A pesquisa científica é um importante pilar do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que promove o desenvolvimento sócio - econômico de uma região e de sua população. Iniciar os jovens estudantes nos caminhos da Ciência torna-se um fundamental papel das instituições e dos pesquisadores que acreditam nessa transformação social por meio do sistema de CT&I. Portanto, estimular os acadêmicos do Centro Universitário São Lucas PVH a participarem do programa de iniciação científica, seguramente, demonstra uma ação afirmativa para a consolidação da pesquisa institucional, investindo na qualidade de formação de recursos humanos com profissionalismo e aprimoramento intelectual rebuscando de análises críticas científicas e sociais, desenvolvendo, inclusive, capacidades diferenciadas nas expressões escritas e oral, além de habilidades técnicas e manuais.
A Iniciação Científica engrandece o estudante, aproximando - o ainda mais do âmbito acadêmico e da pesquisa. Esta aproximação aprimora as suas habilidades, revela ao aluno informações ocultas na teoria que sobressaem somente com a praticidade e experimentação. Como consequência deste incremento de conhecimento o estudante estará mais preparado para se submeter aos passos seguintes à graduação, como especializações, mestrados, doutorados, e, principalmente, a vida profissional.
Coordenador: Prof. Dr. Andreimar Martins Soares
Rua Alexandre Guimarães, 1927, Areal, Porto - Velho/ RO, CEP: 76804-373. Prédio sapucaia, 1° piso.
Telefone: (69) 3211-8006
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 14h às 18h.

O Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) da Afya Centro Universitário São Lucas é um órgão colegiado, de caráter multidisciplinar, com múnus público e natureza técnico-científica, atuando deforma consultiva, deliberativa e educativa. Está constituído em conformidade com a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, e com a Norma Operacional nº 001/2013, de 30 de setembro de 2013, ambas do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.
Criado no ano de 2005, o CEP/Afya São Lucas tem como finalidade a defesa dos direitos, da integridade e da dignidade dos participantes de pesquisa, bem como a contribuição para o desenvolvimento das pesquisas científicas em consonância com os princípios éticos e científicos vigentes.
Compete ao Comitê, regulamentar,analisar e fiscalizar a realização de pesquisas clínicas e experimentais que envolvam seres humanos, observando rigorosamente as diretrizes e normas que os regem no Brasil.
O Comitê de Ética em Pesquisa da Afya São Lucas integra o Sistema Plataforma Brasil. Dessa forma, todo pesquisador que pretenda submeter projetos de pesquisa ao deverá obrigatoriamente realizar seu cadastro na plataforma e efetuar a submissão exclusivamente por meio desse sistema.
A Plataforma Brasil consiste em uma base nacional e unificada de registro de pesquisas envolvendo seres humanos, utilizada por todo o Sistema CEP/CONEP. O sistema possibilita o acompanhamento das pesquisas em todas as suas etapas, desde a submissão até a aprovação final pelo CEP e, quando aplicável, pela CONEP, permitindo ainda o monitoramento da fase de execução, bem como o envio de relatórios parciais e finais das pesquisas concluídas.
De acordo comas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos –(Res. CNS 466/12, II.4), "toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa" e cabe à instituição, na qual se realizam as investigações, a constituição do CEP.
Obs.: Toda e qualquer pesquisa envolvendo seres humanos, direta ou indiretamente, deverá sera provada pelo CEP desta IES.
O Comitê de Ética em Pesquisa Afya Centro Universitário São Lucas se reuni, ordinariamente,duas vezes ao mês, ou extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do coordenador ou da maioria simples dos seus membros titulares.
Cabe ao pesquisador responsável comunicar o Comitê de Ética em Pesquisa quando ocorrer qualquer alteração no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, interrupção do Projeto, elaborar e apresentar os Relatórios Parcial e Final.
O Relatório Parcial deverá ser apresentado durante a pesquisa demonstrando fatos relevantes e resultados parciais de seu desenvolvimento.
O Relatório Final deverá ser apresentado após a conclusão da pesquisa demonstrando os resultados obtidos na execução do correspondente projeto.
Após a conclusão do Projeto de Pesquisa é obrigatório o envio do Relatório Final junto a Plataforma Brasil por meio da opção "Enviar Notificação".
Deverá ser anexado o Relatório de Pesquisa devidamente preenchido e assinado.
Centro Universitário São Lucas.
