Excisão de hiperplasia fibrosa inflamatória por prótese mal adaptada - relato de caso




A Hiperplasia Fibrosa Inflamatória (HFI) desponta no tecido conjuntivofibroso e embora sejam análogas as neoplasias, todavia, são lesõesbenignas que surgem após a irritação crônica relacionada ao uso depróteses dentárias mal adaptadas. Estas lesões são consideradas reativase proliferativas, as quais crescem às bordas das dentaduras, contudopossuem um prognóstico bom e o tratamento é cirúrgico atreladoconcomitantemente à substituição das próteses antigas com as novas econsequentemente bem adaptadas. Ademais, o presente trabalho buscadescrever um caso clínico de excisão de HFI em paciente com prótesemal adaptada analisando sinais, sintomas e tratamento odontológico.Nesse sentido, para atingir tal objetivo o método para elaboração foi ocaso clínico e revisão bibliográfica realizada em artigos científicos4ISSN 1678-0817 Qualis B2publicados nos últimos anos, sem restrições de idiomas, e indexados nosseguintes sites de pesquisa: PUBMED, Scientific Electronic Library(SciELO) e Google Acadêmico utilizando como palavras-chave:“Hiperplasia Fibrosa Inflamatória”, “prótese mal adaptada” e “tratamento”.Conclusão, o tratamento cirúrgico extraindo completamente a lesão, bemcomo a remoção de agentes irritantes, através de próteses adaptadas,tem por intento o bem-estar e também estabelecer qualidade de vida aospacientes edêntulos.
Cárie de radiação: relato de caso




A Cárie de Radiação (CR) é uma das principais consequências póstratamento às neoplasias verdadeiras comumente manifestadas nacavidade oral. Nesse sentido, o cirurgião-dentista deve ter um olharclínico preparado para identificar as lesões cancerígenas, as quais podemse manifestar de forma: exofítica, endofítica, leucoplásica, eritroplásica eeritroleucoplásica. Diante do exposto, a radioterapia (RT) faz parte dotratamento e traz resultados permanentes na região de cabeça epescoço, devido aos efeitos deletérios à exposição das glândulas salivaresmaiores. Além da CR, se observa: mucosite, xerostomia, hipossalivação eosteorradionecrose como risco eminente de procedimentos invasivos.Ademais, o presente trabalho busca descrever um caso clínico de cárie deradiação, analisando seus sinais mais comuns, pontos de eleição,transtornos que podem ocorrer, bem como o tratamento odontológico.Para atingir tal objetivo o método para elaboração foi o caso clínico erevisão bibliográfica realizada em artigos científicos publicados nos1234ISSN 1678-0817 Qualis B2últimos anos, sem restrições de idiomas, e indexados nos seguintes sitesde pesquisa: PUBMED, Scientific Electronic Library (SciELO) e GoogleAcadêmico utilizando como palavras-chave: “paciente oncológico”, “cáriede radiação” e “tratamento”. Dentre todos os artigos encontrados pelaestratégia descrita acima, apenas treze (13) preencheram os critérios deinclusão e exclusão. Desse modo, os principais meios de tratamentoindicados são as restaurações com cimento de ionômero de vidro e/ouresina composta, tratamento endodôntico e sepultamento de raiz a fimde se evitar a exodontia, além do mais, o bem estar e a qualidade de vidade pacientes oncológicos devem ser alcançados de forma preventiva,curativa e proservativa.
Avaliação do perfil socioeconômico e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada odontológica de uma IES de Porto Velho/RO




O objetivo da pesquisa foi avaliar o grau de satisfação dospacientes atendidos na Clínica Integrada do Curso de Odontologia doCentro Universitário São Lucas/Afya, localizado no município de PortoVelho/RO, bem como identificar o perfil socioeconômico dos mesmos,através de um questionário estruturado, onde foi possível investigar apercepção dos pacientes sobre os serviços prestados pelos acadêmicos,12345ISSN 1678-0817 Qualis B2fator este que permite estimular o aprimoramento dos serviços. O estudopossuiu uma abordagem quantitativa, descritiva de corte transversal,partindo-se de uma amostra de conveniência, composta por 184 usuáriose foi realizado no período de outubro à novembro de 2023 e finalizado defevereiro à abril de 2024. Observou-se um perfil de usuários mulheres,com idade entre 21 e 50 anos, a renda mensal familiar foi de 1 a 2 saláriosmínimos e escolaridade médio completo/superior incompleto. Amotivação para a procura da clínica foi por indicação de amigos. Apesquisa mostrou um alto nível de satisfação dos usuários com oambiente e que eles se sentiram seguros com o atendimento prestadopelos alunos, indicando que o Centro Odontológico da IES ofereceserviços de alta qualidade, sendo unânimes em recomendar oatendimento na clínica desta IES à outras pessoas.
Queratocisto associado a terceiro molar incluso - relato de caso keratocyst associsted with impactec third molar- case report




O queratocisto odontogênico é classificado como sendo uma lesão de comportamento biológico benigno dos ossos gnáticos com manifestação entre a 2° e 3° década de vida, com predileção pelo ramo posterior da mandíbula e predisposição ao gênero do sexo masculino. Tendo em vista que muitas vezes são de caráter assintomáticos, o seu diagnóstico normalmente é obtido através de exames radiográficos de rotina. As formas de tratamento podem variar de acordo com a sua apresentação tanto clínica quanto imaginológica. Dentre as formas de tratamento para o queratocisto podemos destacar as seguintes: a marsupialização e enucleação associadas a medidas adjuvantes como a osteotomia periférica, solução de carnoy e crioterapia, visto que a presente lesão tem alto caráter de recidiva. O presente estudo tem por objetivo relatar um caso clínico de um paciente de 21 anos de idade, no qual foi encaminhado ao Centro Universitário São Lucas – Porto Velho/Rondônia. Ao exame imaginológico, detectou-se lesão radiolúcida unilocular do lado esquerdo associada ao dente 38 incluso. Ao exame físico, observou-se ausência de sintomatologia, corticais ósseas sem alterações. Paciente foi submetido à enucleação da lesão concomitante a exodontia e a radiografia controle de três meses evidenciou a evolução favorável.
Tratamento endodôntico e cirurgia parendodôntica na resolução de um caso clínico de necrose pulpar com lesão periapical extensa




A endodontia é uma área da odontologia que atua sob as estruturas dapolpa dentária, bem como no tratamento de patologias que a acometem.Uma dessas patologias, é a necrose pulpar com a presença de lesõesperiapicais, que possuem causas variadas, e nem sempre tão claras para opaciente e para o cirurgião dentista, sendo assim os examescomplementares, como a tomografia computadorizada e as radiografiasdigitais são primordiais para o diagnóstico. A cirurgia parendodôntica, emconjunto com os materiais obturadores específicos para cada situação,12345ISSN 1678-0817 Qualis B2são fortes aliados do cirurgião-dentista no tratamento de lesõesperiapicais de grande extensão, e que são resistentes ao tratamentoendodôntico convencional. Este relato de caso aborda o diagnóstico, oplano de desenvolvimento do tratamento proposto e a proservação deuma paciente acometida por necrose pulpar e lesão periapical extensa,unindo um tratamento endodôntico prévio, seguido do procedimentocirúrgico com a utilização da cirurgia parendodôntica. Foi possívelconcluir que o tratamento endodôntico e a cirurgia parendodônticaassociada ao uso do MTA nesse caso clínico, demonstraram efetividade naresolução do caso clínico relatado.
Os impactos na saúde mental da mulher com deficiência visual frente a maternidade




