Posse da Academia Rondoniense de Letras reúne decanos da arte em Porto Velho

Em cerimônia realizada na última sexta-feira (08), no Teatro Guaporé em Porto Velho, foi empossada a 1ª Diretoria e demais membros titulares da Academia Rondoniense de Letras. A solenidade reuniu artistas, escritores de vários segmentos, familiares e amigos.

Na ocasião, o professor e escritor Dr. Jose Dettoni, chanceler da Faculdade São Lucas, tomou posse da cadeira de número 25 e foi o escolhido para discursar em nome dos acadêmicos.

Dettoni que se prepara para o lançamento do seu décimo livro no dia 23 de abril, que traz como tema a religião, intitulado “Quem é Jesus: Uma paráfrase ao evangelho de Marcos” se inspira nos estudos, reflexões e observações para escrever.

Em seu discurso, o escritor buscou na história para fazer uma análise da palavra “Academia” e sua essência. “O termo academia surgiu na Grécia e foi criada por Platão com nome de Akademus local onde reunia os pensadores para discutir questões filosóficas, cujo objetivo era preparar os cidadãos para serem governantes, e, assim, o termo foi definido como governar bem é governar para o bem comum”, enfatizou Dettoni.

Para o vice-presidente e um dos idealizadores do projeto, William Haverly, a posse marca um momento especial para a classe artística de Rondônia. “Hoje é uma noite de realização de sonhos, são 25 acadêmicos que tomam posse nesta data. Nós nos deferimos da Academia de Letras de Rondônia pelo trabalho que será prestado junto aos artistas”, afirmou o vice-presidente

Criação

Fundada em agosto de 2015, a ARL, é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que abrigará a arte como um todo, letras, ciências, literatura, artes plásticas, entre outros. Composta por 25 membros titulares, cuja sua diretoria abrange presidente, vice presidente, secretário geral e tesoureiro.