Palestra destaca motivação na busca de novos caminhos

O fator motivacional é fundamental na busca de novos caminhos, conforme destacou a professora Ana Carolina Gomes Teixeira, Mestre em Psicologia e Especialista em Saúde Mental, em palestra ministrada no auditório da Faculdade São Lucas, como parte da X Jornada de Fisioterapia da instituição. “Todos nós precisamos de motivação como fator determinante para caminhar em busca do novo, sendo fundamental saber qual caminho seguir”, disse a psicóloga, salientando que o ambiente é fundamental no processo de motivação. “Se não sabemos onde queremos ir, qualquer caminho serve. Por isso mesmo é uma decisão que depende de atitudes. É importante que analisemos as potencialidades para decidirmos qual caminho seguir. Precisamos conhecer quem realmente somos para sabermos quais são as nossas potencialidades”, orientou.  

De acordo com Ana Carolina Teixeira, motivar é algo muito amplo e normalmente engloba vontades e desejos diversos, como, por exemplo, estudar, viajar e trabalhar. Segundo a psicóloga, docente dos cursos de fonoaudiologia e fisioterapia da Faculdade São Lucas, motivar é valorizar a autoestima porque a autoestima é fundamental para a conquista do sucesso pessoal e profissional. “Se não gostarmos de nós mesmos, como vamos gostar dos outros? Se não acreditamos em nós mesmos, como fazer com que as outras pessoas confiem em nós?”, questiona a docente. No caso da fisioterapia, Ana Carolina Teixeira diz que é importante conhecer os pacientes para descobrir quais são as suas perspectivas dentro do processo de recuperação.

Ana Carolina Teixeira fez um alerta muito importante para a busca do crescimento pessoal e profissional, salientando que o comodismo trava o crescimento e a busca por mudanças porque as mudanças representam desafios e os desafios exigem atitudes e decisões que possibilitem vencer esses desafios. “O medo diante do novo é comum nas pessoas, mas é necessário que esse medo seja superado para que não prejudique o processo de crescimento. Quando me deixo dominar pelo entusiasmo consigo ver mais claramente as oportunidades e posso estabelecer as minhas prioridades”, acrescentou. Motivação, conforme acentuou a psicóloga, é um processo e não um evento isolado. “Motivação é uma consequência, não uma causa, e precisamos estar conscientes de que a satisfação pessoal é uma escolha, resultado de tudo o que realizamos. Mas, também é fundamental que saibamos administrar as adversidades para que consigamos superar o medo e vencer os desafios na busca de novos caminhos”, complementou.