Emoção marca outorga de nova turma de fonoaudiologia

Com a emoção dominando professoras e concluintes da 14ª turma do curso de fonoaudiologia, a Faculdade São Lucas realizou, nesta quinta, dia 13, a cerimônia de outorga de grau dos novos fonoaudiólogos formados pela instituição. Em seu discurso, a fonoaudióloga Inês Pereira de Araújo não conteve a emoção e o nervosismo por conta do momento de conquista. Em alguns trechos do discurso, sua voz embargava e Inês Araújo interrompia a leitura para refazer-se e, então, prosseguir. “Durante o curso, estivemos juntos e conhecemos uns aos outros. Construímos sonhos e discutimos ideais e, de forma inconsciente, fomos rebeldes, egoístas, alienados e até radicais, sem perceber que crescíamos lado a lado superando crises”, destacou.

Homenageada como nome da turma, a professora Lidiane Cristina Barraviera Rodrigues também fez um discurso baseado na emoção, externando a alegria e a gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho como docente do curso de fonoaudiologia da Faculdade São Lucas. “Quando a turma anunciou o convite comecei a pensar em toda a minha caminhada até hoje. São 10 anos de formação que comemoro neste ano. Agradeço a homenagem. Vocês se destacaram por ser um grupo intenso, trabalhador, respeitador, inteligente. Tenho certeza de que serão profissionais de grande sucesso no mercado. Ser fonoaudiólogo é construir e reconstruir os mais belos sentimentos e dons, é aperfeiçoar o belo, é revelar o gesto como palavra, a fala como ação, a voz como sentimento, o saber ouvir mesmo no silêncio”, salientou.

Grata pelo reconhecimento, a professora Liliane Barbosa Rodrigues, paraninfa da turma, destacou o crescimento da profissão em Rondônia e no Brasil. “Antes um nome difícil de ser pronunciado, hoje atuamos em diferentes áreas. Especificamente em Rondônia, percebo que este crescimento está diretamente relacionado com a qualidade dos profissionais formados por esta instituição”, acentuou. Enaltecendo a homenagem prestada às professoras Lidiane Barraviera Rodrigues e Liliane Barbosa Rodrigues, a coordenadora do curso de fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, Viviane Castro de Araújo desejou sucesso aos novos fonoaudiólogos, mas fez questão de alertar quanto a possibilidade de tropeços. “Em minha vida eu entendi que todos nós tropeçamos, todos nós temos nos nossos retrocessos, e se as coisas, em algum momento, não saírem como planejamos é o jeito de a vida dizer que é hora de mudar o rumo e buscar novas opções, para que possamos refletir que o aprendizado não está apenas no sucesso. Então, preparem-se para errar, tropeçar e, se for o caso, retroceder, mas preparem-se, sobretudo, para aprender e para mudar”, orientou. O Prof. Dr. José Dettoni, Chanceler da Faculdade São Lucas, pautou o seu discurso no tema “Ciência e Sabedoria”. “Ciência sem sabedoria dificilmente resulta em coisas sadias, benéficas aos seres humanos. A ciência nos mostra que somos nada, na imensidão maravilhosa e assustadora do universo físico, enquanto a sabedoria nos revela que, pela consciência, liberdade e responsabilidade, valemos muito mais que o universo inteiro”, disse o Chanceler.