Rua Alexandre Guimarães, 1927, Areal, Porto - Velho/ RO, CEP: 76804-373. Prédio sapucaia, 1° piso.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Telefone: (69) 3211-8006
E-mail: [email protected]
Edital CEP 2024 - Comitê de Ética e Pesquisa envolvendo Seres Humanos
Regimento Interno Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos
Formulário de cadastro para credenciamento como membro do CEP
Plataforma Brasil: Plataforma Brasil (saude.gov.br)
* Em caso de entrevista ou aplicação de questionário o instrumento da pesquisa deve ser apresentado.
Norma Operacional Nº 001/2013
Resolução CNS Nº 441, de 12 de Maio de 2011
Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012
Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016
Considerando a importância dos grupos de pesquisas para o São Lucas e para seus pesquisadores, a Coordenação de Pesquisa, estabelece definição de grupo de pesquisa e orientações para seu cadastramento no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq.
Grupo de Pesquisa é um conjunto de indivíduos possuidores de currículo Lattes e organizados em torno de um ou mais objetos de estudo. A liderança do grupo é feita por um pesquisador, com titulação preferencialmente de doutor e pela existência de 1 (um) ou mais estudante(s) de graduação, pós-graduação ou técnico(s) de nível superior alocado(s) ao grupo, no qual:
a) ocorre envolvimento profissional e permanente com atividade de pesquisa;
b) o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e
c) que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.
Normas para Criação e Manutenção de Grupos de Pesquisa
A permanência de um Grupo de Pesquisa está condicionada ao atendimento de pelo menos 1 (um) dos seguintes critérios de produção, relacionados à(s) linha(s) de pesquisa do grupo e aplicado no período dos últimos 03 (três) anos:
a) 1 (um) artigo publicado em revista indexada ou periódico especializado;
b) 1 (um) livro ou capítulo de livro;
c) 1 (uma) orientação de dissertação de mestrado ou tese (doutorado), com defesa aprovada;
d) 1 (um) registro ou patente de produtos ou processos (aprovado);
e) 3 (três) apresentações em eventos (congressos ou congêneres).
Consulte o Manual do TCC para conhecer as regras, etapas e orientações essenciais à elaboração e entrega do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Manual do TCC

O presente grupo tem como objetivo analisar as questões acerca das políticas públicas para a saúde, educação e outros direitos fundamentais e sociais de populações negligenciadas na Amazônia, especialmente indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas artesanais e pessoas em situação de rua, sem desconsiderar as necessidades de outros grupos que venham a se relacionar com as áreas de pesquisa e atuação do grupo.
Para tal, pretende-se organizar atividades de extensão para ampliar a discussão sobre a temática no âmbito da IES sede e de outras IES e ICTs do Estado de Rondônia, inicialmente com vistas a expandir as escalas de atuação, fomentar a pesquisa sobre as linhas de atuação com captação de recursos e bolsas para continuidade dos projetos junto à agências de fomento estaduais, federais e internacionais, ampliando a formação de recursos humanos especializados na pesquisa com e para as populações negligenciadas pelo Estado e por seus aparelhos sociais na região.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9316040202080715
Prof. Dr. Rafael Ademir Oliveira de Andrade
Profa. Ma. Suyane da Costa Oliveira
Profa. Ma. Suyane da Costa Oliveira - Linha: Doenças tropicais, negligenciadas e doenças não transmissíveis (DNTs) em populações da Amazônia Brasileira
Prof. Me. Arlindo Gonzaga Branco Júnior - Linha Educação em Saúde
Prof. Dr. Andreimar Martins Soares - Linha: Educação em Saúde.
Prof. Dr. Rafael Ademir Oliveira de Andrade - Linha: Políticas Públicas para proteção territorial, educação e saúde indígena
O presente edital tem como objetivo organizar a submissão, seleção e publicação de originais para composição de dois livros (formato E-book com ISBN), definindo formatos, temáticas e demais elementos.
Edital
Normas para Publicação
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) é um núcleo de natureza propositiva, consultiva e deliberativa que tem a função de promover estudos, pesquisas e ações de extensão com foco na produção de conhecimentos e na realização de ações, junto às diversas esferas da sociedade, que contribuam para a superação das diferentes formas de discriminação étnico-racial, promovendo ações de valorização da história e da cultura de matriz africana, afro-brasileiras e dos povos indígenas no Brasil e no mundo.
