetivos e realização de grupos focais, além de outras formas, conforme deliberado em reuniões ordinárias e extraordinárias da CPA.
Proporcionar informações quantitativas e qualitativas sobre o Centro Universitário São Lucas Porto Velho que sejam passíveis de serem usadas na forma de conhecimentos relevantes para a proporcionar condições otimizadas de aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, de forma sustentável e progressiva.
Atender à demanda por dados estatísticos de usuários internos e externos do Centro Universitário São Lucas Porto Velho e da mantenedora institucional;
Confira os Relatórios anuais da Comissão Própria de Avaliação:
A frase "Você pediu, a CPA atendeu!" significa que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) levou em consideração as solicitações e observações feitas pelos alunos e agiu para atender às suas necessidades e expectativas. Isso envolve avaliar todas as informações coletadas por meio das avaliações e buscar maneiras efetivas de realizar melhorias, como aprimorar a estrutura da instituição, sempre que possível. A CPA se compromete em ouvir e responder às preocupações da comunidade acadêmica para tornar a experiência educacional cada vez melhor.
Confira abaixo todas as melhorias implementadas pela CPA. Avaliar é um processo que nos leva a repensar nossa realidade e construir uma nova prática.
Solicitações atendidas até o momento: 04
Nossa CPA está empenhada em melhorar constantemente a qualidade educacional e a experiência de todos os envolvidos na instituição, incluindo nossos alunos, docentes, equipe administrativa e também a comunidade externa que interage com nossa instituição.
Portanto, ao longo do tempo, implementamos as seguintes iniciativas para atender às necessidades e expectativas de todos os nossos stakeholders. Certamente, aqui você encontrará uma visão mais detalhada das ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em resposta às valiosas contribuições da comunidade acadêmica e externa.
No dia 03.10.2023, realizamos o Café com a CPA, um momento significativo para discutir questões de extrema relevância para nossa comunidade acadêmica e externa...
No dia 02 de outubro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do São Lucas PVH deu início à tão aguardada Campanha de Avaliação do segundo...
No último dia 25 de setembro, os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do São Lucas PVH se reuniram em uma importante e estratégica sessão...
Acompanhe as últimas notícias diretamente na página oficial do nosso instagram @cpasaolucas e no site institucional...
Nesta seção, você encontrará informações importantes sobre nossos egressos. Aqui, estão disponíveis relatórios de avaliação e detalhes sobre o Programa de Acompanhamento de Egressos. Além disso, oferecemos links úteis para ajudar na sua busca por informações complementares, como cursos de pós-graduação.
Reconecta
Programa de Acompanhamento
de Egresso
Sua opinião é fundamental para promover melhorias contínuas. Avalie e contribua para um ensino de excelência!
Presidente: Sara Luíze Oliveira Duarte
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