Exposição fotográfica sobre a biodiversidade revela imagens da Amazônia
A Faculdade São Lucas promove a exposição fotográfica: “Biodiversidade na Amazônia”. As fotografias foram feitas por dois Biólogos docentes da São Lucas, Flávio Terassini e Saymon Albuquerque, durante suas aventuras pela Amazônia. A abertura da mostra contou com a presença dos acadêmicos da faculdade, colaboradores e da gerente de extensão, cultura e esporte da Faculdade São Lucas Profa. Maricélia Cantanhêde.
A 3º exposição da Faculdade São Lucas conta com 76 fotografias de espécies da fauna e flora amazônica, e paisagens. As fotografias foram tiradas durante as aulas em campo, expedições de pesquisas, viagens para coleta de dados e aventuras dos dois biólogos.
Natural de Faxinal-PR, Flávio Terassini não é um fotógrafo profissional. A fotografia virou um hobby e uma forma de manifestar a sua paixão pela biodiversidade amazônica. “A ideia de fazer essa exposição fotográfica, surgiu com o intuito de divulgar a biodiversidade e as belezas naturais da Amazônia”, disse Flávio.
Saymon Albuquerque também é apaixonado pela natureza, viu na fotografia uma forma de eternizar os momentos vividos na selva. “Sou biólogo, mas sempre procurei aprimorar técnicas e o olhar fotográfico através do intercambio de conhecimento com profissionais de fotografia de natureza e biólogos que trabalham nessa área.” O Biólogo Saymon, ressalta que para ter acesso a alguns locais é muito importante a ajuda de técnicos e analistas de órgãos ambientais como IBAMA e ICMBIO.
As imagens estão expostas em três ambientes bem localizados com circulação de muitas pessoas no campus da São Lucas. Recepção (Bloco Murici), Biblioteca (próximo ao elevador) e no Bloco Açaí (Rampa de acesso aos pavimentos superiores do prédio). As fotografias são de espécies da fauna e flora amazônica. Borboletas, pica-pau, aranhas, aves, cutias, cobras, macacos, sapos, morcegos, larvas de carrapatos, escorpião, fungos, jacaré, mutuca, grilos, araras, tartarugas, perereca, paisagens como; orquídeas, por do sol, paredão rochosos, cachoeiras, e cavernas encontradas na Amazônia compõem a exposição.
De acordo com a gerente de Extensão, cultura e esporte da Faculdade São Lucas Maricélia Cantanhêde, o objetivo da exposição é fomentar a preservação ambiental como também valorizar a Biodiversidade da Amazônia. “A Faculdade São Lucas tem a política de valorizar a cultura, dessa forma os alunos da instituição adquirem a sensibilidade para as questões ambientais e culturais.”
A mostra de fotos contou com o apoio técnico da equipe de biólogos da Sala Verde, Jéssica Félix e Ingrid Sabrina. A exposição é aberta à comunidade acadêmica e a toda população. As fotografias estarão expostas no campus da Faculdade São Lucas até o mês de outubro.