Salas virtuais inovam no sistema presencial

Com base na portaria 4.059, de dezembro de 2007, do Ministério da Educação, que permite que 20% da carga horária de cada disciplina ou 20% das disciplinas sejam oferecidas na modalidade Semipresencial, a Faculdade São Lucas implantou, no primeiro semestre de 2010, a modalidade Semipresencial envolvendo todas as disciplinas básicas dos cursos oferecidos. Hoje, com exceção de Medicina, os demais cursos fazem parte desta modalidade. A partir do segundo semestre de 2012 foi implantado na Faculdade São Lucas mais uma inovação: as Salas Virtuais no presencial, sob a coordenação da docente Hélia Cardoso Gomes da Rocha. Segundo a professora Vanderly Payão de Oliveira, supervisora das Salas Virtuais no Presencial, dentre as muitas ações realizadas pela Faculdade São Lucas, a implantação dessa modalidade, envolvendo as disciplinas básicas, alavancou a necessidade de ampliar este tipo de acesso tecnológico às disciplinas específicas (presenciais). “A Faculdade São Lucas sempre buscou proporcionar aos docentes e discentes a qualidade no ensino e na aprendizagem, a fim de desenvolver ainda mais o conceito da instituição perante a sociedade”, destacou a supervisora.
Há três tipos de SALAS VIRTUAIS no presencial:
• COORDENAÇÕES – criadas para atender a coordenação e os docentes. Portanto somente estes poderão gerenciar e fazer uso deste tipo de sala. Tem como finalidade a COMUNICAÇÃO entre os participantes e disponibilização de MATERIAIS.
• SALAS COLETIVAS – criadas para cada período e gerenciadas pelo coordenador, docente e líder de turma. Tem a função de COMUNICAÇÃO entre coordenação/docente/líder de turma/discentes e disponibilização de MATERIAIS.
• Salas solicitadas para as DISCIPLINAS – solicitadas pelo professor da disciplina e gerenciada somente por ele. Tem a finalidade de APRENDIZAGEM, além da COMUNICAÇÃO docente/discente.
As referidas salas serão gerenciadas pelo:
• Coordenador – além da sala da coordenação, o coordenador tem o acesso a todos os períodos das SALAS COLETIVAS. Poderá inserir informações no MURAL, comunicar com acadêmico no DIÁLOGO, participar do CHAT, propor tema no FÓRUM, inserir material na MIDIATECA, entre outros.
• Docente – tem os mesmos acessos que coordenadores na sala da coordenação e nas salas coletivas, mas somente nos períodos que ministram aulas. Além disso, poderá solicitar salas para as disciplinas que ministra aulas. Sendo que nestas apenas o professor poderá inserir informação no MURAL, comunicar no diálogo, participar do CHAT, propor tema para FÓRUM, inserir material na MIDIATECA, entre outros.
• Líder de turma – além de participar como acadêmico das salas dos docentes, o líder de turma tem um papel muito importante como representante da turma no gerenciamento das SALAS COLETIVAS. Ele tem acesso à SALA COLETIVA, no período da sua turma, para inserir informações no MURAL, comunicar com acadêmico no DIÁLOGO, participar do CHAT, propor tema no FÓRUM, inserir material na MIDIATECA, informar no CONTROLE DE FREQUÊNCIA os acadêmicos que estão ausentes da instituição por mais de duas semanas consecutivas.
“Aproveito para lembrar que todos os docentes estão inseridos nas SALAS DAS COORDENAÇÕES e nas SALAS COLETIVAS dos cursos e períodos aos quais estão vinculados. Portanto poderão fazer uso destas para COMUNICAÇÃO e disponibilizar MATERIAIS. Mas se desejarem solicitar SALA VIRTUAL para sua (s) disciplina (s) neste primeiro semestre de 2013, tanto para COMUNICAÇÃO, disponibilidade de MATERIAIS e APRENDIZAGEM, deverão informar o curso, a disciplina e o período no e-mail [email protected] ”, complementa a supervisora Vanderly Payão de Oliveira.