O presente artigo pretendeidentificar os impactos na saúde mental de mulheres com deficiência visual frente à maternidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da revisão bibliográfica sistemática, onde foram analisadas quatro publicações que permitiram a compreensão acerca desses impactos. Compreendemos que a maternidade é vivida de forma diferente para cada mulher e para as mulheres cegas é uma expeiiência carregada departicularidades, entre elas a deslegitimação social da sua autonomia para exercê-la. Considerando os resultados podemos concluir que as mãescegas enfrentamdificuldades de construir seu papel de mãe perante inúmeras barreiras sociais. A falta de apoio familiar é um dos pontos que abalam a saúde mental dessas mães. Ainda assim, é preciso destacar também a escassez de pesquisas em psicologia sobre a temática deficiência visual associada à maternidade.
Experiências de atuação no estágio em psicologia hospitalar no município de Porto Velho




No presente trabalho, apresentamos um relato de experiência do estágio em psicologia hospitalar no município de Porto Velho-RO, tendo como objetivo relatar as práticas desenvolvidas, incluindo o atendimento de uma paciente com câncer e suas impressões sobre a doença e o seu tratamento, mecanismos de enfrentamento, dificuldades dentro da sua realidade e pensamentos recorrentes como a morte, que se torna presente em determinados momentos. Trazendo um olhar reflexivo e humano com relação a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, como ferramenta de trabalho temos a escuta analitica pensada em coompreender o sofrimento do paciente afim de amenizar os efeitos causados por todo o processo pelo qual o indiviuo enfrenta durante a hospitalização. Ressaltando a importancia da familia como suporte emocional, e o bom relacionamento com a equipe multidisciplinar. Conclui-se que o processo de tornar-se um psicólogo hospitalar e construir um Serviço de Psicologia Hospitalar possibilita diferentes vivências bastante mobilizadoras e desafiadoras. Observando a relevância do profissional na redução dos impactos, ansiedades e temores inerentes ao processo de adoecimento e suas repercussões para os envolvidos.
A importância da psicologia durante a pandemia (covid-19) para os profissionais no contexto hospitalar




De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2022), a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) corresponde a um sério problema de saúde pública, que continua afetando a saúde da população mundial. Considerando a saúde de forma mais ampla e não apenas sob a ótica da saúde física, mas também mental, a presente revisão de literatura teve por objetivo explanar de que forma os profissionais de saúde, que estavam na linha frente durante o ápice da pandemia, foram afetados psiquicamente e como as medidas protetivas da psicologia influenciaram na saúde mental destes profissionais. Foram analisados na íntegra o total de 11 artigos, publicados entre 2020 e 2022, selecionados a partir dos descritores “pandemia”, “saúde mental" e "profissionais de saúde". Verificou-se que a saúde mental desses profissionais foi afetada negativamente, principalmente devido ao receio de se infectarem e/ou infectarem aos outros, falta de equipamentos de proteção adequados e carga horária exaustiva. A importância da psicologia durante esse período mostrou-se fundamental no que tange ao cuidado com a saúde mental, apesar de ter sido bastante negligenciada no primeiro momento da pandemia. Assim, observa-se a necessidade de estudos mais abrangentes nessa área, principalmente como forma de alerta e proteção à saúde mental destes profissionais em meio a uma nova pandemia.
Fatores de estresse em docentes do ensino superior: quais são suas estratégias de enfrentamento?




No ambiente laboral, o indivíduo pode perceber que diversas circunstâncias superam sua adaptabilidade – resultando assim, em estresse, e tendo a necessidade de desenvolver estratégias de enfrentamento perante as situações adversas. Sob o viés laboral, a docência é apontada como uma das profissões mais estressantes da atualidade, com base na literatura discorrida em trabalhos de várias áreas do mundo. Assim, o objetivo do presente artigo é verificar quais são os fatores de estresse para docentes do Ensino Superior, bem como quais estratégias de enfrentamento utilizam. Foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática em materiais já publicados sobre o tema, onde foi possível verificar uma similaridade quanto aos fatores que acometem os docentes em estresse, bem como as estratégias adotadas por eles, levando, assim, a um bom manejo de sua atividade laboral.
A saúde mental dos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente do combate a covid-19: relato de experiência




A pandemia de COVID-19, declarada oficialmente em 11 de março de2020, produziu números expressivos de infectados e de óbitos. A sua ampladisseminação em um curto espaço de tempo e o caráter desconhecido na suafase inicial, possibilitou o escape de infectados para lugares do mundo todo,trazendo mudanças rápidas no cotidiano de bilhões de pessoas. Diante dagravidade da COVID-19, tornou-se preocupante a saúde mental dosprofissionais da saúde que estiveram atuando na linha de frente. Questionou-sequais foram os maiores estressores e preocupações dos profissionais atuantesdo combate nos Hospitais de Porto Velho, como se sentiram nesse período e sehouve sequelas ou não que perduram no presente. O objetivo deste estudo édiscorrer sobre as percepções da autora sobre o relato das vivências dosparticipantes. A metodologia adotada consistiu em um estudo descritivo, namodalidade Relato de Experiência e a entrevista na modalidade semiestruturada. A base teórica utilizada para o estudo dos discursos foi a Terapia CognitivaComportamental. esses profissionais tiveram habilidades emocionais e recursospara lidar com a situação dentro do possível, e atualmente, se encontramestáveis e sem sequelas a longo prazo.
Nomofobia e suas consequências para a saúde mental




A Nomofobia é um distúrbio comportamental atual, descrito como o medo irracional doindivíduo de ficar sem seu smartphone. OBJETIVO: Compreender as implicações associadas ao uso abusivo da tecnologia com intuito de minimizar a nomofobia por meio da informação. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que aborda a temática “Nomofobia e suas consequências para a saúde mental”. RESULDADOS: O uso inadequado e inciveniente do dispositivo móvel, quando se torna uma compulsão ou até mesmo perda do controle sobre seu processamento, pode levar a um transtorno da nomofobia, considerando que, se o individuo não consegue desvincular da situação, estimula o isolamento social caso consiga se desconectar dessa virtualidade. CONCLUSÃO: Ações de saúde pública pelos profissionais de psicologia devem sercriadas para orientar sobre os danos causados pelo uso demasiado de tecnologias em todas as esferas,inclusive no aprendizado dos universitários.
O corpo (en)cena: enlaces a clínica psicanalítica e o teatro




A presente pesquisa realiza a articulação entre a psicanálise e o teatro, em que são empregados conceitos psicanalíticos que advém da tragédia grega, na qual Freud utiliza para a construção da sua teoria. O conceito de inconsciente estruturado como linguagem de Lacan auxilia a propor articulações entre o inconsciente/corpo do ator no processo de criação artística, bem como a encenação teatral que ocorre entre analista e analisando na cena analítica, ambos sendo perpassados por questões sociais, políticas e culturais. Também será considerado o processo artístico como uma ferramenta capaz de proporcionar efeitos terapêuticos no sujeito,considerados similares ao que ocorre no trabalho analítico.
O comportamento humano sob o olhar da teoria social cognitiva




O presente artigo tem como objetivo apresentar uma perspectiva acerca do comportamento humano sob o olhar da Teoria Social Cognitiva, esclarecendo a perspectiva da teoria supracitada bem como as diferenças entre a mesma e as teorias inatistas, ambientalistas e interacionistas. A pesquisa foi realizada a partir da abordagemqualitativa, através do levantamento de dados bibliográficos cronologicamente organizados, que aludem ao comportamento humano sobre o prisma das teorias supracitadas, tendo como critério de inclusão o tipo de material bibliográfico (apenas livros e artigos científicos foram utilizados). Foi possível organizar, relacionar e descrever o olhar de cada teoria supracitada e elucidar em linhas gerais como se configura o comportamento dentro da Teoria Social Cognitiva.
Codependência familiar diante do TUS: uma revisão integrativa da literatura




