Mesa Redonda encerra o projeto Cinemaiss Cultura Afro Brasileira e Relações Étnicas
No dia 12 de Novembro de 2015 nas dependências da Faculdade São Lucas foi realizada a mesa redonda de encerramento das atividades anuais do projeto de extensão “Cinemaiss Cultura Afro Brasileira e Relações Étnicas”.
Os debates foram iniciados com a Prof. Dra. Marilia Pimentel e o Professor Me. Geraldo Cotinguiba, que falaram sobre a questão da imigração haitiana ao Brasil e os preconceitos étnicos e raciais decorrentes do contato cultural e das relações desiguais.
O prof. Renato Gomez participou com uma leitura da colonização, colonialismo e etnias da Amazônia a partir da literatura. Renato é mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia.
A professora Inaê Level fez uma apresentação e críticas à PEC 215, um plano de ementa à constituição que permite ao legislativo decidir sobre as demarcações de terras indígenas e zonas de preservação ambiental.
O professor Me. Kary Falcão discursou sobre a religiosidade afro-brasileira a partir de uma análise histórica, linguística e pessoal. Além de Mestre em Linguística e professor, Kary Falcão é participante de uma religião afro-brasileira.
O evento contou também com a participação da Professora Barby Martins, do Departamento de Ciências Sociais da UNIR juntamente com os alunos de Estágio Supervisionado do curso, que vieram prestigiar e somar ao evento.
A multiplicidade de temas, visões e formações foi um presente para os participantes que puderem ver que a democracia se faz com a diferença e o respeito às raças, etnias e políticas diferentes, não com o consenso. Ao consenso, damos o nome de fascismo.