Campanha preventiva envolve colaboradores e acadêmicos

Colaboradores e acadêmicos da Faculdade São Lucas foram envolvidos em campanha preventiva contra a hipertensão arterial, realizada sexta-feira, das 14h às 20h, no ambulatório de enfermagem. De acordo com a enfermeira Vanessa Virgulino, coordenadora da campanha, o objetivo é alertar, orientar e conscientizar sobre essa doença que, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge 25% da população brasileira. A ação fez parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no sábado, dia 26.
O alerta leva em consideração que a hipertensão é um mal silencioso e que a ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico que normalmente só é feito quando há complicações. A melhor maneira de a pessoa descobrir que é hipertensa é aferindo a pressão com regularidade. Dados do Ministério da Saúde indicam que a hipertensão atinge a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes. Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias.
Além de provocar uma série de distúrbios no organismo, a hipertensão é uma das principais causadoras de doenças do coração. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. O controle da doença evita complicações no cérebro, nos rins e no coração. Quando não é tratada, a hipertensão arterial se constitui no principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins e lesões nas artérias, podendo também causar alterações na visão. É importante entender que quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida, visto que na grande maioria das pessoas não se consegue descobrir a causa.
A campanha preventiva envolveu ainda a parceria com a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a presidente Joana Reis destacou a importância do trabalho como proposta de sensibilizar os colaboradores sobre a prevenção, levando em conta que a hipertensão é uma doença traiçoeira que normalmente pega as pessoas de surpresa. "Precisamos estar sempre muito atentos, preferencialmente verificando a pressão arterial regularmente para evitar de sermos surpreendidos pela doença", acentuou.