O TUS (transtorno por uso de substância) é considerado pela Organização Mundial deSaúde como uma doença crônica, catalogada no DSM-5. Essa doença causa sofrimento psíquico eprecisa ser tratada e esse tratamento precisa ser feito numa perspectiva biopsicossocial. Assim, notratamento do TUS é preciso conhecer o seu contexto familiar que na maioria dos tratamentos éesquecido, embora a codependência química em familiares ou pessoas próximas seja um fator desofrimento colateral produzido pelo TUS. Este artigo é fruto de uma revisão integrativa da literaturacaracterizado como um estudo do tipo descritivo e exploratório, onde buscou abordar as contribuiçõesda Psicologia relacionadas a intervenções psicológicas utilizadas junto a familiares codependentes deindivíduos que vivenciam o TUS. Os critérios de inclusão utilizados para a seleção dos artigos foram:manuscritos em português, publicados entre os anos 2009 e 2022, que tratassem do temacodependência química e discutem intervenções psicológicas a respeito. Dos artigos selecionados nabusca foram encontrados no Google acadêmico (05), no Pepsic (01) e no Scielo (02), totalizando 08textos. Os 08 artigos foram lidos na íntegra e desses somente 05 se enquadram no objetivo, contendointervenções psicológicas e discussões sobre a codependência, portanto, 03 foram excluídos poisnenhum dos três trazia uma intervenção psicológica para os familiares. Os cinco selecionados trazemcomo principal forma de intervenção a abordagem sistêmica a psicoeducação e suporte psicológicofamiliar. Conclui-se que a codependência diante do TUS é um fator que precisa de mais atenção naampliação de investigações científicas, onde se pode trabalhar de modo preventivo e inclusivo duranteos tratamentos com o indivíduo com TUS.
Violência obstétrica: as consequências psicológicas na saúde mental da mulher parturiente




O presente estudo tem como objetivo compreender os impactos da violência obstétrica para a saúde mental da mulher parturiente. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando a metodologia revisão bibliográfica. Assim, foram analisadaspublicações em plataformas digitais, oportunizando a percepção acerca dessa temática. Os resultados apontam que as consequências da violência obstétrica vão além dos danos no momento do parto, o trauma pode refletir seriamente na saúde física e mental da mulher;mostram ainda que, com essa vivência, a mulher parturiente tende a sofrer danos psicológicos graves, fazendo com que entre em um ciclo de falta de motivação, Depressão, Ansiedade, Doenças Crônicas e vários outros problemas de saúde que podem levar essas mães a terem uma vida não funcional. A partir do estudo realizado, propõe-se o desenvolvimento de maispesquisas que abordem a violência obstétrica pela perspectiva psicológica, uma vez que esse tema ainda é pouco explorado na literatura da área.
Suicídio: uma breve explanação sobre os fatores de riscos e as políticas de prevenção




É nitida que há inúmeras discussões perante ao tema do suicidio, entretanto, pouco se vê na prática as prevenções sendo efetuadas. Se considerarmos que suicídio é um problema de saúde pública que envolve a sociedade e as famílias, e compreender que há várias causas que leva o indivîduo a pensar ou executar a ação que envolve tirar a própria vida, entendemos que há uma necessidade de compreender como as políticas governamentais sobre esse tema são efetuadas se elas existem e se realmente são implementadas da forma correta no pais. Com isso o artigo tem como objetivo averiguar os fatores de riscos que estão relacionados ao suicídio e correlacionar como as políticas de prevenção se propõe a trabalhar com isso e trazer apontamentos da atuação do profissional de psicologia nesse contexto.
Os benefícios do acompanhamento psicológico para pacientes oncológicos paliativos em fase terminal




O presente artigo buscou identificar os benefícios do acompanhamentopsicológico para pacientes oncológicos paliativos em fase terminal. Tratou-se de umestudo de abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da revisão bibliográficaexploratório-descritivo, tendo como finalidade proporcionar mais informações acercado assunto a ser investigado. Ao final foram coletados 6 artigos no recorte temporalde 5 anos (2018 a 2022), sendo possível notar a escassez de pesquisas a respeitodeste tema. Entretanto, por meio desse estudo espera-se disseminar os benefíciosque o acompanhamento psicológico pode trazer para pacientes oncológicospaliativos que se encontram em fase terminal, almejando que esta pesquisa tragavantagens imediatas a profissionais e alunos da área saúde, que visem estudar maisa fundo esse tema.
O novo normal á luz da gestalt-terapia: estratégias possíveis de enfrentamento durante o período pandêmico




O presente trabalho consiste em uma pesquisa definida como exploratória, de abordagemqualitativa, tendo sido feito um levantamento bibliográfico com fontes obtidas através da plataformafidedigna Google Acadêmico e uma variedade de livros. Na busca online, utilizou-se como palavraschaves: Gestalt-terapia, Mecanismo de Enfrentamento e COVID-19. Para a construção da presentepesquisa, foram utilizados artigos baseados à luz da temática com a intenção clara a respeito dosimpactos biopsicossociais advindos das fases pandêmicas, a fim de refletir de forma humanista sobreas contribuições da Gestalt-terapia para a injeção de saúde que acarreta no desenvolvimento daspessoas que buscam mais qualidade de vida. Esta abordagem psicoterápica visa estimularawareness e percepção do aqui e agora, um subsídio advindo da Gestalt-terapia de grande valiadurante este período de habituação ao novo normal. O objetivo do presente artigo foi discutir atemática do estudo visando explicar como a Gestalt-terapia é essencial na promoção de saúde e nofornecimento de estratégias de enfrentamento. Assim, as estratégias propostas neste estudo, seapresentam como uma alternativa possível de serem desenvolvidas e podem contribuir para amitigação dessas consequências.
Consciência e cultura a partir da psicologia histórica cultural: uma revisão de literatura




O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre a relação que a cultura possui com a consciência a partir da psicologia histórico-cultural em Vigotski. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo e Redalyc. Neste trabalho são explicitados diversos conceitos de cultura apresentando seus desenvolvimentos históricos e como ela se apresenta para a teoria histórico-cultural. A partir disto, é exprimida a importância da subjetividade para o gênero humano e a importância da consciência para compreensão da subjetividade, detalhando de que forma os instrumentos culturais atuam para sua formação. Denota-se, com esta pesquisa, o papel central da cultura, que surge das relações sociais e produz elas mesmas, na estruturação da consciência.
O sofrimento psíquico de cuidadores familiares de idosos: uma abordagem netnográfica




Este é um trabalho de caráter qualitativo e cunho netnográfico, que é um método de pesquisa baseado na observação e no trabalho de campo online. Os objetivos estão relacionados ao conceito e às formas do cuidado, além da compreensão a respeito do sofrimento psíquico para responder ao seguinte questionamento: Por que cuidadores de idosos padecem desse tipo de sofrimento? O texto está estruturado em apresentação da temática, aprofundamento teórico sobre a figura do cuidador, assim como faz a discussão sobre as diferenças existentes entre aqueles que realizam a atividade de modo formal ou informal. Mais adiante discute-se sobre os desdobramentos causados pela atividade do cuidar e suas representações sociais quando ela é realizada por um familiar. Em seguida aborda-se a metodologia para serem apresentados e discutidos os dados encontrados, que foram divididos em três eixos de análise: (1) A posição do cuidador e o autocuidado; (2) Significações do cuidar para o cuidador e (3) Relações familiares e sociais dos cuidadores. Através dos resultados obtidos, verifica-se que a discussão sobre a saúde emocional dos cuidadores domiciliares não se encontra finalizada. Existe a necessidade em se promover incitamentos que possibilitem a escuta destes sujeitos e a criação de políticas públicas que os ampare.
Impactos psicológicos advindos do isolamento em comunidades terapêuticas: uma revisão de literatura




