Abertura da Semana de Desenvolvimento Docente foi realizada ontem (20) no auditório da Unidade 2

Ocorreu nesta segunda-feira (20) no auditório da Unidade 2 do Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya, a “Semana de Desenvolvimento Docente”. O objetivo do evento foi promover uma troca de ideia com os docentes da instituição sobre o olhar da inclusão e como tornar o ambiente de sala de aula ainda mais inclusivo para todos. O tema da SDD foi “Educação: um Direito de Todos”.

Estiveram presentes no evento a reitoria do Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya Porto Velho, composta pelo Reitor, André Luís Samora de Sousa, o Pró-Reitor Administrativo, Francisco Rodrigues de Souza, a Pró-Reitora de Graduação, Allyne Christina Gomes Silva, Coord. Pela Propexii – Pró Reitoria de Pós-Graduação, Extensão, Pesquisa, Inovação e Internacionalização, Profª Virgínia Braz da Silva e o mediador Raduan Krause.

O Reitor André Samora iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos, principalmente aos docentes da instituição e também agradeceu a presença do Professor Raduan Krause por assumir o NAPED (Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente).

Ele ainda ressaltou a importância de mais uma edição da SDD, devido a essa troca de informações que é realizada e parabenizou todo o corpo docente pelo excelente trabalho realizado em 2024.

O Pró-Reitor Francisco Rodrigues destacou a organização da SDD por proporcionar essa interação com os docentes, trazendo temas relevantes que ajudam a fomentar o ensino em sala de aula.

A Profª Virgínia Braz falou sobre a sua expectativa da SDD. “A minha expectativa para esse evento de hoje é a melhor possível, a gente tá tratando de um tema muito significativo que é a educação. Tem chegado para nós cada dia mais pessoas que tem algum tipo de deficiência para cursar o ensino superior e esse aumento de busca por essas pessoas, além de ser um direito deles, é uma vitória, pois eles enfrentam tantas barreiras, que o ensino superior é mais uma porta que eles vão ter que atravessar e vencer”, pontuou.

O professor de Direito Processual, André Luiz de Oliveira Brum, um dos organizadores, explicou que a SDD funciona da seguinte forma, os professores quando retornam do recesso coletivo, trocam ideias, analisam, debatem sobre o que pode ser aplicado e corrigido no ensino dentro de sala de aula, repensar

sobre as metodologias de educação e planejamento de semestre. E como o foco dessa edição é a inclusão, o principal objetivo é analisar o papel do docente dentro da temática de inclusão de alunos, sejam eles neurodivergentes ou até mesmo deficiências como autismo, TDAH e síndrome de Down.

O Coordenador do Curso de Direito, o Prof. Christian Norimitsu Ito, abordou sobre a palestra e o júri simulado realizado. “Na noite de hoje teremos uma palestra com o tema “Educação é um Direito de Todos” onde estaremos abrindo a Semana de Desenvolvimento Docente para o semestre de 2025.1. Faremos uma atividade de um “Júri Simulado”, onde a gente vai defender os direitos de um aluno autista dentro do ensino superior. Será uma atividade em que os professores poderão ter acesso às discussões e aos debates sobre o assunto”, salientou.

A principal atração da noite ficou a cargo do grupo “Includança”, formado por 40 alunos com as mais diversas deficiências. A apresentação descontraída gerou entusiasmos e aplausos de todos os docentes, reitoria, coordenadores dos cursos presentes.

No encerramento foi realizado um sorteio de 5 edições do livro “Metodologias Ativas do Ensino Superior – Estudos Contemporâneos Afya Educacional”, para os docentes presentes.