Palestra no UniSL orienta no diagnóstico a Leucemia Linfocítica Aguda
O evento promovido pela Liga Acadêmica de Biomedicina reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área no Centro Universitário São Lucas para tratar sobre a Leucemia Linfocítica Aguada na infância e seu diagnóstico com os mais variados sintomas.
A doença muitas vezes e confundida com outras patologias sem chegar ao diagnóstico definitivo, situações que prejudicam o tratamento e dificultam a cura. Diante disso, a Liga tomou a iniciativa em trazer uma profissional na área para falar sobre a importância do diagnóstico rápido. Dra Carolina Alvares atua no Hospital de Base de Porto Velho é especialista na área de oncologia pediátrica.
De acordo com a representante da Liga Acadêmica, Ana Carla Moronga por se tratar de uma doença com sintomas comuns é necessário uma visão aprofundada sobre o tema.
“Infelizmente a leucemia é um dos diagnósticos mais difíceis de detectar porque pode confundir com uma simples infecção e quanto mais cedo o diagnosticado é melhor e os resultados são mais satisfatórios. Então esse evento vem para esclarecer esse quadro clinico para que as pessoas tenham um conhecimento a respeito da doença na infância”.
Como o tema abrange diversas áreas da saúde, o evento foi aberto aos demais cursos e profissionais. Raissa Correa, acadêmica do 8º período de fisioterapia aproveitou a oportunidade para participar.
“Me chamou atenção o tema desta palestra por se tratar de algo muito importante. Como futura fisioterapeuta minha área está ligada a recuperação de pacientes. Porque doenças dessa natureza envolve uma gama de profissionais e nós devemos estar capacitados para atendimento dessa natureza”,ressalta a acadêmica.