São Lucas prepara alunos para Jogo Empresarial em parceria com o SEBRAE
Acadêmicos da Faculdade São Lucas, participaram no último sábado (18), da abertura do Jogo Empresarial “Novos Caminhos do Empreendedorismo na formação Acadêmica” proposto pela instituição de ensino em parceria com o SEBRAE. A cerimônia foi realizada no auditório e contou com a participação de profissionais do setor empresarial.
Segundo o professor Ricardo Pianta, a idéia de fazer uma competição local surgiu com o desafio SEBRAE Nacional. “Vimos que existe uma necessidade de prepararmos um desafio para capacitar nossos acadêmicos para um futuro empreendedor sob a orientação do SEBRAE, que estará presente em todas as etapas do processo”, declarou Pianta.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Aline Souza, o objetivo é capacitar os alunos dos cursos da saúde para administrar seus próprios negócios. Para tanto, esses acadêmicos participarão do desafio de formar uma empresa no ramo de estética e fazer com que esse negócio dê certo. Os participantes receberão o treinamento com aulas de gestão, marketing, economia, recursos humanos, entre outros para só então formarem equipes que competirão entre si. “Serão 300 alunos que formarão 50 equipes com 6 pessoas. Será vencedor o grupo que se sair melhor na competição e terminar com sua empresa com saldo positivo”, afirmou Aline.
Na oportunidade, o palestrante convidado, Enoque do Carmo - Master Coach, diretor executivo da Associação Junior Achievement, destacou a importância do empreendedorismo para a colocação no mercado de trabalho. “Hoje nosso mercado não busca apenas profissionais capacitados, ele exige que esses profissionais tenham habilidades em empreender”, enfatizou.
O empresário da Dydyo, Cley Munis, fez uma explanação de sua experiência como empreendedor e afirmou que “empreendedorismo é transformar o mercado de trabalho em que atuamos. Se há 16 anos eu tivesse mais conhecimento eu não teria passado por tantas dificuldades com a minha empresa”, lembrou.
Para as acadêmicas de odontologia e enfermagem, Vanessa Carvalho e Alana Cristina, o projeto propõe as noções básicas de suma importante para um futuro empresarial. “Para mim é uma oportunidade de aprimoramento do meu trabalho no futuro quando for montar minha clínica”, declarou Vanessa. “A competição vai de dar uma base pra atuar na minha profissão, mas principalmente, o aprimoramento e habilidade para o desenvolvimento do meu local de trabalho”, completou Alana Crisitina.
As equipes serão acompanhadas por alunos do curso de Administração que darão todo o suporte necessário nas consultorias para a tomada decisão das empresas. Ao final, os vencedores serão premiados.