Mostra Fotográfica destaca o Centenário de Porto Velho

A Faculdade São Lucas está sediando Exposição Fotográfica do jornalista e historiador Anísio Gorayeb que evidencia a trajetória histórica de Porto Velho. São fotos que registram o início da cidade, principalmente com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a vinda de trabalhadores de outros países. A exposição apresenta 52 fotografias, todas com legendas informativas e com especificações dos locais e datas, elaboradas pelo jornalista e historiador Anísio Gorayeb, e estão distribuídas em três espaços no campus universitário: Recepção (Bloco Murici), Biblioteca (próximo ao elevador) e no Bloco Açaí (Rampa de acesso aos pavimentos superiores do prédio).

 

Na abertura da Exposição teve palestra ministrada por Anísio Gorayeb, no auditório da instituição, destacando fatos históricos e curiosidades que marcaram o início da cidade. O historiador mencionou as primeiras tentativas frustradas da construção da ferrovia, evidenciando o arrojo de Percival Farqhuar  que, em 1907, decidiu chamar para si a responsabilidade da execução de uma das maiores obras do mundo, enfrentando condições totalmente desfavoráveis e utilizando mais de 20 mil trabalhadores recrutados em 72 países. “Era uma época muito difícil para traçar uma ferrovia em plena selva amazônica”, mencionou Anísio Gorayeb em sua palestra para graduandos e docentes presentes ao auditório da São Lucas.  

 

Além de estar relacionada ao centenário da capital do Estado, a Exposição também faz parte das comemorações dos 15 anos da Faculdade São Lucas, cuja trajetória na área do ensino superior coloca a Instituição como destaque em Rondônia e entre as melhores da Região Norte, com repercussão em todo o Brasil. As fotos históricas ficarão expostas no campus da São Lucas até o dia 11 de dezembro. Ao final da palestra de Anísio Gorayeb, o Diretor de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa da FSL, Prof. Dr. Ricardo Pianta, recebeu um exemplar do livro Revelando Porto Velho, um compêndio de fotografias produzido pelo fotógrafo Luiz Brito, que fará parte do acervo da Biblioteca D. João Batista Costa, da São Lucas.