Calouros de Medicina realizam tour No Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya

Os calouros de Medicina de 2025.1 do Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya realizaram um tour para conhecer as instalações da instituição. Por ser uma turma grande de novos estudantes, eles foram divididos em grupos de 32 pessoas.

O tour foi guiado pelos veteranos do 2º período de Medicina, que mostraram diversas salas, como, por exemplo, a sala de aulas práticas, onde tem os simuladores, as salas de anatomia, onde ocorrerão a maioria das aulas práticas, os laboratórios, biblioteca, o setor de coordenação, o setor da reitoria, as salas administrativas, a sala de lazer, o restaurante e as salas de aula.

Um momento que gerou expectativa dos novos acadêmicos foi em conhecer as salas da matéria HAM (aula das habilidades de atitudes médicas). Diversas provas serão realizadas lá.

Ao final do tour foi realizado uma simulação de APG (aprendizado de pequenos grupos). Um método de ensino-aprendizagem no qual os alunos são colocados para resolver problemas clínicos. São divididos em grupos, debatem sobre um caso e chegam a uma conclusão baseada numa hipótese sugerida. A ideia é aprimorar o trabalho em equipe, desenvolver o debate e o pensamento crítico, o que é imprescindível na medicina.

O aluno Samuel Souza e Silva falou conosco sobre como foi conhecer o campus. “A primeira impressão da faculdade tá muito legal, é um mundo novo que a gente tá entrando, sinto que estamos sendo muito bem acolhidos no geral. Eu não vou pensar ainda em qual especialidade escolher porque ainda estou conhecendo, mas estou com boas expectativas pela residência. Eu escolhi medicina para me tornar o primeiro médico da minha família, eu definitivamente escolhi porque minha família precisava de um médico”, ressaltou.

O acadêmico Pedro Henrique de Souza Costa relatou que gostou das salas de simulação e da biblioteca. “A primeira impressão da faculdade é ótima, tem um suporte interessante, além das salas de simulação e da biblioteca que é muito boa para o estudo, creio que usarei bastante a biblioteca. Eu creio que escolhi medicina muito pela afinidade que tenho com a área da biologia, na qual eu sei que vou adentrar mais a fundo no curso e também para dar orgulho para a minha família”, finalizou. 

Espaço de Convivência

A colaboradora Amanda Teixeira participou do tour e abordou sobre o trote. O Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya, repudia veementemente qualquer forma de violência nos tradicionais trotes de recepção aos calouros. Em vez de promover práticas agressivas, a instituição adota o Trote Solidário, que tem como objetivo a arrecadação de bolsas de sangue para o Hemocentro de Porto Velho. Esta ação busca engajar os novos estudantes em uma causa social importante, contribuindo para salvar vidas e reforçando o compromisso do centro universitário com o bem-estar da comunidade. A iniciativa destaca o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e solidários, que se preocupam com o próximo.

Amanda Teixeira - Coex