Aberto o processo de seleção dos Anjos da Enfermagem 2014

Numa parceria envolvendo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RO) e a Faculdade São Lucas (FSL) está acontecendo o processo de seleção dos Anjos da Enfermagem 2014. Dos 30 candidatos inscritos, 16 foram selecionados e agora participam de treinamento conduzido pelo enfermeiro Jamyson de Souza Macedo, formado pela FSL, ex-integrante do Grupo Anjos da Enfermagem e instrutor credenciado para Rondônia. O treinamento, que acontece até sexta-feira no anfiteatro 1 do campus da Faculdade São Lucas, consiste em oficinas sobre teatro, dança, performance, acrobacia e improviso, envolvendo os 16 selecionados, dos quais oito serão escolhidos titulares e outros oito suplentes.  

O Núcleo Regional dos Anjos da Enfermagem tem a enfermeira Lílian Samara como coordenadora estadual e conta com total apoio da coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade São Lucas. O Projeto Anjos da Enfermagem existe em Rondônia há 5 anos, sendo este novo grupo a 4° geração de voluntários engajados no projeto que tem como objetivo a educação em saúde através do lúdico. No 16° Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem o grupo em vigência recebeu da coordenação nacional a informação de que havia sido Núcleo Ouro por todo o desempenho durante o período de voluntariado e posteriormente receberá a premiação junto com os outros estados também premiados. Na abertura do processo de seleção dos novos anjos, a coordenadora estadual Lílian Samara destacou a manifestação e o interesse dos 30 inscritos, informando que o trabalho desenvolvido pelo Grupo Anjos da Enfermagem tem sido fundamental para minimizar a situação das crianças com câncer atendidas no setor de oncopediatria do Hospital de Base em Porto Velho. “Com brincadeiras e atividades lúdicas, os anjos conseguem suavizar o sofrimento das crianças e de seus familiares”, disse Lílian Samara.

A presidente do Coren/RO, enfermeira Ana Paula Santos Cruz, prestigiou a abertura do processo seletivo e agradeceu o interesse de cada um dos inscritos, salientando que atuar como anjo é gratificante do ponto de vista humano e importante para o crescimento como profissional. O vice-presidente Jorge Filho destacou a expansão do projeto no estado, informando que outras faculdades do interior também já manifestaram interesse em firmar parceria com o Coren para a formação de anjos da enfermagem em suas cidades. A coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade São Lucas, professora Jandra Cibele Leite, destacou a importância do trabalho voluntário para o crescimento dos acadêmicos. “Quem atua como anjo certamente será um enfermeiro diferenciado, tendo em vista que este é um projeto importante para o aprendizado. Agradecemos ao Coren por envolver a Faculdade São Lucas nesse projeto”, mencionou.