O presente artigo tem como objetivo a apresentação dos impactos psicológicos advindos do isolamento dentro de Comunidades Terapêuticas (CTs). Sendo assim, considera-se relevante a pesquisa de cunho bibliográfico, trazendo uma visão do que o isolamento causa na saúde mental dos indivíduos adictos internados em CTs para o tratamento de Transtornos por Uso de Substâncias, onde são privados de liberdade e perdem suas subjetividades. As referidas instituições caracterizam-se pelo isolamento dos internos, oferecendo um tratamento residencial fechado e embasado em uma brusca mudança de ambiente do indivíduo e de seus comportamentos para a devida reabilitação. Carvalho, Madeira Neri e Farias (2020) discorrem sobre alguns dos pilares que regem essas comunidades, sendo eles: convivência, trabalho e espiritualidade. Dado o exposto, diante da pesquisa realizada, acredita-se ser necessário um tratamento mais humanizado, dando atenção também a saúde mental, para que se obtenham resultados mais eficazes.
Revisão sistemática sobre o o nojo: uma emoção relegada




Grande parte dos estudos sobre emoções dão mais atenção ao medo e raiva. Atualmente, estudos sobre a tristeza também tem se ampliado e durante muito tempo o estudo do nojo foi bastante negligenciado, se comparado a outras emoções. A literatura sobre o nojo, embora tímida, tem aumentado, contudo, em sua grande maioria, em países de língua inglesa. No Brasil ainda são raras as publicações sobre esta emoção. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo realizar uma Revisão Sistemática em conjunto com a estatística descritiva sobre o nojo de forma a apresentar a situação os estudos sobre esta emoção básica em língua inglesa, mais especificamente, na base de dados escolhida a PubMed da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. A partir dos 32 textos selecionados pode-se observar que a maioria dos estudos sobre o nojo se concentram na neurociência comportamental e cognitiva e concentram-se na relação desta emoção com fobias, muito embora tenha aumentado a quantidade de pesquisas sobre a relação entre nojo e o preconceito e/ou comportamentos conservadores. Observou-se também que esta emoção está vinculada a muitos transtornos mentais e que a falta de compreensão sobre o nojo, especialmente a respeito de como ele influencia o comportamento, pode se tornar uma barreira à intervenção terapêutica, tanto para psicopatologias quanto para comportamentos preconceituosos. Em resumo, observa-se que mais pesquisas são necessárias no que se refere ao funcionamento do nojo, especialmente quanto às áreas específicas do cérebro responsáveis pela emoção e como ela pode se relacionar com diversas especificidades comportamentais do ser humano.
Comunicação não violenta como recurso para mediação de conflitos nas relações interpessoais em diferentes contexto




O presente trabalho visa analisar a importância da Comunicação Não Violenta (CNV) como recurso para resolução e mediação de conflitos nas relações interpessoais e seus benefícios no fortalecimento de vínculos. O referencial teórico aborda uma breve conceituação da CNV, segundo o seu precursor, Marshall Rosenberg e aplicação da CNV enquanto ferramenta eficaz na mediação de conflitos. Para isso realizou-se revisão bibliográfica com o enfoque no entendimento dos processos de resolução e mediação de conflitos e sua aplicabilidade em diferentes contextos em quatro artigos analisados entre o ano de 2020 e 2022, os resultados observados permitem constatar que as intervenções práticas com a abordagem da CNV se apresentam como uma ferramenta importante e eficaz, capaz de contribuir efetivamente para as relações interpessoais e sistêmicas mais compassivas.
Alimentação das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos de idade em tempos de pandemia da covid-19




O novo coronavírus denominado SARS-COV-2 está sendo um dos maiores desafios sanitários globais deste século. A doença não trouxe apenas impactos biológicos à saúde das pessoas. No Brasil após a tomada de medidas de isolamento restritivo social, vieram também os impactos sociais, culturais, psicológicos e econômicos à população. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a alimentação das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos em tempos de pandemia da covid-19, relacionando as consequências que o isolamento social pode causar nas escolhas alimentares desse público. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório através de levantamento bibliográfico, utilizando os bancos de dados MEDLINE/PubMed, The Latin American and Caribbean Center of Information in Health Sciences (BIREME), Bliblioteca Virtua de Saúde (BVS), Scielo, Google acadêmico, por meio de artigos científicos, revistas eletrônicas, sites públicos, publicados entre os anos de 2018 a 2021, nos idiomas português e inglês, usando os seguintes descritores para a pesquisa “alimentação durante a pandemia”, “efeitosda pandemia da Covid 19 sobre alimentação de crianças”, ”impactos do isolamento social em tempos da covid-19 na alimentação de crianças”, “insegurança alimentar em crianças em tempos de pandemia”. A pesquisa resultou em 20 (vinte) artigos relacionados ao tema por meio da busca nas bases de dados, destes 5 (cinco)artigos foram excluídos durante a verificação da elegibilidade dos estudos por não estarem de acordo com o tema da pesquisa, resultando em 15 (quinze) artigos incluídos na revisão. Os estudos mostraram que alimentação das crianças durante o isolamento social melhorou. No Brasil observou-se a maior ingestão de alimentos saudáveis como salada crua, vegetais, feijão, carnes, peixes e ovos, leite e derivados, frutas frescas e sucos de frutas, que pode ser explicado pelo maior tempo dos pais em casa e os benefícios que esses alimentos têm para a saúde e prevenção do vírus. De acordo com as pesquisas o fator renda também tem influência nesse comportamento alimentar, onde se verificou um maior consumo de salgadinhos e industrializados, aumento do tempo de tela e falta de atividade física, em grupos com maior renda familiar, o que leva ao excesso de peso nesse grupo. Porém em famílias com menor renda, principalmente em áreas rurais, foi notado a insegurança alimentar. Ressalta-se que se deve ter um olhar mais atento a população em estudo, levando em consideração, que é um público vulnerável, onde a alimentação é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável, para se tornarem adultos problemas ocasionados pela má alimentação da infância.
A reciclagem na construção civil como fator de viabilidade econômica




A indústria da Construção civil se apresenta como uma das maiores geradoras de resíduos o que implica em altos impactos ambientais. Atualmente, ser ecologicamente correto garante ao setor da construção civil um crescimento em relação as empresas que não adotarem uma política ambiental de prevenção. Ser ecologicamente correto, é não se beneficiar ou utilizar somente recursos naturais, atitude essa que beneficiará tanto a sociedade como o meio ambiente. Neste sentido, este trabalho buscou através da pesquisa bibliográfica mostrar o grande desafio do setor da construção civil que é transformar os resíduos em uma fonte alternativa de matéria-prima, através da reciclagem do resíduo de construção e demolição (RCD). A construção civil apesar de sua grande importância como atividade econômica, também contribui no âmbito social. Porém, se apresenta como um setor altamente degradante e seus impactos ambientais pode ser notado em todas as suas etapas de produção. Pretende-se assim, analisar os fatores que levam ao grande número de perdas, desperdícios e altos custos para assim, propor meios de reaproveitamento, visando sempre a busca da sustentabilidade e da qualidade, desta forma inserir-se com competitividade dentro das normas estabelecidas. Dentro deste contexto, esta pesquisa visa uma investigação de reaproveitamento de resíduos de construção e demolição (RCD), como forma de baixar custos e ainda a redução no consumo de recursos naturais não renováveis. Diante disso, buscou-se avaliar os aspectos para a implantação de uma usina de reciclagem de RCD. Quanto à implantação de usinas de reciclagem de RCD não há unanimidade em relação a viabilidade econômica através do projeto ser colocado em prática somente pela iniciativa privada, precisando assim, de acordo com alguns autores da intervenção do poder público na sua gestão.
Violência obstétrica: o direito da parturiente




