Alunos da escola Dom Pedro I participam do projeto- Eu na Sala Verde

Com o objetivo de promover atividades e dinâmicas nas dependências da Faculdade São Lucas, o projeto “Eu na Sala Verde” recebeu nesta terça dia 17 de março, a visita dos alunos da escola Dom Pedro I.

 

Os alunos chegaram à faculdade pela manhã por volta das 8h30 e foram recepcionados e encaminhados para a Sala Verde onde assistiram a um vídeo informativo e participaram  de atividades relacionadas à água. No segundo momento às 9h, todos os alunos puderam conhecer o Laboratório de Zoologia da Faculdade São Lucas, que possui uma série de animais conservados em via seca e via úmida de invertebrados e vertebrados (várias espécimes catalogadas de animais taxidermizados ‘mamíferos, peixes, répteis’ com atestado de óbito oferecido pelo batalhão da polícia Ambiental) e coleções osteológicas, armários com caixas entomológicas com diferentes ordens da classe insecta, crustáceos e arachinidas. No laboratório os alunos da escola Dom Pedro I foram recebidos por duas estagiárias que responderam todas as perguntas dos alunos e deram a oportunidade dos mais corajosos tocarem nas cobras criadas no laboratório de Zoologia.

 

Às 9h30 todos os alunos retornaram para a Sala Verde e receberam orientações sobre educação ambiental, coleta seletiva, alimentação saudável e ainda tiveram a oportunidade de plantar mudinha de hortaliças.

 

 

A última atividade iniciou às 10h, quando os estudantes receberam orientações sobre higiene pessoal, dicas de como lavar as mãos adequadamente, tomar banho de forma correta e manter a higiene bucal. Para essa atividade os acadêmicos de odontologia fizeram uma dinâmica ensinando de forma correta como escovar os dentes e a língua.

 

Para a professora da Escola Dom Pedro I Rosileia Lima Cantanhede, iniciativas como esta abrem os horizontes dos estudantes e despertam o interesse em estudar. “As crianças vivem em um mundo restrito, sem contato com esse universo de faculdade, para elas é maravilhoso poder vim aqui e conhecer esse ambiente acadêmico tendo dicas dos próprios profissionais da faculdade.”, explicou. A coordenadora da Sala Verde Jéssica Silva Félix, destacou a primeira edição do projeto “Eu na Sala Verde” como positiva. “Os alunos interagiram de forma intensa e mostraram bastante interesse e entusiasmo nas atividades que participaram” frisou.

 

O Projeto “Eu na Sala Verde” tem o objetivo específico de despertar a consciência ecológica e o respeito pelo meio ambiente. Este projeto será realizado na Faculdade São Lucas, mensalmente com duração de 4 horas. As escolas convidadas terão a oportunidade de trazer seus os alunos para realizarem atividades de cunho educativo sobre a temática ambiental; desenvolver o pensamento crítico e criativo do público; promover reflexão e respeito da qualidade nutricional e qualidade de vida e elaborar uma horta suspensa e sustentável.