Curso de fonoaudiologia capacita professores da rede pública e privada

O projeto é uma iniciativa da Faculdade São Lucas para promover um momento de discussão com o professor sobre assuntos relacionados à educação, com vistas a envolvê-lo na reflexão das possibilidades de atuação do fonoaudiólogo no ensino aprendizagem do aluno em sala de aula.

 

O encontro aconteceu na própria instituição, com palestra ministrada pela professora especialista Pâmela Paôla Carneiro, cujo tema, “Processamento auditivo e neuroplasticidade”, visa qualificar o participante a entender as dificuldades dos alunos em sala e estimular o aprendizado apesar das suas limitações. Esta é a terceira vez que os profissionais recebem o treinamento.

 

De acordo com a professora Pâmela, o trabalho permite que os participantes aprendam os mecanismos que influenciam a atenção e interferem na aprendizagem do aluno. “É importante que os professores aprendam a observar o comportamento do aluno em sala para avaliar se tem algum problema auditivo ou outra deficiência que interfiram na aprendizagem”, explicou.

 

Ela orienta ainda que em caso de alteração comportamental é necessário que a criança seja encaminhada para os profissionais capacitados a fazer o diagnóstico para corrigir o problema. “São vários fatores que podem interferir o desenvolvimento escolar da criança, entre eles: falta de alimentação adequada; dormir mal, além de doenças. São situações que podem ser tratadas e se houver a participação do professor fica mais fácil identificar o problema”, finalizou.