Ciências Biológicas: Curso de Extensão identifica espécimes de fungos Macroscópicos no Parque Nacional de Porto Velho
Biodiversidade de fungos Agaricales na Amazônia Brasileira foi tema do curso de extensão que a Faculdade São Lucas promoveu nos dias 22 de abril na faculdade e 23 de abril no Parque Natural de Porto Velho, conhecido como Parque Ecológico.
O objetivo do curso foi apresentar conceitos teóricos-práticos de Micologia, com ênfase na caracterização dos fungos Agaricales (cogumelos), possibilitando ao aluno o reconhecimento da ordem em campo, bem como a compreensão das metodologias utilizadas para a coleta e identificação dos fungos.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da São Lucas, Allyne Christina Gomes Silva, o curso de extensão proporcionou aos acadêmicos uma experiência prática. “Durante a aula no Parque Natural de Porto Velho foi coletado espécimes de fungos macroscópicos (Entoloma, Oudemausiella, e Leucocopninus). Dos materiais que foram identificados os acadêmicos com auxilio dos professores irão confeccionar resumos que serão enviados para o Congresso Brasileiro de Micologia que acontecerá em Florianópolis no mês de outubro.”, apontou à coordenadora.
O curso foi ministrado pela docente Márcia de Araújo Teixeira Silva da Faculdade Meta (FAMETA), graduada em Licenciatura Plena em ciências Biológicas pala UFAC e Mestre em Botânica pela Universidade do Paraná. A docente tem experiência na área de Ecologia e Taxonomia de Fungos Macróscópicos, atuando principalmente com Entolomataceae e Agaricales. “O curso foi desenvolvido em uma abordagem teórico-prática, referindo-se diversidade de fungos, apresentando aos participantes os princípios básicos das diferentes metodologias de coleta, processamento e identificação.”, destacou.