Mutirão do Enem da São Lucas supera as expectativas de público
Durante o período de 26 de maio a 02 de junho, a Faculdade São Lucas recebeu alunos das escolas de ensino médio (regular e EJA) para a segunda edição do projeto Mutirão do Enem promovido pela Faculdade São Lucas.
Foram 30 escolas que tiveram a oportunidade de trazer seus alunos do último ano do ensino médio para participar das atividades promovidas pelo Mutirão do ENEM. No total, a Faculdade São Lucas recebeu cerca de 4mil alunos. Para alcançar este objetivo, a São Lucas disponibilizou uma equipe nos três turnos para operacionalizar o projeto, conforme cronograma.
O objetivo do Mutirão do Enem é incentivar e oportunizar aos estudantes do ensino médio se inscrever no Enem no prazo estabelecido pelo Governo Federal, esclarecer as novas regras da prova do ENEM e motivar os estudantes na preparação para a prova.
A profa. de português Marivanda Gonçalves, destacou em suas palestras, os erros mais comuns nas redações do Enem. De acordo com a professora, fugir do tema, usar linguagem imprópria, cometer erros de língua portuguesa, usar clichês, citações inadequadas, se manifestar como se estivesse nas Redes Sociais e abusar da redundância são erros que devem ser evitados nas redações do Enem. “A leitura é a grande aliada de quem vai fazer a prova do Enem. Quanto mais texto se lê, mais se conhece as estruturas e mecanismos linguísticos que facilitam á escrita. A leitura é o ambiente em que o candidato interage com diferentes textos e quando escreve transfere essa bagagem. O candidato deve estar bem informado sobre temas atuais, uma vez que, além de ajudar na hora de escrever, o domínio do assunto vai ajudar na no desenvolvimento da redação.”, frisa a profa. Marivanda Gonçalves.
A palestra de motivação do professor de língua portuguesa Alcy Tavares fez com que os estudantes refletissem sobre os sonhos e como fazer com que esses sonhos se tornem realidade. A aula foi baseada em exemplos de pessoas famosas que sonharam e conquistaram os seus sonhos. “Todos sabemos que esta fase da vida é cercada por inseguranças e incertezas. Todos os estudantes que se dedicam ao estudo são capazes de obter sucesso na prova do Enem e na vida.” declarou o especialista.
Outra palestra que foi oferecida para os estudantes do ensino médio foi ministrada pelo Professor do curso de Administração da Faculdade São Lucas, Jorge Peixoto que fez uma reflexão para os alunos, especialmente, às suas próprias decisões na vida e nos reflexos que estas decisões têm no futuro de suas vidas. “O Enem é, por assim dizer, um “divisor de águas” na vida dos jovens da atualidade. Pode ser a porta de ingresso de boas instituições de ensino superior e o benefício é de todos: aluno, que aprende com mais qualidade e a sociedade que se beneficia de profissionais mais capacitados a servi-la. Isso sem falar nos efeitos que os profissionais de qualidade trazem para o patrimônio da cultura do País. Cidadania foi o que se pretendeu oferecer aos participantes da palestra.”, afirmou Peixoto.
A vice-diretora da Escola João Bento da Costa. profa Lady Fanne apontou a iniciativa da Faculdade São Lucas como excelente, pois de acordo com ela, esse é um momento importante de fazer com que os alunos tenham um olhar diferenciado para a prova do Enem. “O projeto organizado pela São Lucas é diferenciado, pois aqui em Porto Velho é a única faculdade que prioriza e destaca a importância dos estudos aos alunos do ensino médio” disse a vice-diretora da Escola João Bento da Costa.
Os professores de língua portuguesa e matemática também da Escola João Bento da Costa, Sônia Mar e Vagson Ferreira, reconheceram que é preciso reforçar a importância do Enem para os estudantes. Para os professores, o contato dos alunos de ensino médio dentro do ambiente universitário é super válido e significa que, através do Enem, é possível fazer uma boa faculdade e mudar de vida.
Durante os 5 dias de Mutirão do Enem os alunos das diferentes escolas fizeram questão de destacar a importância dos temas abordados no evento. O estudante Ítalo de Sousa Silva cursa o 3° ano da escola Ulisses Guimarães, e falou que estuda seis horas por dia e que ainda está em dúvida entre cursar Arquitetura e Urbanismo ou Direito. “Vim aqui na faculdade assistir palestras e ainda poder fazer inscrições gratuitas do vestibular é realmente uma ótima oportunidade. Estou em dúvidas em que carreira seguir, mas sei que para qualquer uma das opções é preciso estudar muito para conseguir uma boa nota no Enem.” concluiu.
Outro estudante que gostou de participar do mutirão do Enem foi Lucas Henrique da escola Risoleta Neves. “O mais legal para mim foi poder conhecer os erros mais comuns nas redações da prova do Enem. Tenho certeza que depois dessas dicas não cometerei nenhum dos erros citados.”, afirmou o estudante. Gerlani Ingrid estuda na escola Estudo e Trabalho e apontou que a iniciativa da Faculdade São Lucas serviu para ela tirar as dúvidas e ganhar mais conhecimento e segurança para a prova do Enem.
A Faculdade São Lucas enquanto instituição de ensino superior que cuida da educação, se preocupa com a qualidade do ensino médio, reconhece o processo de avaliação do ENEM como uma das principais ferramentas para a mudança de vida dos cidadãos e como o meio mais fácil de acesso dos alunos do Ensino Médio aos cursos de Graduação do ensino superior.
O passo a passo sobre o Enem:
Para que serve
* A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos.
* A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência Sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec.
Inscrições
*Dia 25 de maio até dia 5 de junho, no site Enem
Provas
* Serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro, testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No dia 25, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação.
Isenção
* Continuam isentos da taxa estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública ou que comprovem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.182). Os demais terão de pagar R$ 63 até o dia 10 de junho.
Punição para abstenção
* Uma das principais inovações deste ano é a perda do benefício de isenção da taxa de inscrição, no ano seguinte, pelos candidatos que deixarem de comparecer nos dois dias de provas.
Horário
* Mais uma novidade do Enem 2015 é o horário das provas, que só terão início 30 minutos depois do fechamento dos portões. Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília), e as provas começarão às 13h30min.
* O primeiro dia de aplicação do exame terá duração de quatro horas e 30 minutos. O segundo, uma hora a mais.
Cartão de confirmação
* Os cartões estarão disponíveis somente online, não mais enviados pelos Correios.
Dúvidas
* Ligue para 0800-616161