Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo fazem exposição de cores em prancha na São Lucas
Na noite desta terça-feira (22), alunos da disciplina “Oficina do Desenho I” do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Lucas prepararam uma exposição em paleta de cores montadas em pranchas de MDF para apresentação ao público, cujo tema escolhido foi as aves da região amazônica.
Sob a supervisão da professora especialista em desenho imobiliário, designer de interiores e arquitetura Carla Tames, o objetivo é ensinar os acadêmicos a extrair a partir de imagens da natureza as cores e preparar novas mesclagem com o auxílio das três cores primárias estudadas em sala de aula.
Para a acadêmica Natália Neves, a possibilidade de aprender novas cores e poder usar a imaginação para a criação é muito importante para o aluno de arquitetura. “É uma experiência ímpar e a cada trabalho um aprendizado diferente, cheio de novidades que antes não conseguíamos perceber”, explicou ao apresentar seu trabalho.
Larissa Desmarest, acadêmica participante da exposição, afirmou que “o curso está muito bacana e proveitoso para nós alunos, os trabalhos expostos aqui provam o resultado do ensino em sala de aula”, frisou.
Acadêmico do 2º período do curso de Biomedicina, Railan Brasil, visitou a exposição e achou muito interessante os trabalhos apresentados. “Os alunos estão de parabéns, estão muito bonito os trabalhos”, declarou.
De acordo com o coordenador do curso, professor, arquiteto formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, Roberto Andrade, a iniciativa é importante e muito positiva para o primeiro período. Desenhar é uma forma de linguagem milenar. “O aluno tem a oportunidade de exercitar a habilidade manual e os contornos precisos que a profissão exige através dos desenhos”, afirmou o professor.
Profissão
A arquitetura é uma profissão em ascensão em todo o país e isso cria um mercado de boas opções de campo de atuação. Há uma demanda muito grande por profissionais habilitados que podem atuar tanto no setor público quanto no privado, com obras de habitação, urbanização, infraestrutura e mobilidade. Esses profissionais projetam e coordenam a construção ou a reforma. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados, levando em consideração os custos, a mão de obra, entre outros.