Feira gastronômica movimenta acadêmicos na São Lucas

Acadêmicos do 5º período do curso de Nutrição da Faculdade São Lucas promoveram na noite de quinta-feira (09), a feira gastronômica “Boteco Regional” para apresentar alimentos preparados a partir de ingredientes regionais. O nome escolhido é uma forma de mostrar aos participantes que é possível consumir alimentos saudáveis em botecos.

 

A iniciativa de transformar alimentos tradicionais como, kibe, esfirra, bolinhos e brigadeiros em produtos modificados sem perder a qualidade e o sabor, surgiu na disciplina “Nutrição Animal I” ministrada pelas professoras especialistas em Nutrição Clínica, Emili Amaro e Silvane Maziero Monge.

 

O desafio é produzir alimentos com baixo valor calórico, sódio e maior concentração de fibras, proteínas, entre outras vitaminas essenciais para uma alimentação saudável. Os alunos prepararam alimentos conhecidos do público e que são basicamente servidos em botecos, mas com a substituição dos ingredientes por outros produtos integrais e com baixa caloria.

 

“Começamos a preparar o projeto e planejar as receitas. Quando chegou o módulo II da disciplina foi o momento que colocamos em prática o aprendizado dos acadêmicos”, afirmou a professora Silvane.

 

O resultado foi a produção de: “Kibí” feito a partir de moela e produtos naturais; Bolinho de mandioca com abóbora e recheio de peixe tambaqui; Esfirra com filé de peixe tambaqui; Bolinho de mandioca com recheio de jacaré; e, Brigadeiro a base de batata doce e alfarroba.

 

“A ideia é desenvolver alimentos utilizando produtos animal, regional e com aproveitamento integral dos ingredientes”, ressaltou a professora Emili.

 

Uma banca formada pelas professoras Adriana Rolim; Suzi Feitosa; e, Inês Helena fizeram avaliação dos alimentos e foram as responsáveis por proferir as notas das equipes.

 

 “A importância de nosso trabalho está em utilizar ingredientes regionais de forma integral, sem desperdícios, para desenvolver novos alimentos”, declarou a acadêmica Mariana Rinata.