Egressa cresce profissionalmente como docente

A biomédica Cristiane Ramos de Araújo, formada pela Faculdade São Lucas, usa a experiência adquirida em sua trajetória acadêmica e os conhecimentos obtidos nas três pós-graduações que fez para o seu crescimento como docente da instituição. Formada em 2007, com a Especialização de Citologia Oncótica e Endócrina em andamento, Cristiane Araújo foi contratada como professora, em 2008, através da indicação do Coordenador do Curso, Fábio Storer, que a encaminhou para São Paulo, onde teve a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em grandes centros de Referência como o Hospital Público de São Paulo. Especialista em Citologia Oncótica e Endócrina, Microbiologia Clínica e Imunologia Clínica, Cristiane Araújo iniciou como professora do Estágio Supervisionado de Biomedicina e, depois de seis meses, começou a lecionar para alunos de outros períodos, além de também ter atuado como Biomédica responsável pelo Setor de Microbiologia e como Citopatologista no NUSLAC. Ela destaca que a Citologia sempre foi a sua paixão, mas fez Microbiologia e Imunologia porque precisava aprofundar os seus conhecimentos, visto que lecionava essas matérias dentro do curso. “A Microbiologia complementa muito a Citologia e a Imunologia e eu tive a oportunidade de fazer três cursos que se complementam e incrementam muito as minhas aulas e a minha rotina laboratorial”, acentua.

Cristiane Araújo faz questão de dizer que se sente honrada por estar atuando na instituição em que se formou e que não encontra palavras para definir a sua satisfação. “Não posso reclamar da minha carreira profissional porque sempre tive a oportunidade de trabalhar com coisas novas. Hoje sou docente na Faculdade, mas também atuo como professora auxiliar na Pós-graduação de Citologia Oncótica e presto serviço de Citologia para Três Laboratórios da Cidade. Sinto-me feliz e vitoriosa”, diz. Cristiane Araújo acrescenta que na docência também existem dificuldades, observando que não é fácil encarar uma turma de alunos de várias idades e com pensamentos e ideologias diferentes. “Com o tempo fui aprendendo a lidar com eles, principalmente no Estágio Supervisionado. Cada aluno possui uma dificuldade e é preciso ter paciência. Aprendi que existem várias formas de você fazer o aluno a assimilar o conteúdo. Atividades didáticas, vídeos e, às vezes, uma boa conversa faz com que o aluno aprenda melhor”, complementa.

Cristiane Ramos de Araújo informa que escolheu o curso de Biomedicina da Faculdade São Lucas para a sua graduação por considerar a instituição como a melhor da capital, em acessibilidade e infraestrutura. “Biomedicina era um curso novo na época e eu quis fazê-lo porque achava que podia ter mais chances no mercado de trabalho. O curso é excelente porque a grade fornece ao aluno a oportunidade de adquirir amplo conhecimento sobre as principais matérias da área da Saúde. A instituição dispõe de laboratórios muito bem equipados e fornece ao aluno o reagente de melhor qualidade, além do que todos os professores estão sempre à disposição dos alunos para elucidar dúvidas sobre qualquer assunto. A Faculdade São Lucas oferece ainda diversos cursos de Pós Graduação na área, com o objetivo de incentivar a continuidade da qualificação de seu aluno. Isso é muito bom”, detalha.

Egressa e hoje docente, Cristiane Araújo recomenda o curso de Biomedicina da Faculdade São Lucas. “É verdade que a análise clínica está bem saturada, mas a Biomedicina vai muito além. Podemos atuar em outras áreas como, por exemplo, no Diagnóstico de Imagem, Estética e Auditoria. Todo profissional da área da saúde tem que se dedicar e buscar uma qualificação. Quem escolhe a área da saúde escolhe estudar sempre”, salienta. Ela diz que se sente realizada com a escolha profissional escolhida. “Em cada exame assinado sinto uma satisfação muito grande por estar contribuindo para a vida do paciente. A cada aluno que cola grau tenho a sensação de dever cumprido dentro da Instituição”, completa.