São Lucas Porto Velho Afya no 59º MEDTROP

O Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya, entre os dias 21 a 25 de setembro, foi representado no 59º MEDTROP pelo Coordenador do Curso de Medicina - Prof. Dr. Rui Rafael Durlacher.

Desde 1929, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical promove o MEDTROP – um congresso que se consolidou como uma referência nacional da área, trazendo temas relevantes, quentes e abrangentes, contando com grandes parcerias e colaborações nacionais e internacionais. O congresso avançou e renovou nessa edição elegendo como lema “MEDICINA TROPICAL SOB OLHAR DE SAÚDE ÚNICA”.

O 59º MEDTROP, realizado em São Paulo no período de 21 a 25/10/2024, se destacou no Brasil e na América Latina por sua multidisciplinaridade, oferecendo uma plataforma única para discussão de avanços científicos e práticas inovadoras que visam promover a harmonia e o equilíbrio da saúde global.

Na oportunidade o professor e coordenador do curso de Medicina do São Lucas Porto Velho Afya,  Rui Rafael Durlacher e o aluno Rodrigo René Bucar Durlacher, publicaram sete trabalhos desenvolvidos em programas de iniciação científica e TCC. São eles:

  1. Perfil clínico e epidemiológico e tendência da Leishmaniose Tegumentar Americana em Rondônia de 2012 a 2021
  2. Perfil epidemiológico da Paracoccidioidomicose em Rondônia, no período de 2018 a 2023;
  3. Perfil clínico-epidemiológico da infecção por citomegalovírus em pacientes com HIV/Aids internados no Centro de Medicina Tropical de Rondônia, 2021 e 2022;
  4. Reatividade gênero específica no imunodiagnóstico de Paracoccidioides spp.
  5. Lobomicose em pacientes atendidos no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia: estudo retrospectivo de 2010 a 2024;
  6. Perfil epidemiológico da Imunodeficiência Humana - HIV/Aids em Porto Velho, Rondônia, entre 2013 e 2023.
  7. Perfil clínico epidemiológico da Cromoblastomicose em Rondônia, 2010 a 2024.

Este evento foi, certamente, uma oportunidade única para a comunidade científica reunir-se e promover a troca de ideias e experiências que contribuirão para o avanço da pesquisa e prática médica em áreas cruciais para a Saúde Pública no que se refere às Doenças Tropicais, especialmente aquelas que afetam as populações negligenciadas.