Prova do Enade 2015 será neste final de semana

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), será aplicada neste domingo (22). O objetivo do exame é medir o desempenho dos estudantes universitários em relação aos conteúdos previstos nos currículos de graduação, servindo como um indicador da qualidade do ensino superior no país.

 

Os acadêmicos da Faculdade São Lucas serão avaliados nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Direito.

 

Criado no ano de 2004, o Enade é obrigatório para os estudantes que forem convocados, sendo indispensável para a liberação de emissão do histórico escolar. A prova é composta por 10 questões relativas à formação geral do aluno e 30 questões específicas, com 27 de múltipla escolha e 3 discursivas.

 

As provas do Enade serão aplicadas, pontualmente, às 11h  tendo como referência o horário do estado de Rondônia, às 13h no horário oficial de Brasília. É importante que o estudante chegue ao local do exame com antecedência mínima de 45 minutos, levando um documento válido com foto e caneta esferográfica preta de material transparente. Não serão permitidos calculadoras, relógios, celulares e outros dispositivos eletrônicos, e também livros, cadernos e materiais de consulta.

 

A importancia do ENADE:

 

O ENADE tem uma importância fundamental para a avaliação do curso universitário. Por meio do exame, o Ministério da Educação e Cultura pretende promover a melhoria do ensino no país. O principal interessado no sucesso do exame, porém, é o próprio estudante.

 

Ao cursarmos uma Faculdade, o nome da instituição fica indelevelmente associado ao nosso histórico profissional. Será uma marca “eterna” no currículo.

 

Para a Faculdade a prova é importante pois através das informações produzidas e coletadas pelo Ministério da Educação é feita a construção das chamadas Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Esses indicadores de qualidade são amplamente divulgados na sociedade, adiquirindo grande importancia em termos de prestígio social (um diploma pode ser mais ou menos valorizado em função do conceito do cursos) e também do direcionamento de políticas públicas.

 

Vale ressaltar que esses indicadores são determinantes para as políticas nacionais de expansão e financiamentos, como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os cursos e instituições considerados com qualidade satisfatória ( conceitos 3,4 ou 5) conquistam a possibilidade de obter financiamentos públicos; enquanto os cursos com conceito insatisfatório (1 e 2) não têm ou até mesmo perdem essa possibilidade.

 

Manual do Estudante do ENADE 2015 AQUI.