Palestras e apresentação teatral marcam encerramento da I Jornada Multiprofissional
O último dia da I Jornada Multiprofissional da Faculdade São Lucas, na sexta-feira (08) no Hotel Oscar em Porto Velho, iniciou com a apresentação do coral dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Porto Velho – CAPs. O evento reuniu professores, profissionais e acadêmicos de vários segmentos da saúde.
A Jornada busca o fortalecimento da saúde mental no Estado de Rondônia. Foram três dias com ciclos de palestras e debates de muito aprendizado e conhecimento para os participantes.
Na oportunidade os projetos: Cuca Legal; Acolher; Anjos da Enfermagem; Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Mental do Estado de Rondônia; Liga Acadêmica de Psiquiatria do Estado de Rondônia; e a Liga Acadêmica Saúde Mental em Ação da Faculdade Ulbra – Porto Velho, expuseram seus trabalhos.
No último dia de ciclo de palestras foi ministrado o tema “Contribuições dos recursos terapêuticos no cuidado em Saúde Mental”. E para finalizar foi convidada a presidente da Adversidade Cultural da OAB, Dra. Marília Benicasa, para fazer uma explanação a respeito do assunto “Desafios e Estratégias para a Prática e Cuidados a Populações em Situação de Vulnerabilidade” que envolve a sexualidade e suas diferenças para a desconstrução da nomenclatura para que a pessoa possa ser chamada pelo nome que escolher, em uma abordagem mais ampla.
Em seguida uma mesa redonda foi organizada para debater o tema: “Promoção e Intervenção em Saúde Mental nas diversas fases da Vida”, com a mediação de profissionais especialista na área da saúde mental.
Após os debates, foram premiados os trabalhos acadêmicos de cursos diferentes. No total cinco trabalhos resumidos e expandidos em banners foram apresentados e avaliados por especialistas.
Para o encerramento, membros do Projeto Cuca Legal, fizeram uma encenação sobre a história dos tratamentos utilizados em pacientes mentais em clínicas e hospitais.