Fórum mobiliza acadêmicos de fisioterapia

Acadêmicos do curso de fisioterapia foram mobilizados pelo Fórum São Lucas de Formação Profissional, realizado no campus da instituição, cuja proposta foi a de envolver os discentes em debates e reflexões sobre a sua formação acadêmica e profissional. A diretora de ensino da faculdade, professora Hélia Rocha, classificou o fórum como um espaço de formação, especialmente porque representa um momento importante que os próprios alunos apresentem ideias e sugestões para melhorar ainda mais o curso. “Vários cenários contribuem para o aprendizado e para a formação, e o fórum é um desses cenários, essencial para a formação, não apenas do profissional, mas do cidadão consciente do seu papel no contexto social e comunitário”, disse a diretora.

 

Hélia Rocha acrescentou que o fórum visa, também, a postura política do acadêmico em fisioterapia, levando em conta que o posicionamento político será fundamental para o fortalecimento da profissão diante de um mercado cada vez mais exigente. Para a diretora de ensino da faculdade, o fórum se constitui num cenário importante para a reflexão quanto à formação, proporcionando oportunidade para avaliar os campos de atuação e suas perspectivas como profissionalização, além de avaliar o papel do acadêmico em fisioterapia como cidadão no ambiente em que vive ou estar inserido.

 

A professora Denise Teodoro Sampaio, representando a coordenação do Departamento de Fisioterapia, destacou a importância do repensar o processo de formação, principalmente levando em conta que a instituição passa por um processo de mudanças que visam possibilitar o aprendizado cada vez melhor, influenciando diretamente na mudança de postura dos próprios alunos. “O acadêmico precisa estar politizado para que possa contribuir no processo de melhorias do curso e de sua formação profissional”, complementou a docente.