Projeto Dentista Cidadão leva alunos do UniSL para prática nas escolas

Os acadêmicos do 6ª período de Odontologia do Centro Universitário São Lucas, participaram no dia 10 de outubro, das atividades do Projeto Dentista Cidadão. A ação aconteceu na Escola Nossa Senhora das Graças sob a supervisão do Profe. Me. Neiando Galvão e da Profa. Ma. Leslie Cristine Fiore Leite.

 

A atividade faz parte do Projeto Integrador voltado para os alunos do 6º período do curso e visa promover a saúde bucal nas crianças, trabalhando ações como escovação, aplicação de flúor, além de coletar dados epidemiológicos da doença cárie e da doença periodontal, para que seja realizada avaliação da condição bucal dos escolares.

 

Os dados coletados na ação são utilizados para disponibilizar tratamentos que podem ser realizados em ambiente escolar ou encaminhados para a clínica de Odontologia do UniSL.

 

O Projeto Dentista Cidadão acontece duas vezes ao ano. Neste semestre a atividade foi realizada na escola Nossa Senhora das Graças, ensino fundamental com o público-alvo voltado para crianças entre 6 a 12 anos.

 

 Os próprios alunos cuidaram da parte de planejamento e execução do projeto. Outros professores do curso também fizeram parte do desenvolvimento e colaboração do projeto que contou com o apoio da Coordenação do Curso de Odontologia.

 

A proposta do Projeto Integrador é de que o aluno desenvolva autonomia nesse tipo de ação, participando do planejamento e execução, de modo resolver problemas e dificuldades que possam surgir, bem como o levantamento de pontos positivos e negativos.

 

Para o Profe. Me. Neiandro Galvão o aluno precisa desenvolver habilidades e competências de planejamento de ações sociais, e a Instituição incentiva os alunos por meio do papel que exerce na comunidade geral com as escolas do bairro, de maneira a proporcionar uma melhor condição bucal a todos.

 

“Sabemos que a condição das crianças nessas escolas ainda é muito complicada. A maioria apresenta um índice de cárie muito alto, então as ações são sempre muito bem-vindas na área de prevenção e educação em saúde, tendo em vista o cenário atual da saúde bucal dessas crianças”, destacou.

 

O acadêmico do 6º período de Odontologia do Centro Universitário São Lucas, Judson Nascimento Brasil, ressalta que a atividade é de grande importância, não só para os futuros cirurgiões dentistas, mas também para a comunidade que tanto necessita.

 

“A ideia do Projeto Integrador é fazer essa integração não apenas na disciplina, mas também como um todo, pois não exercemos só o papel de acadêmicos de odontologia, mas também o papel de seres humanos. É ver o próximo com outros olhos e poder atendê-los da melhor forma possível, proporcionando algo melhor para ele, isso basicamente é muito gratificante tanto para o aluno, como para o profissional”, concluiu.