Assim sendo, propõem-se a realização de atividades de grupos de estudos, pesquisas e ações de extensão no São Lucas e em parcerias com outras IES, grupos e movimentos estudantis e populares, visando contribuir com a construção de uma sociedade antirracista em todas as suas esferas.
Líder: Prof. Me. Jairo Maia França
Vice-líder: Profa. Ma. Weidila Nink Dias
Prof. Dr. Rafael Ademir Oliveira de Andrade
Profa. Ma. Nikolli Evelly Gubert
Realização de atividades em grupos com as seguintes atividades:

Edital do Processo Seletivo do NEABI 2023
Programa de Apoio à Pesquisa e à Iniciação Científica (PAP-IC) destinado aos docentes Mestres e Doutores da instituição. Tem como objetivo principal estimular a pesquisa na instituição, com a consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais. As propostas aprovadas serão financiadas, oriundos do orçamento SÃO LUCAS PVH, desembolsados, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira. As bolsas têm a duração de 12 meses.
Programa de Apoio à Pesquisa Primeiro Projetos - (PAP- PRIP) é destinado aos pesquisadores docentes especialistas da instituição, que tem como objetivo Estimular e apoiar as atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros (Bolsas Orientador e Aluno), aos primeiros projetos que visem promover o desenvolvimento científico e/ou tecnológico do Centro Universitário São Lucas.
Programa de Apoio à Pesquisa Primeiros Projetos de Iniciação Científica – (PAP-PRIP-IC) é um processo seletivo simplificado para acadêmicos regularmente matriculados na instituição com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico.
Programa de Apoio à Pesquisa e à Iniciação Científica (PAP-IC) destinado aos docentes Mestres e Doutores da instituição. Tem como objetivo principal estimular a pesquisa na instituição, com a consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais. As propostas aprovadas serão financiadas, oriundos do orçamento SÃO LUCAS PVH, desembolsados, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira. As bolsas têm a duração de 12 meses.
Programa de Apoio à Pesquisa Primeiro Projetos - (PAP- PRIP) é destinado aos pesquisadores docentes especialistas da instituição, que tem como objetivo Estimular e apoiar as atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros (Bolsas Orientador e Aluno), aos primeiros projetos que visem promover o desenvolvimento científico e/ou tecnológico do Centro Universitário São Lucas.
Programa de Apoio à Pesquisa Primeiros Projetos de Iniciação Científica – (PAP-PRIP-IC) é um processo seletivo simplificado para acadêmicos regularmente matriculados na instituição com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico.
Da mesma forma pela qual é realizado o Programa Institucional de Iniciação Científica - PIC desenvolve-se o PIBIC, entretanto, com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq em parceria com o Centro Universitário São Lucas, uma das poucas instituições privadas da Região Norte com o programa implantado.
O Programa tem como principal objetivo incentivar os estudantes universitários de graduação a iniciarem pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento.
Para participar do Programa os estudantes devem desenvolver projetos de pesquisa que reúnam qualidade acadêmica e mérito científico com supervisão de um pesquisador qualificado. Ao final do programa, o aluno apresenta seus resultados na Reunião de Iniciação Científica do SÃO LUCAS PVH.
Confira documentação e informações referentes às edições vigentes do PIBIC/SÃO LUCAS/CNPq:
Planilha de pontuação da produção científica
Formulário de cadastramento
I Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
II Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
III Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
IV Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
V Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
VI Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
VII Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
VIII Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
IX Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente
X Comunicação Científica em Saúde e Meio Ambiente

A X Semana da Diversidade Humana/São Lucas PVH possui o objetivo de incentivar a participação dos estudantes de graduação e da comunidade externa no processo de reflexão acerca da construção e consolidação dos Direitos Humanos e do Bem Viver a partir das diversas formas de existir possibilitando a integração da Ciência, das sociedades/culturas humanas e da práxis para a delimitação teórico-técnica de uma sociedade democrática e igualitária.
TEMÁTICAS DO EVENTO
1.1 Direitos Humanos,Raça e Etnicidade na América Latina
1.2 Presenças/ausências de Direitos Fundamentais: Educação, Saúde, Segurança, Moradia e Lazer
1.3 Desenvolvimento, etnodesenvolvimento e sociedade
1.4 Gênero, sociedade contemporânea e suas imbricações/implicações
1.5 Práticas de Extensãocom impactos positivos na sociedade
1.6 Ciência e Desenvolvimento Regional
1.7 Educação em Saúdee Determinantes Sociais de Saúde
MODELO DE RESUMO SEMANA DA DIVERSIDADE 2025
VIII Semana da Diversidade Humana e Interculturalidade Crítica (2023)

A VIII Semana da Diversidade Humana/São Lucas PVH possui o objetivo de incentivar a participação dos estudantes de graduação e da comunidade externa no processo de reflexão acerca da construção e consolidação dos Direitos Humanos e do Bem Viver a partir das diversas formas de existir possibilitando a integração da Ciência, das sociedades/culturas humanas e da práxis para a delimitação teórico-técnica de uma sociedade democrática e igualitária.