O presente trabalho tem como objeto de estudo a aplicação do direito à mulher, sua escolha e seu momento único e puerpério, A violência obstétrica é um tema cuja exploração e divulgação tem se expandido na atualidade, construindo gradativamente um cenário onde a população de modo geral, e principalmente as mulheres, que compõem a população específica afetada diretamente por esse tipo de violência, estão descobrindo seus direitos a partir da visibilidade sobre as atitudes que os violam. Sendo assim, este trabalho de revisão bibliográfica busca explorar o tema da violência obstétrica a partir da sua história, conceituando o termo, abordando suas classificações, e também expondo quais são os aspectos sociais e históricos que sustentam as práticas violentas contra as mulheres gestantes, parturientes e puérperas. Compreendemos, então, que a violência obstétrica tem nas suas bases diferentes questões relacionadas tanto à área da saúde como ao meio social, e que são estas que a sustentam até os dias atuais.
A importância do tratamento de dados pessoais sensíveis na saúde




Com o crescimento da sociedade da informação e a facilidade de obtenção de dados pessoais surgiu a necessidade de disciplinar juridicamente a proteção destes dados de forma a resguardar os direitos da pessoa humana. Surge neste contexto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estabelecendo critérios e regramentos a serem adotados pelas empresas que lidam com dados pessoais. Dentre o rol obrigatório estabelecido na Lei nº 13.709/2018, verifica-se no artigo 5º, inciso II, a previsão de que os dados referentes à saúde são considerados dados sensíveis. Assim, a presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: Qual a importância do tratamento dos dados pessoais sensíveis na saúde? Para compreender de que forma os dados pessoais sensíveis se relacionam com a privacidade adotou-se a metodologia da revisão bibliográfica, a partir da consulta de artigos, leis e documentos relacionados à temática. Verifica-se ao final a relevância de se compreender o consentimento na saúde a fim de se resguardar os direitos da pessoa humana.
Assédio moral no trabalho e repercussões psicológicas - uma revisão da literatura cientifica nacional




O assédio moral no trabalho é uma das formas de violência que vem ganhando visibilidade com as transformações ocorridas no mundo laboral na atualidade. Tais mudanças impuseram maiores exigências aos trabalhadores que, sob pressão, vivenciam um sofrimento que nasce nas relações de trabalho e ultrapassa os limites das organizações. Objetivou-se com esta pesquisa analisar como a literatura científica nacional vem abordando as repercussões psicológicas do assédio moral no trabalho. Foi realizada uma revisão de literatura de publicações indexadas na base de dados SciELO dos últimos cinco anos. Analisou-se nos resultados que há pesquisas atuais em que o foco no sofrimento psicológico não se restringe apenas ao adoecimento da vítima, mas também ao adoecimento das relações e do ambiente de trabalho. A literatura demonstra grande interesse em conhecer o fenômeno considerando outras dimensões como a social, econômica, cultural, entre outras e explicita a necessidade de maior conhecimento e abertura para que os relatos das agressões surjam favorecendo seu enfrentamento. Por fim, evidencia-se a necessidade de mais pesquisas com essa visão abrangente do fenômeno para se criar ferramentas de conscientização sobre a prevenção e o combate ao assédio moral no trabalho.
Caracterização da infecção por gardnerella vaginalis em gestantes




A microbiota vaginal natural é organizada em uma ampla multiplicidade de microrganismos, que se demudam durante o normal processo fisiológico de maturidade da mulher. Um esboço a propósito de a prevalência de Gardnerella vaginalis em gestantes almeja-se atingir conclusões concretas de sua ascendência conjugada por vezes a problemática de seu diagnóstico. Pois é correto afirmar que muitos são os aspectos que modificam a sintomatologia e o aspecto do corrimento vaginal. O objetivo geral aqui proposto foi descrever as características das infecções por Gardnerella vaginalis em gestantes. A pesquisa em questão é de natureza descritiva de caráter bibliográfico e por esta razão não houve a necessidade de submissão do presente estudo ao Comitê de Ética da Instituição. Foram realizadas buscas nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); além de pesquisa em livros próprios. Observou-se que a vaginose bacteriana é uma das alterações vaginais mais corriqueiras em meio às mulheres ainda em idade fértil, acontece em consequência do desenvolvimento acentuado da microbiota vaginal. Foi possível constatar que a vaginose bacteriana no período gestacional, além dos potentes microrganismos estudados, mantém uma vasta prevalência entre os levantamentos feitos. Com isto, a associação entre essa condição e desordens durante o período gravídico e a Gardnerella vaginalis trazem complicações pós-parto além do parto prematuro entre outros fatores.
Desenvolvimento de um pão de inhame isento de glúten




A Doença Celíaca é distinguida por uma combinação de fatores como: exposição ao glúten, suscetibilidade genética, resposta autoimune e fator ambiental “desencadeante”. Atualmente no mercado os alimentos isentos de glúten ainda apresentam invariabilidade, as preparações existentes não oferecem uma segurança devido a contaminação cruzada e são de alto custo. É importante a elaboração de novos produtos para atender as necessidades deste público, facilitando a procura de opções de panificação. Esta pesquisa traz como proposta o desenvolvimento de um produto á base de inhame, isento de glúten, com o objetivo de desenvolver e avaliar o valor nutricional e o custo, atendendo a necessidade do público alvo específico. O desenvolvimento das preparações foi efetuado no Laboratório de Práticas Dietéticas do Centro Universitário São Lucas. Na realização da pesquisa do desenvolvimento do produto, para alcançar o resultado final foram feitos dois testes preliminares da preparação, originando sua Ficha Técnica de Preparo, rótulo nutricional do produto e posteriormente o custo da preparação. O pão de inhame isento de glúten teve como peso cozido o valor de 910g, rendendo o total de 23 porções de 40g, apresentou características com cor externa dourada e interna em tons escuros devido a concentração da farinha de arroz, textura macia e consistência suculenta devido a isenção do glúten, sabor agridoce e aroma natural. A análise da informação nutricional foi elaborada com base na Resolução RDC nº 54 de 12 de setembro de 2012 e o custo da preparação calculado através da obtenção do preço por quilo, gramatura da unidade e das quantidades, utilizando-se a regra de três simples, posteriormente, realizado um comparativo do pão de inhame isento de glúten produzido no presente estudo com um pão de inhame isento de glúten industrializado. Ao comparar as duas formulações não tiveram uma diferença significativa em valor energético e fibras, o pão artesanal apresenta classificação em baixo teor de gorduras saturada, obtém reduzido teor de sódio e baixo custo, contribuindo para dieta nutricional saudável e segura. Esta pesquisa auxilia como embasamento e estímulo para próximos estudos que tenham como premissa a inovação do desenvolvimento de produtos isentam de glúten.
Acolhimento e humanização na assistência ao idoso




