Semana Pedagógica tem qualidade de vida no trabalho como tema central

“Qualidade de Vida no Trabalho” é o tema central da Semana Pedagógica que envolve o corpo docente da Faculdade São Lucas. Na abertura, realizada na noite desta quarta, no auditório da instituição, a vice-diretora geral Eloá de Aguiar Gazola agradeceu o apoio de todo o corpo docente, destacando a importância do trabalho de cada um dos professores no processo de ensino-aprendizagem para a formação profissional dos acadêmicos. “Vivemos um momento de superação, fundamental para mostrar a potência que a Faculdade São Lucas representa, principalmente porque conta com uma equipe de docentes de qualidade. Obrigado pela parceria”, disse a vice-diretora.
A coordenadora pedagógica da São Lucas, professora Hélia Rocha, enalteceu o trabalho do corpo docente, destacando a contribuição de cada professor na consolidação do planejamento pedagógico. “Chegamos ao fim de um semestre com avaliação muito positiva em termos de crescimento e de integração pedagógica. Agora começamos a preparação das nossas ações para o próximo semestre letivo, sendo importante refletirmos quanto às propostas em prol do fortalecimento ainda maior da instituição”, acrescentou. Segundo a coordenadora, o foco na humanização do trabalho pedagógico se constitui num fator de crescimento, com perspectivas para a implementação de um suporte metodológico cada vez mais integrado ao corpo docente. “A dimensão humana é fundamental para alimentar e fortalecer ainda mais as nossas ações pedagógicas para o novo semestre letivo”, mencionou.
O tema “Qualidade de Vida no Trabalho” foi destacado em palestra ministrada pelo administrador de empresas Francisco Tavares de Melo, graduado em Administração pela Faculdade São Lucas, professor da Escola do Legislativo, com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. “Estamos vivendo um processo de mudanças que inclui o resgate de valores que nos permitam ver o mundo de uma forma diferente, mais humana, mais fraterna, mais afetuosa. Isso pode modificar o ambiente em que vivemos, sempre agregando valores, tendo em vista que não se tem mais tempo para perceber o outro, levando-nos a uma reflexão quanto à necessidade de melhorarmos as nossas relações”, observou Tavares. Segundo o palestrante, trabalhar com educação é preciso amar a educação, principalmente porque os docentes fazem a diferença na vida de seus alunos. “É importante que transformemos o nosso trabalho em algo que transcenda as nossas atividades como valor de vida, baseado nas experiências adquiridas em cada dia. Isso é valorizar a vida, a nossa e a dos outros”, salientou.
Tavares alertou que os hábitos de vida das pessoas afetam diretamente a sua qualidade de vida, sendo importante que estejam motivadas para melhorar o seu desempenho pessoal e profissional. “A motivação faz toda a diferença porque é íntima, pessoal, intrínseca. Além do mais, precisamos saber ou aprender a trabalhar com pessoas e oferecer sempre o melhor de nós, para nós mesmos e para os outros. Somos nós que fazemos a diferença”, destacou o palestrante, acrescentando ser fundamental que se esteja atento ao incentivo à forma de pensar, de criar e de inovar. A palestra ministrada por Francisco Tavares de Melo também contou com a participação do poeta e escritor Márcio Viermo.