Avifauna amazônica é destaque no Ciclo de Palestras da Biologia

A biodiversidade da avifauna da Amazônia, com abordagem para as aves de Rondônia, é um dos destaques desta noite do II Ciclo de Palestras que está sendo realizado no auditório da instituição pelo Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas em comemoração ao Dia do Biólogo. O tema sobre a biodiversidade da avifauna amazônica será ministrado biólogo Glauko Correa da Silva, da Universidade Federal de Rondônia. Ainda nesta noite haverá palestras enfatizando os temas “Os valores éticos e políticos da cidadania na educação ambiental”, com o professor Clarides Henrich de Barba, Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); “Desafios e perspectivas da vida acadêmica”, coordenada pelos biólogos Edson Neves da Cruz, Aldilene Vieira de Albuquerque e Michelle da Silva Morais; e “A prática docente em Ciências Biológicas”, com o professor Renato Abreu de Lima. Paralelamente é realizado o Bioflash (concurso de fotografias).
Ontem o Ciclo de Palestras apresentou palestra ministrada pela Dra. Valéria Rodrigues, que destacou as novas tendências de mercado com produtos naturais (medicamentos e cosméticos). Em sua palestra, Valéria Rodrigues, especialista na área de manipulação de cosméticos, mostrou aos acadêmicos presentes ao auditório da FSL a evolução do mercado que, conforme assinalou, abre novas perspectivas de trabalho para os biólogos, especialmente na área de pesquisa. “Por ser um mercado em evolução, as indústrias buscam inovar e o biólogo, com os seus amplos conhecimentos da flora, tendem a ser peças importantes nesse processo de pesquisa para novos produtos”, enfatizou. Em outra palestra, o professor Flávio Terassini evidenciou um tema diferente: “O lado estranho da biologia”. Ele apresentou imagens de espécies diferentes e ainda pouco conhecidas no âmbito da biologia, destacando árvores, flores e animais. Ainda ontem foram abordados os temas “Impactos do fogo ao meio ambiente” (Roberto Fernandes, do Ibama), e “Coleções zoológicas brasileiras: panorama e deságios” (Dra. Andrea de Carvalho Paixão, da USP).
A coordenadora do Departamento de Ciências Biológicas, professora Allyne Christina Gomes Silva, destacou a parceria com os palestrantes, evidenciando a importância dos temas abordados para o crescimento dos acadêmicos, em termos de conhecimentos, contribuindo para a efetiva preparação para o mercado profissional. Por seu lado, o professor Saymon de Albuquerque mostrou aos acadêmicos a sua determinação, desde cedo, em ser biólogo, definindo como grande a satisfação em atuar nesse contexto profissional. “Sintam-se realizados com a profissão que escolheram porque quando se faz o que se gosta tudo é satisfação. Hoje a minha vida gira em torno da biologia”, assinalou o docente.