Mercado de trabalho do fisioterapeuta em expansão



A Fisioterapia registra crescimento constante no mercado de trabalho devido à grande necessidade de prevenção de doenças e a busca na qualidade de vida da população mundial, sem contar com o processo de reabilitação que cada vez mais tem se tornado eficaz e mais técnico. O Fisioterapeuta é o Profissional de Saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. Atualmente o mercado de trabalho vem exigindo um profissional cada vez mais conhecedor das mudanças da vida cotidiana envolvendo sempre a saúde como principal meio de propagação do desenvolvimento humano aliado às tecnologias para uma melhor qualidade de vida da população. Desta forma o mercado de trabalho para o
Fisioterapeuta vem sendo ampliado a dada dia e absorvendo mais profissionais, sempre buscando a prevenção e o tratamento das mais diversas afecções e alterações que afetam a população, proporcionando conforto, qualidade de vida e desempenho mais aprimorado para as diversas áreas.



Em termos de trabalho, o profissional Fisioterapeuta pode atuar nas áreas de Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia Ocupacional, Fisioterapia Respiratória e UTI, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Traumato- Ortopédica, Fisioterapia em Oncologia, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisioterapia Domiciliar (home care) e Fisioterapia Reumatológica, Programa de Saúde da Família, Fisioterpaia em Hanseníase, Fisioterapia na Unidade de Queimados, Pesquisa, Consultorias, Administração de serviços de Fisioterapia, Acupuntura, Osteopatia, Perícia Judicial, Docência (nível Superior). O Fisioterapeuta pode atuar em clínicas, consultórios, empresas públicas e privadas, hospitais, instituições de ensino, nas Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), clubes esportivos, Instituições de Longa Permanência de Idosos e casas de repouso, creches, atendimentos domiciliares (home care), entre outros.



Tratamento e prevenção

A Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como e técnicas com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio, aparelhos especiais, exercícios, entre outros. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental, podendo atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia. Em empresas, o Fisioterapeuta trabalha com a prevenção de acidentes de trabalho e com a correção postural dos funcionários. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos.



Para a professora Ana Paula Rubira, coordenadora do Departamento de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, o mercado de trabalho em Rondônia e na Amazônia mostra uma tendência de crescimento, principalmente diante das perspectivas de novas contratações por concursos públicos nas esferas estaduais e municipais, além da previsão de abertura de vagas em empresas privadas, clubes e academias. “O que se percebe é que nos hospitais e postos de saúde a quantidade de fisioterapeutas existentes é insuficiente para atender a grande demanda. Além disso, empresas privadas precisam conscientizar- se da importância de contar com profissionais fisioterapeutas em seus quadros de colaboradores”, assinalou a coordenadora.