Acadêmicos de Direito Apresentam os Resultados do Projeto de Extensão VI - Cidade 360º: Mapeando o Urbanismo.

Evento Destaca Propostas para Porto Velho

Os alunos envolvidos no projeto mapeiam os principais problemas urbanísticos enfrentados por Porto Velho e propõem soluções através de políticas públicas. O trabalho é realizado em cinco grupos, cada um focando em diferentes aspectos do urbanismo:

  • Instalação de Biodigestores: Proposta para resolver problemas de saneamento básico.
  • Jardins de Chuva: Solução para o problema de alagamentos na cidade.
  • Reabilitação de Imóveis Abandonados: Estratégias para revitalizar áreas com imóveis desocupados.
  • Ponto de Apoio para Aplicativos de Mobilidade Urbana: Facilitar o uso de tecnologias de transporte na cidade.
  • Expansão de Ciclovias: Proposta para a recuperação e ampliação de ciclovias abandonadas.

Professor Coordenador Christian Ito destaca "iniciativa busca demonstrar que o direito pode proporcionar soluções viáveis e diretas para os problemas urbanos que Porto Velho enfrenta. A apresentação é um exemplo de cidadania ativa e engajamento comunitário"

Geovani Marini, atual secretário da Secretaria Municipal de Saneamentos Básicos (Semusb), destaca a importância do engajamento dos alunos durante sua fala:

"É fundamental observar a seriedade e o comprometimento dos alunos, bem como a possibilidade de mudança que suas propostas podem trazer para a nossa cidade. A apresentação demonstra a relevância de integrar Direito, Arquitetura e Engenharia, mostrando como essas áreas podem colaborar para o desenvolvimento urbano."

Ele também parabeniza a todos pela apresentação realizada em um local tão relevante, como a Câmara Municipal, que possui uma grande representação. Isso é um indicativo de que os alunos estão capacitados e preparados para discutir e abordar os temas propostos.

Acadêmico Tarcíso Flores enfatiza a importância do projeto:
"Para mim, esse projeto é impactante, pois, ao pensar no avanço da mobilidade urbana, considero os trabalhadores que enfrentam muitas adversidades no dia a dia. Eles estão sempre entregando, buscando e levando alimentos, roupas e até mesmo cada pessoa ao seu destino. Isso me faz refletir que precisamos vê-los como parte da nossa família. E, assim como em uma família, nos ajudamos mutuamente. Juntos, crescemos e construímos uma cidade mais igualitária, sempre pensando no futuro de todos."
Assim, a ação de extensão mapeando a cidade não apenas alinha-se aos valores do grupo Afya, mas também exemplifica como a educação pode ser uma força propulsora para mudanças significativas. Essa abordagem integrada entre ensino e prática social não só enriquece a formação acadêmica, mas também fortalece os laços entre a instituição e a comunidade, criando um ciclo virtuoso de aprendizado e desenvolvimento.
Siga nossas redes sociais

INSTAGRAM

YOUTUBE