Palestra destaca a influência da motivação na aprendizagem

“Como a motivação pode influenciar na aprendizagem” foi tema de palestra ministrada para graduandos do curso de fisioterapia da Faculdade São Lucas pelo jornalista Chagas Pereira, consultor nas áreas de Comunicação Empresarial, Marketing Estratégico, Gestão Motivacional e Crescimento Profissional. “Em primeiro lugar precisamos saber quem realmente somos porque quando nos conhecemos podemos estabelecer as prioridades que pretendemos ver concretizadas. Mas, fundamentalmente, precisamos deixar manifesto o nosso desejo de aprender, buscando inovar em nosso processo de aprendizagem, a fim de que sejamos diferentes”, disse o jornalista e consultor.

 

De acordo com Chagas Pereira, a aprendizagem resulta do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, influenciando para a mudança de comportamento, através de experiências construídas por fatores baseados na emoção, na inteligência, nos relacionamentos e nos ambientes onde se vive. “A capacidade de aprender está diretamente relacionada à motivação porque é a motivação que nos impulsiona e nos mantêm avivados na busca de novos conhecimentos”, destaca o consultor, acrescentando que o conhecimento adquirido no processo de aprendizagem fomenta a liberdade e a coragem para transformar.

 

Em sua palestra, que fez parte da Jornada de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, Chagas Pereira evidenciou que o processo de aprendizagem também inclui a necessidade do aprender a ouvir, do aprender a falar, do aprender a ser flexível, do aprender a ser compreensivo, alertando que saber ouvir é uma virtude que muitos até conhecem, mas poucos a praticam. “Saber ouvir nos enriquece porque quando nos dispomos a ouvir temos a oportunidade de exercitar o entendimento, a compreensão, a tolerância, a paciência, o autoconhecimento, o amor ao próximo e a humildade. Sem motivação não pode haver aprendizagem porque é a motivação que impulsiona para o realizar. Sem motivação dificilmente realizaremos os nossos sonhos e ficamos mais distantes do sucesso”, acentuou.