Professor de medicina usa Facebook como ferramenta de aprendizagem

Alunos do 2º período do curso de Medicina do Centro Universitário São Lucas (UniSL) movimentaram o facebook nas últimas semanas com a hashtag #DesafioNeuroUnisl. A atividade foi proposta pelo Prof. Dr. Omar Ghassan Rahhal dentro da disciplina de neuroanatomia humana.

 

A proposta era que a partir do conhecimento dos músculos da mímica facial, em pares, os alunos deveriam fazer 16 mímicas representando a função de cada músculo, tirar fotos e postar no Facebook dentro do prazo determinado.

 

 “O desafio não tem valor de nota, mas sim de conselho de aprendizagem e proatividade. No ano passado realizei um desafio com todos alunos que estavam cursando a disciplina de anatomofisiologia. A repercussão foi incrível e a adesão dos alunos foi fundamental”, contou o professor.

 

Quando questionado sobre o objetivo e importância do desafio, o professor ressaltou cinco pontos importantes. “O objetivo é desenvolver a empatia: Todo médico em formação deve ter consciência das dificuldades e se colocar no lugar do paciente, assim obtendo melhor prognóstico; perceber a ética médica: Exposição de informações não científicas e imagens (as vezes do próprio paciente, como tem acontecido constantemente) é desfavorável para educação e ética em saúde! Somos formadores de opinião, portanto grande responsabilidade social”.

 

E continuou: “Utilizar tecnologia (rede social) como meio de promoção em saúde! Aplicar a arte como forma de sensibilizar o próximo, e por último, mas não menos importante: Integrar a teoria à prática! ”

 

O docente também contou que a aceitação por parte dos alunos não foi imediata, principalmente porque a atividade não era punitiva ou obrigatória, mas quando os futuros médicos entenderam o contexto da atividade logo cumpriram.

 

“O resultado!? Foi muito surpreendente! A participação foi além de 80 % dos alunos! Até que não tem face, postou no do colega! Diversão e aprendizado! ”, exclamou Omar.

 

“Ministro aula há 12 anos e posso afirmar: Aprendemos o que sentimos e interpretamos. Buscar um equilíbrio entre o emocional e o intelecto é fundamental para a formação de excelência. Precisamos, como docentes, quebrar paradigmas e associar o prazer ao aprender. Tudo isso com muita responsabilidade! ”, finalizou com orgulho o Professor.