Afya São Lucas RO realiza X Semana da Diversidade Humana com foco em Direitos Humanos, Amazônia e Inclusão Social

Entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, a Afya Centro Universitário São Lucas RO promoveu a décima edição da Semana da Diversidade Humana e Interculturalidade Crítica, reafirmando seu papel como espaço de reflexão e produção de conhecimento voltado à justiça social, à democracia e ao bem viver. O evento reuniu acadêmicos, docentes e representantes da comunidade externa em debates que integraram ciência, cultura e práxis.

Realizada pela Propexii e organizada pelo Laboratório de Estudos em Populações Negligenciadas da Amazônia (LEPONA),sob coordenação do professor Dr. Rafael Ademir Oliveira de Andrade, a Semana contou com a mediação ativa de pesquisadoras do grupo, como a Dra. Sharon Rose Aragão Macedo Oliveira, Ma. Gabriella Sgorlon Oliveira e Ma. Suyane da Costa Oliveira. A proposta foi fomentar discussões sobre as múltiplas formas de existência e os caminhos para uma sociedade mais democrática e igualitária.

A abertura, realizada na noite de23 de setembro, trouxe à tona os desafios socioambientais da região com a mesa “Vulnerabilidades, Resistências e Ecologias na Amazônia”. Participaram do debate o Prof. Me. Giovanni Marini, Prof. Dr. Vinicius Raduan Miguel e Prof. Dr. Rafael Ademir Andrade, com abertura oficial feita pela Profa. Ma. Virgínia Braz da Silva, Pró-Reitora da PROPPEXII.

No dia 24, em formato remoto, foram apresentados os dez trabalhos acadêmicos com melhor pontuação entre os 50aprovados para publicação em anais. A sessão foi mediada pela Profa. Dra. Sharon Aragão e pela Profa. Ma. Gabriela Sgorlon, evidenciando o caráter científico e crítico da iniciativa.

Encerrando a programação, a mesa redonda “Direitos Humanos, Assistência Social e Inclusão em Rondônia” reuniu especialistas como a Profa. Dra. Dulcilene Reis, Profa. Ma. Tércia Brasil, Profa. Ma. Sâmia Oliveira e Profa. Esp. Eduarda Francelino, sob mediação da Profa. Ma. Suyane Oliveira e da Profa. Dra. Sharon Aragão. O debate abordou políticas públicas de proteção social e os desafios da inclusão no estado.

Com atividades realizadas sempre no período noturno, das 18h45 às 22h, a Semana totalizou 10 horas de programação e consolidou-se como um dos principais eventos acadêmicos da região Norte voltados à promoção dos Direitos Humanos e à valorização da diversidade.

Siga nossas redes sociais

INSTAGRAM

YOUTUBE