LEPONA apresenta iniciativas e projetos à presidência da FAPERO
Na tarde da última sexta-feira, 04 de abril, o Prof. Dr. Rafael Ademir Oliveira de Andrade, coordenador do Laboratório de Estudos em Populações Negligenciadas da Amazônia (LEPONA) do Centro Universitário São Lucas, realizou uma reunião com o presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), Prof. Paulo Renato Haddad, acompanhado de sua assessora, Sra. Dionéia.
O encontro teve como objetivo destacar as principais ações e projetos do LEPONA nas áreas de saúde indígena e formação científica de base. Entre os pontos apresentados, sobressaíram o programa "Ciência na Escola" e os projetos de pesquisa apoiados por bolsas CNPq, PAP São Lucas e FAPERO, desenvolvidos pelos membros do grupo.
Durante a conversa, experiências de atuação direta com comunidades indígenas foram compartilhadas, ressaltando iniciativas de promoção do acesso à saúde e esforços para popularizar a ciência entre estudantes da educação básica. Estas ações integram parcerias com o INCT CONEXÃO, da Fiocruz Rondônia, consolidando o compromisso do LEPONA com a inclusão científica e valorização dos saberes locais.
"O encontro com a equipe da FAPERO foi extremamente positivo. Percebemos boa intenção em apoiar iniciativas que fortalecem a ciência e a inclusão no estado de Rondônia", destacou o Prof. Dr. Rafael Andrade.
Ao final, o coordenador do LEPONA expressou sua gratidão à receptividade do presidente da Fundação e de sua equipe. "Agradeço ao professor Paulo por abrir as portas da nossa Fundação. É nela que devemos concentrar nossos esforços para o fortalecimento da ciência em Rondônia", pontuou.
A reunião representa um passo significativo na construção de parcerias estratégicas entre a FAPERO, grupos de pesquisa e o LEPONA, que, desde sua criação em 2023, tem se dedicado a projetos voltados à saúde indígena, educação e inclusão científica. Segundo o Prof. Rafael Andrade, o contato reforça a importância do papel da FAPERO como aliada no desenvolvimento de políticas públicas para a ciência no estado