O envelhecimento populacional é um processo que ocorre mundialmente, dessa forma, é necessário que os serviços e os profissionais da saúde estejam preparados para realizar o atendimento qualificado desse público. Em consoante ao exposto, encontra-se o profissional da enfermagem, sendo este um dos multiprofissionais responsáveis por esse atendimento. Quando se trata ao atendimento ao idoso o mesmo deve ser visto de forma humanizada nos serviços de saúde, portanto, o acolhimento é uma forma de se trabalhar na saúde, onde o principal objetivo é atender aqueles que procuram este serviço, de maneira a ouvir os pedidos solicitados e assumindo uma conduta capaz de acolher e proporcionar respostas adequadas a quem solicita.
Principais consequências da oclusão traumática causada por falhas anatômicas nas restaurações




Restaurações com falhas anatômicas são uma frequente causa de oclusão traumática, podendo gerar diversos efeitos nocivos ao sistema estomatognático. O objetivo desse estudo é identificar quais as principais consequências de uma oclusão traumática provocada por falhas na reconstrução da anatomia nas restaurações dentárias. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, sem restrição de idioma ou data de publicação, além da biblioteca virtual do São Lucas Educacional. Foram incluídos estudos que abordavam uma ou mais consequências da oclusão traumática e excluídos os que não tinham relação direta com o tema. A maioria dos estudos abordaram o trauma oclusal como fator de risco para alterações no ligamento periodontal e osso alveolar. O trauma oclusal tem como principais consequências: alteração tecidual no ligamento periodontal, reabsorção do osso alveolar (que podem provocar mobilidade dental) e inflamação na polpa dentária, (que pode acarretar patologias pulpares). Além disso, também pode intensificar a progressão da doença periodontal, aumentando seus efeitos destrutivos. Diante disso, fica evidente a importância da morfologia dental nas restaurações dentárias, e por existir poucas pesquisas que abordam as falhas anatômicas das restaurações em dentes humanos, se faz necessário mais estudos relacionados ao tema.
Práticas psicológicas no acompanhamento de sujeitos em cumprimentos de medida de segurança no campo da execução penal em Porto Velho




O objetivo deste artigo está centrado em analisar de que modo é realizada a atuação do psicólogo no acompanhamento de sujeitos em medida de segurança no campo da execução penal em Porto Velho, buscando levantar, identificar e problematizar as atribuições, estratégias e técnicas que são empregadas em seu exercício profissional. A pesquisa pode ser definida como exploratória, de abordagem qualitativa, tendo um levantamento bibliográfico e coleta de dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais de psicologia que atuaram e atuam no Serviço de Apoio Psicossocial da Vara de Execuções e Contravenções Penais (VEP) do Poder Judiciário de Rondônia, na Comarca de Porto Velho. A análise dos dados, por sua vez, tem como procedimento adotado a análise de conteúdo. Sendo assim, a partir da análise dos dados, identificou-se que há uma atribuição essencialmente de fiscalização acerca do cumprimento da medida de segurança, atuando de forma interdisciplinar com o juizado da Execução Penal e o Serviço Social e diretamente com o paciente no qual utiliza diversas práticas instrumentais, isto é, referenciais teórico-técnicos e documentos psicológicos, além de orientações importantes que favorecem o cumprimento do tratamento de saúde dos sujeitos.
Nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica escola de uma IES na cidade de Porto Velho-RO




Vários estudos apontam que a satisfação de pacientes frente ao atendimento odontológico, tem-se mostrado relevante, não apenas por evidenciar a qualidade do atendimento, mas também descreve de forma subjetiva se há ou não um perfil de profissional humanizado. O objetivo geral deste estudo é avaliar o nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica escola de odontologia do Centro Universitário São Lucas, localizado na cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia. Após a aprovação da pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), foi aplicado um questionário semiestruturado, por meio de entrevistas diretas e indiretas com os pacientes na sala de espera do Centro Odontológico. Concluiu-se que os pacientes estão satisfeitos com o tratamento odontológico.
Harmonização orofacial e suas implicações em odontologia




Com a supervalorização da beleza, a sociedade contemporânea tem buscado por tratamentos alternativos para fins estéticos e terapêuticos, sendo esses não invasivos. Com isso tem se utilizado e havido uma grande buscado para estes fins, das substâncias: a Toxína Botulínica (TXB) e o Ácido Hialurônico (AH). Devido a capacidade de ambas substâncias tornar menos visíveis cicatrizes faciais que são desenvolvidas ao longo da vida, como rugas estáticas faciais geradas por movimentos repetitivos dos músculos da face. Na odontologia moderna o especialista em Harmonização Orofacial, faz uso de tais substâncias, para fins de equilíbrio estético e funcional da face, assim como a classe médica, respeitando os limites de atuação. No entanto, entre essas duas classes fora ressaltado a discussão de caráter ético e legal quanto à capacidade do cirurgião-dentista em atuar frente à aplicação das substâncias. Diante disso, o Conselho Federal de Odontologia redigiu novas resoluções que determinaram em lei, para onde e quais fins seriam destinados à atuação do cirurgião dentista.
Psicologia: (re)conhecimento e articula(ações) na promotoria da infância e juventude da comarca de Porto Velho




A relação e inserção do profissional de psicologia no âmbito jurídico, no Sistema de Garantia de Direitos e nas políticas sociais têm provocado uma revisão e construção dos pressupostos teórico-metodológicos, os quais norteiam suas práticas, principalmente as que envolvem crianças, adolescentes e suas famílias que vivem em contextos sociais críticos. A partir desse cenário, este trabalho propõe relatar a experiência de um estágio extracurricular em psicologia realizado no período de 2019 a 2020 na Promotoria de Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Rondônia, na comarca Porto Velho. Para sistematizar e analisar as experiências práticas desse estágio foi realizado levantamento documental sobre a inserção da psicologia no ambiente; análise do material registrado em diário de campo e demandas mais recorrentes. Os resultados demonstram que a presença da psicologia no SGD apresenta um papel importante como articulador interdisciplinar de práticas destinadas a infância e adolescência, nas quais as demandas podem ser respondidas por referencias teórico-práticos que não sejam estritamente clínicos, mas que promovam um modelo crítico e participativo de atuação entre os diversos serviços que compõe a rede de atendimento.
Influência da cessação do tabagismo na condição periodontal




A doença periodontal é uma patologia oral infecto-inflamatória que atinge os tecidos de sustentação e de proteção dos elementos dentários. O tabagismo por sua vez, além de comprometer a qualidade e expectativa de vida das pessoas, é considerado um fator de risco muito importante para a doença periodontal, visto que favorece a diminuição da resposta inflamatória e altera a microbiota oral. Portanto, considera-se que a cessação desse fator de risco pode alterar não só na progressão das doenças periodontais como também no sucesso de seu tratamento. Assim, o objetivo deste trabalho é revisar as evidências disponíveis na literatura não só dos efeitos do uso do tabaco nas condições periodontais como também da influência que a cessação desse hábito possui na saúde e cicatrização periodontal. Para a elaboração deste trabalho, foram utilizadas referências bibliográficas por meio de artigos científicos publicados nos principais sites como SciELO, PUBMED, Lilacs e GOOGLE ACADÊMICO no período de 2000 a 2017. Concluiu-se que o tabagismo possui relação direta com a doença periodontal e cessação do tabagismo pode ter efeito benéfico no periodonto. Contudo, embora haja evidências, os efeitos da cessação desse hábito na saúde periodontal precisam ser investigados mais detalhadamente. O cirurgião-dentista deve informar seu paciente acerca dos efeitos prejudiciais do tabagismo, incentivando que seus pacientes parem de fumar.
Erosão dental: etiologia, diagnóstico, prevenção e tratamento




