Instalação de Porto Velho: 110 anos de instalação

Neste dia 24 de janeiro de 2025, o município de Porto Velho completa 110 anos de instalação, dando passos significativos de desenvolvimento em infraestrutura e modernização. No ano significativo e histórico de 1915, a cidade, que nasceu como um pequeno núcleo em torno da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, é hoje um dos principais centros urbanos e econômicos da Região Norte do Brasil, com um forte desenvolvimento também na agropecuária e com a “população de 460.434 habitantes”, conforme dados do censo IBGE de 2022. A estimativa para o ano de 2024 foi de 514.873 habitantes.

Réplica da Histórica Maria Fumaça no Espaço Alternativo.

Em 24 de janeiro de 1915 o superintendente da cidade e os membros do Conselho Municipal, cargos que hoje correspondem ao prefeito e vereadores, foram respectivamente nomeados oficialmente e através dessas nomeações, formalmente, oficializou-se a instalação do município de Porto Velho.

Este marco de 110 anos é uma oportunidade para refletirmos sobre o passado, reconhecer os progressos alcançados e celebrar as conquistas que têm transformado Porto Velho em uma cidade moderna, com uma população acolhedora e cheia de potencial.

Que neste dia 24 de janeiro, possamos todos celebrar este importante momento da nossa história. O progresso que marcou os primeiros 110 anos da cidade continua a inspirar as gerações futuras, fazendo de Porto Velho um exemplo de diversidade cultural e desenvolvimento agrícola.

O Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya faz parte dessa história, formando novos profissionais há 25 anos nas mais diversas áreas que irão atuar em todo o município e em outros lugares do país.

SÃO LUCAS PORTO VELHO AFYA UNIDADE 1.