Realização da VIII Semana da Diversidade: 09 a 11 de outubro de 2023 (evento presencial).
Prazo para Submissão de Resumos: 15 de maio a 15 de setembro de 2023.
Prazo para inscrição na VIII Semana da Diversidade: 15 de maio a 20 de setembro de 2023.
VIII SEMANA DA DIVERSIDADE
EDITAL VIII SEMANA DA DIVERSIDADE
RESULTADO FINAL DA VIII SEMANA DA DIVERSIDADE

A pesquisa científica é um importante pilar do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que promove o desenvolvimento sócio - econômico de uma região e de sua população. Iniciar os jovens estudantes nos caminhos da Ciência torna-se um fundamental papel das instituições e dos pesquisadores que acreditam nessa transformação social por meio do sistema de CT&I. Portanto, estimular os acadêmicos do Centro Universitário São Lucas PVH a participarem do programa de iniciação científica, seguramente, demonstra uma ação afirmativa para a consolidação da pesquisa institucional, investindo na qualidade de formação de recursos humanos com profissionalismo e aprimoramento intelectual rebuscando de análises críticas científicas e sociais, desenvolvendo, inclusive, capacidades diferenciadas nas expressões escritas e oral, além de habilidades técnicas e manuais.
A Iniciação Científica engrandece o estudante, aproximando - o ainda mais do âmbito acadêmico e da pesquisa. Esta aproximação aprimora as suas habilidades, revela ao aluno informações ocultas na teoria que sobressaem somente com a praticidade e experimentação. Como consequência deste incremento de conhecimento o estudante estará mais preparado para se submeter aos passos seguintes à graduação, como especializações, mestrados, doutorados, e, principalmente, a vida profissional.
Coordenador: Prof. Dr. Andreimar Martins Soares
RESULTADO MENÇÃO HONROSA XVII REUNIÃO CIENTÍFICA
RESULTADO MENÇÃO HONROSA I SIMPÓSIO PPGReN
Rua Alexandre Guimarães, 1927, Areal, Porto - Velho/ RO, CEP: 76804-373. Prédio sapucaia, 1° piso.
Telefone: (69) 3211-8006
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 14h às 18h.
I Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
II Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
III Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
IV Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
V Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
VI Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
VII Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
VIII Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
IX Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
X Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
XI Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
XII Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
XIII Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
XIV Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
XV Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
XVI Livro de resumos de iniciação científica/CNPq/FSL
A pesquisa científica é um importante pilar do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que promove o desenvolvimento sócio - econômico de uma região e de sua população. Iniciar os jovens estudantes nos caminhos da Ciência torna-se um fundamental papel das instituições e dos pesquisadores que acreditam nessa transformação social por meio do sistema de CT&I. Portanto, estimular os acadêmicos do Centro Universitário São Lucas PVH a participarem do programa de iniciação científica, seguramente, demonstra uma ação afirmativa para a consolidação da pesquisa institucional, investindo na qualidade de formação de recursos humanos com profissionalismo e aprimoramento intelectual rebuscando de análises críticas científicas e sociais, desenvolvendo, inclusive, capacidades diferenciadas nas expressões escritas e oral, além de habilidades técnicas e manuais.
A Iniciação Científica engrandece o estudante, aproximando - o ainda mais do âmbito acadêmico e da pesquisa. Esta aproximação aprimora as suas habilidades, revela ao aluno informações ocultas na teoria que sobressaem somente com a praticidade e experimentação. Como consequência deste incremento de conhecimento o estudante estará mais preparado para se submeter aos passos seguintes à graduação, como especializações, mestrados, doutorados, e, principalmente, a vida profissional.
Coordenador: Prof. Dr. Andreimar Martins Soares
Rua Alexandre Guimarães, 1927, Areal, Porto - Velho/ RO, CEP: 76804-373. Prédio sapucaia, 1° piso.
Telefone: (69) 3211-8006
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 14h às 18h.