Nas últimas décadas, a população tem mudado seus hábitos alimentares e, como consequência disso, houve também modificações nos problemas de saúde. Com relação à saúde bucal, a erosão dentária é um dos problemas bucais que têm sido visto com maior frequência nos últimos anos. A saúde bucal e seus aspectos clínicos são de extrema importância e relevância para o cuidado com os dentes. A erosão dental é apontada como uma das causas de um defeito estético, no qual ocorre um processo irreversível dependendo da sua causa e a situação em que se encontra. O processo de erosão dental pode ser causado por fontes extrínsecas ou intrínsecas, onde as extrínsecas estão relacionadas a estilo de vida e hábitos alimentares, e as intrínsecas por doenças sistêmicas. O diagnóstico precoce é muito importante para realização de medidas preventivas. Esse trabalho tem como objetivo identificar, exemplificar e ressaltar as principais causas e fatores que levam a essa patologia e também apresentar as formas de diagnósticos, prevenção e tratamento. Conclui-se que o indivíduo que apresenta esta patologia tem como sintomas principais a sensibilidade, descoloração dos dentes e aparecimento de regiões transparente no dente.
O uso dos cimentos biocerâmicos na endodontia: revisão de literatura




O cimento biocerâmico tem sido alvo de inúmeros estudos na atualidade, isso se dá pelo seu bom desempenho quando utilizado no tratamento endodôntico. As suas principais características estão relacionadas com a alta biocompatibilidade e baixa citotoxicidade, devido ao mecanismo de ação que é obtido através da formação de hidroxiapatita que resulta na indução de resposta regenerativa do corpo humano. A presente revisão bibliográfica tem como objetivo analisar as características dos cimentos biocerâmicos e suas qualidades e usualidade quando comparados a cimentos endodônticos de outros componentes como por exemplo a base de resina epóxi. Foram realizadas pesquisas nas plataformas digitais Pub-med (MEDLINE), Biblioteca Virtual da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico (SCHOLAR) foram utilizados um total de 26 artigos/teses/dissertações nos períodos de 2007 a 2019, nos idiomas inglês e português. Foi concluído que o uso dos cimentos biocerâmicos trouxe grandes vantagens para o tratamento endodôntico, sendo um material altamente biocompativel e adaptável ao canal radicular, podendo com o passar dos anos se tornar o material de primeira escolha para a obturação do canal radicular.
Técnica úmida e a adesão por etanol




A crescente evolução da odontologia vem constantemente proporcionando o surgimento de novas técnicas e materiais restauradores, onde é cada vez maior o aprimoramento dos sistemas de adesivos que são os responsáveis pela união dos materiais restauradores às estruturas dentárias. O presente trabalho tem por objetivo abordar a temática a respeito das mais diversas formas de estudos quanto à aplicação adequada de técnicas de dentina úmida, por meio da utilização de sistemas adesivos a base de etanol nos procedimentos restauradores. Esta revisão teve o intuito de ajudar na atuação clínica com maior conhecimento relacionado à forma de empregar correta união dos intermediários empregados para adesão, utilizando tal acessório para que o procedimento adesivo apresente durabilidade e sucesso clínico em longo prazo. As referências utilizadas como base para o estudo apresentaram diferentes resultados quanto a sua eficácia e/ou falha, a aplicação do etanol em certa porcentagem para o pré-tratamento de dentina resultou em uma queda de grande importância quanto ao uso na resistência adesiva. Em virtude dos fatos mencionados, essa técnica de adesão tem sido estudada e sugerida para melhorar a durabilidade da interface adesiva.
Tratamento endodôntico em dentes decíduos: pulpectomia




Ainda que a educação e a prevenção no contexto de saúde bucal sejam prioritárias na Odontologia Contemporânea, na Odontopediatria, as alterações de ordem pulpar que acometem os dentes decíduos são em função de lesões de cárie e lesões traumáticas, comprometendo o órgão pulpar. Dependendo da extensão das estruturas dentárias afetadas, torna-se necessária a realização de uma terapia endodôntica mais invasiva, a pulpectomia. O objetivo da terapia endodôntica é manter o máximo possível o elemento na arcada dentária para evitar alterações oclusais. Esse trabalho tem por objetivo avaliar por meio de revisão de literatura o que as pesquisas mais recentes trazem quanto à qualidade de sanificação/desinfecção, modelagem e do preenchimento do sistema de canais radiculares dos dentes decíduos, trazendo novos conceitos e técnicas baseadas em evidências científicas, incluindo, neste estudo, a comparação da eficácia entre os sistemas manuais, rotatórios e reciprocantes. Baseado nos artigos estudados, concluiu-se que o conhecimento da morfologia dos dentes decíduos é essencial para o sucesso do tratamento, quedependerá da desinfecção do sistema de canais radiculares, devolvendo a funcionalidade do elemento dentário na cavidade oral.
A diferença do diagnóstico entre cárie e o sulco pigmentado: revisão de literatura




O objetivo deste trabalho foi realizar uma abordagem sobre o diferencial da cárie e do sulco pigmentado. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases dos dados eletrônicos no PUB MED/Medline, Lilacs, e Scielo no período de 2013/2019. A cárie é uma doença multifatorial causada pela bactéria Streptococus mutans que provoca a desmineralização dos dentes, enquanto que o sulco pigmentado (selamento biológico) é a remineralização do dente. A cárie pode ser prevenida, controlada, e até mesmo revertida. Para prevenção é necessário conhecer a sua etiologia e os fatores de risco para o seu desenvolvimento. A estratégia mais indicada no controle da cárie é a coletiva, por meio de ações de saúde pública de adequação de hábitos de higiene bucal, alimentação da população e controle do flúor. As lesões enegrecidas da cavidade bucal, são provenientes de diversos fatores, tais como; locais, sistêmicos, fisiológicos ou patológicos. A cor, localização, distribuição e duração são características essenciais para o diagnóstico das lesões, sendo extremamente importante que a história médica e odontológica familiar seja levada em consideração, bem como o uso de fármacos e drogas. Na conclusão da pesquisa constatou-se que o diferencial da cárie e do sulco pigmentado está no olhar clínico do profissional, e no uso de tecnologias, como a radiografia inter proximal, entre outros métodos, apropriados para possibilitar um diagnóstico correto. Dessa forma, saber detectar e diferenciar a cárie do tipo de manchamento é primordial para poder executar os procedimentos adequados a cada caso, fazendo com que o tratamento seja bem-sucedido.
Uso de membranas na regeneração óssea guiada




O forte desenvolvimento de biomateriais para aplicação em clínica odontológica nas últimas décadas tem exposto uma impressionante ferramenta terapêutica nas atividades cirúrgicas, especificamente nas correções de defeitos ósseos. A regeneração óssea guiada (ROG) se fundamenta na criação de um espaço segregado para a invasão de vasos sanguíneos e células osteoprogenitoras, estimulando a reparação óssea contra o desenvolvimento de tecidos não osteogênicos que possuem velocidade de migração maior que as células osteogênicas. As barreiras de membranas devem conter propriedades que conduzam requisitos biológicos, mecânicos e de uso clínico para servirem como bloqueio contra a invasão de células indesejáveis. O uso simultâneo de barreiras de membranas em tratamento de defeitos ósseos perimplantares concede neoformação óssea com prognóstico considerável. Além disso, a aplicação de membranas como um acessório para as técnicas de enxerto ósseo cria maior previsibilidade nas reconstruções alveolares e perimplantares. Essas membranas podem ser absorvíveis ou não absorvíveis fato que as tornam diferentes conforme a sua manipulação. Esse trabalho foca discutir a utilização da técnica de regeneração óssea guiada por meio de membranas absorvíveis e não-absorvíveis, abordando os seguintes tópicos: aplicação, composição, características vantagens e desvantagens.
Ações públicas para prevenção do câncer de mama no Brasil




