Enfermagem da São Lucas conclui com sucesso a Semana da Luta Antimanicomial
Aconteceu nesta segunda-feira (18), o encerramento da 1ª Semana da Luta Antimanicomial promovido pelo Projeto Cuca Legal formada por alunos do 9º período do curso de Enfermagem. Neste dia 18 de maio é comemorado o dia “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. Para concluir os trabalhos foram promovidas palestras com o professor enfermeiro Hélton Camilo e a psicóloga professora Sandra Cristine Arco.
Durante a semana a equipe realizou diversas atividades como: visita ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, pit stop nos cruzamentos das principais avenidas e caminhada no espaço alternativo em Porto Velho, como forma de chamar atenção para a conscientização da promoção e prevenção da doença mental.
O projeto Cuca Legal foi fundado há 06 meses por alunos do curso de Enfermagem sob a supervisão do professor Helton Camilo e a coordenação da professora Jandra Cibele, com o apoio da Faculdade São Lucas e do Corem, e tem por objetivo prevenir os transtornos mentais em todas as esferas da sociedade. Além de chamar atenção para o preconceito e o abandono com quem sofre com a doença. “Nosso intuito e atuar com a comunidade de forma geral, assim como jovens em conflito com a lei”, salientou Ítalo Vinicius. “Nossa atuação não se resume apenas para pessoas com algum tipo de transtorno mental, mas sim em todos os setores onde há necessidade de afeto, carinho como no centro de idosos, onde promovemos oficinas, musica terapia, trabalhos com artesanatos, entre outros”, acrescentou Solange Soledade, respectivamente, presidente e vice-presidente do projeto
Na oportunidade o professor Hélton, fez uma explanação sobre os trabalhos realizados por meio do projeto e a necessidade em alertar a população para a importância do convívio familiar para o tratamento do paciente. “O cuidado da família deve ser um elo da mente com o corpo e a saúde está intrinsecamente ligada a esse contexto”, enfatizou.
Em sua apresentação, Sandra Cristine, reafirmou a importância da humanização no tratamento desses pacientes. “A reforma psiquiátrica com a Lei 10.216/2001 que institui a proteção e os direitos das pessoas portadores de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, trouxe o convívio com a sociedade”, lembrou à psicóloga.
Participaram do evento acadêmicos do curso de Enfermagem e demais área ligada à saúde.