Jornada da São Lucas destaca aniversário da Clínica de Fonoaudiologia

A XI Jornada de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, que será aberta nesta quarta-feira, às 19h, terá um momento especial para comemorar os 9 anos da Clínica de Fonoaudiologia, que tem se constituído num suporte fundamental para a formação profissional dos alunos do curso de Fonoaudiologia da instituição. Segundo a professora Ana Karolina Zampronio Bassi, coordenadora da clínica, com a nova matriz curricular do curso, a quantidade de aulas práticas foi ampliada fato este que tem sido importante para o aprendizado dos alunos. “Desde o primeiro período, os alunos já realizam atividades práticas, incluindo estágios de observação, monitorias, estágios extracurriculares na clínica”, informou a coordenadora. Ela destacou o grande diferencial prático com experiências e observações no ambulatório de otorrinolaringologia e neurologia no terceiro período do curso, além de avaliação e reabilitação (terapia) de procedimentos auditivos, reabilitação vestibular (labirintite) nos últimos períodos do curso.
Além da clínica, os alunos ainda têm a oportunidade de adquirir experiências com profissionais em centros especializados, oferecidas mediante parcerias firmadas pelo curso de Fonoaudiologia, dentre as quais a Limiar Clínica de Avaliação e Reabilitação da Audição (conveniada SUS), Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Nessas unidades, os alunos atuam no teste da orelhinha (Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro junto à Limiar Clínica de Avaliação e Reabilitação da Audição), prótese auditiva (Limiar Clínica de Avaliação e Reabilitação da Audição), no atendimento a pacientes lesionados cerebrais (Hospital e Pronto Socorro João Paulo II) e atuação materno-infantil (Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro). A clínica atende a uma grande demanda reprimida proveniente de uma deficiência nas unidades públicas de saúde. “A alta demanda por atendimento fonoaudiológico comprova que a Fonoaudiologia é uma profissão em expansão, principalmente em Rondônia e no Norte brasileiro”, salientou Ana Karolina Zampronio Bassi, acrescentando que neste ano a clínica de fonoaudiologia iniciou o atendimento a um grupo de pessoas com autismo devido à alta procura.
Por conta desta alta demanda existente, os atendimentos são agendados com o preenchimento de um cadastro para triagem fonoaudiológica e posterior consulta de acordo com a disponibilidade de vagas. Referência na Região Norte, a Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas funciona como um espaço de prestação de serviços que objetiva a formação profissional, além de desenvolver um programa de atendimento especializado para a comunidade em geral e prestação de serviços às empresas, atuando nas áreas de Fonoaudiologia Empresarial, Fonoaudiologia Clínica, Audiologia Ocupacional e Tratamentos Fonoaudiológicos e nestes nove anos de existência já foram realizados mais de 25.000 atendimentos.