Acadêmicos da São Lucas participam de palestra sobre educação no trânsito

Promovido pela coordenação do curso de Administração em parceria com o Detran- Departamento de Trânsito de Rondônia, a Faculdade São Lucas reuniu seus acadêmicos para participarem da palestra sobre a educação no trânsito para a prevenção e redução de acidentes. O evento aconteceu no auditório da própria instituição.

 

Segundo Joana Reis, representante da coordenação, o objetivo é instruir os acadêmicos com relação à consciência em dirigir sob efeito de bebida alcoólica. “Vamos abordar sobre as diretrizes e normas da operação lei seca, como forma de prevenir nossos alunos sobre as consequências da combinação álcool e direção”, declarou. 

 

De acordo com Sáimon Rio, servidor da Diretoria Executiva de Operações, órgão responsável pela fiscalização de trânsito do Detran, a sua participação abordará sobre a Lei Seca, como funciona e principalmente a importância dos trabalhos desenvolvidos para coibir a embriaguez ao volante, uma das maiores causas de acidente no trânsito do Brasil.

 

Ainda de acordo com ele, a operação realizada com o apoio da polícia de trânsito tem reduzido as ocorrências, uma vez que essas blitz não são apenas educativas, mas aplicam as penalidades cabíveis em lei. “Acredito que a fiscalização é mais efetiva que a educativa, porque os motoristas não dão importância para os panfletos entregues nos cruzamentos. Essas pessoas ainda têm certo receio quando há o policiamento de trânsito que punem com aplicação da lei”, enfatizou Sáimon.

 

Na oportunidade, Rio apresentou a gravidade das penalidades aplicadas para quem for pego dirigindo alcoolizado, mas principalmente as consequências que esse ato pode causar na vida das pessoas. Ele lembrou ainda as alterações da nova lei que se tornou mais rigorosa com tolerância zero no limite por ml de sangue, além da mudança nos meios para provar o crime como imagens, testemunhas, que antes eram feitos apenas por bafômetro. O palestrante fez uma simulação com dois acadêmicos para apresentar na prática como age o álcool no organismo e o resultado na hora de assoprar no etilômetro.

 

Apesar dos números alarmantes de acidentes todos os dias em Porto Velho, Sáimon Rio garante que reduziu as ocorrências se comparada aos anos anteriores. “Houve redução de acidentes e criminalidades no trânsito sim, mas falta muito para alcançarmos um patamar de trânsito seguro”, ponderou.