O câncer é um importante problema de saúde pública com distribuição mundial, no Brasil ele tem sido abordado amplamente por sua morbimortalidade. Por isso a detecção precoce e caracterização dos fatores de risco são fundamentais. O objetivo desse trabalho analisar ações públicas educativas desenvolvidas para detecção precoce do Câncer de mama. Utilizou-se de Revisão bibliográfica, através de plataformas online (Scielo e Pubmed), além de livros, dissertações e teses, como processo de inclusão textos completos publicados em língua portuguesa durante o período de 2000 a 2019.Descritores Câncer de Mama, Programas de Rastreamento e Detecção Precoce de Câncer. Na análise foram usados 43 estudos, dos quais foram excluídos: 24, artigos não relacionados ao tema, teses e dissertações, além de textos excluídos pelo título e leitura de resumo, dentre esses estudos “9” foram selecionadas de acordo com a relevância dos dados para o estudo proposto Conclui - se com essa pesquisa que a utilização de dados e de estrutura construídos dentro do Brasil tem se consolidado e feito as relações de conscientização serem cada vez mais presentes e considera-se que é fundamental a presença de profissional de enfermagem para esclarecer os benefícios e estimular o processo de autocuidado das mulheres.
Entre o sujeito de direito e de desejo: uma esculta psicanalítica de adolescente que cumprem medida socioeducativa em meio aberto




Para além de uma etapa cronológica do desenvolvimento, tal qual parece ser o demarcador jurídico, a adolescência é aqui interpretada como um período de travessia entre mundos, do infantil para o adulto, em que a maturação pubertária é apenas o ponto de partida para aspectos psicológicos e sociais que entram em cena. É na passagem adolescente que o sujeito se defronta com o processo de validão da metáfora paterna, questionar e transgredir a lei permeia tal processo. Estudos psicanalíticos que abarcam a transgressão e a prática de atos infracionais na adolescência apontam para uma falha neste processo. As medidas Socioeducativas são as respostas jurídicas a transgressão da lei social. Este estudo teve como cenário o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Medidas Socioeducativas, do munícipio de Porto Velho, e objetivou investigar os significados atribuídos por adolescentes em conflito com a lei ao processo de cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto, contando com dois participantes. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais e semiestruturadas, sendo analisados por meio da Análise de Conteúdo e interpretados com aportes psicanalíticos. Para os participantes a prática de ato infracional remetia a busca de objetos substitutos, em um endereçamento ao Outro do crime, e tinham no cumprimento de medida socioeducativa um ambiente com ambiguidades de afetos e percepções, onde o aprendizado e espaço de acolhimento contrapõem as regras e limites impostos pela sanção.
Fatores associados ao abandono do tratamento retroviral em pacientes HIV no Brasil: uma revisão integrativa de literatura




Trata-se de artigo científico cuja temática é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). O HIVA/AIDS é contraído a partir de fluídos corporais, porém, a maneira mais usual para a contração do vírus é através de relações sexuais. Devidamente diagnosticado é recomenda que o paciente comece o tratamento imediatamente sendo acompanhamento por uma equipe médica. Iniciado o tratamento é fundamental que não seja interrompido, pois isto contribui maciçamente para a melhor qualidade de vida e inibe o desenvolvimento de doenças oportunas, visto que o sistema imunológico do paciente encontra-se deficitário. À medida que o paciente HIV positivo abandona o tratamento medicamentoso ou o faz de modo incorreto, pode abrir portas para as doenças oportunistas, de modo que a adesão ao tratamento acaba assumindo contornos sociais. A produção tem como principal objetivo é compreender e descrever quais são as principais causas ou fatores que contribuem para que pacientes devidamente diagnosticado com HIV abandonem o tratamento anti-retroviral. Um dos principais foco é deslindar sobre a significância e/ou insignificância do tratamento para pacientes que são atendidos em centro de referência de tratamento para a doença
Orientações ofertadas á puérpera no alojamento conjunto: uma revisão integrativa da literatura




O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo averiguar se as orientações ofertadas à puérpera no alojamento conjunto favorecem a autonomia e a compreensão destas quanto ao autocuidado e cuidados com o recém-nascido. A busca foi realizada entre os meses de Abril e Maio de 2020, na interface da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), indexados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência e Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE). Como critérios de inclusão definiram-se: Artigos originais, publicados na íntegra, disponíveis online, em língua portuguesa, com recorte temporal entre os anos de 2012 a 2019, que retratavam a temática definida e que respondessem a questão norteadora do estudo: A puérpera se sente preparada para a realização do seu autocuidado e dos cuidados com o recém nascido a partir das orientações transmitidas pela equipe de enfermagem no alojamento conjunto? Foram excluídas: Publicações não disponibilizadas na íntegra por via online e que não atenderam a questão norteadora. A busca resultou em 11 artigos selecionados a partir dos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Conclui-se que as orientações ofertadas pela equipe de enfermagem à puérpera no âmbito do Alojamento Conjunto, favorecem de forma parcial a autonomia e a compreensão da mulher quanto ao cuidado de si e cuidados com o recém-nascido, visto que ainda existem muitas lacunas e falhas no saber destas.
O uso da crioterapia na endodontia




O tratamento endodôntico tem como finalidade a descontaminação dos sistemas de canais radiculares, e a dor pós procedimento é muito comum, que pode começar em algumas horas ou até dias após a realização do procedimento. O controle da dor é fundamental para o resultado do tratamento endodôntico, podendo até gerar uma falha no procedimento levando mais sofrimento ao paciente. Para que se possa estar elevando a qualidade do tratamento pode-se utilizar vários meios para o controle de dor como medicamentos, terapia fotodinâmica e a crioterapia.O uso da crioterapia na Endodontia vem sendo relatado e utilizado de variadas e diferentes formas.Os objetivos que norteiam esta pesquisa adentram a uma visão geral sobre o que é a crioterapia e sua importância na endodontia. Tendo como metodologia uma revisão bibliográfica com base na busca de dados em bancos de pesquisa online; esta pesquisa tem como resultado a utilização da crioterapia é usada a muito tempo na endodontia é essencial na recuperação pós procedimento, a literatura mostra que seu uso atrás alívio na dor sem mais complicações ao paciente. Porém é necessário que exista mais pesquisas acerca da crioterapia, ficou clara a necessidade de obter mais evidência sobre a crioterapia, fazendo com que esta ferramenta a cada dia se torne ainda mais benéfica aos pacientes.Muito destes estudos apontam a crioterapia como uma grande aliada no alívio da dor, porém sua aplicação depende de profissionais com habilidades no manuseio desta técnica.
Psicologia social decolonial na Amazônia: caminhos e construções




O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise histórica da construção teórica e prática da psicologia social decolonial na amazônia brasileira, perpassando pela psicologia social latino-americana e brasileira. Visando elucidar as relações de opressão que atravessam as comunidades amazônicas e como pode vir a se fazer políticas públicas nessa região tão invisibilizada, como se dá a atuação teórica e prática do psicólogo social com tais comunidades. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de um levantamento de dados nas faculdades públicas da região norte, repositórios da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e da Scielo. Conclui-se que a ausência gritante de publicações relativas à psicologia social na Amazônia brasileira favorece a ausência de políticas públicas efetivas na região. Dificultando a atuação do psicólogo social de modo emancipatório com as comunidades. Torna-se necessário que, para solucionar este problema, as instituições de ensino que oferecem curso de psicologia na região norte, incentivem a produção de conhecimento teórico e prático da psicologia social em seu viés decolonial na Amazônia.