Simpósio de medicina reúne acadêmicos para debater casos clínicos
Na noite de segunda-feira (19), acadêmicos do curso de medicina da Faculdade São Lucas se reuniram para apresentar os trabalhos de pesquisa no XI Simpósio de Clínica Médica e Cirúrgica no Flamboyant Hotel em Porto Velho.
Organizado pela Comissão Acadêmica de Apoio a Coordenação (CAAC), o evento visa à apresentação e o debate do resultado de pesquisas realizadas com casos clínicos reais para aprendizagem científica. Os casos são apresentados por acadêmicos de períodos variados que formam grupos de pesquisa orientados por um professor para estudar pacientes que apresentam enfermidades atípicas.
Durante três noites, os grupos se revezam nas apresentações de 18 trabalhos para uma banca formada por professores da própria instituição especializados na área, sendo 12 de forma oral e 6 em banners. Ao final após as considerações, os professores avaliam e proferem as notas. São avaliados como critérios: a condução dos casos; a postura do aluno ao apresentar o trabalho; apresentação em slides, entre outros. Os melhores de cada categoria são premiados e recebem certificados.
Para o acadêmico do 5º período, Luis Fernando, os simpósios são de grande importância para ampliar os conhecimentos, uma vez que as pesquisas são em pacientes reais. “Acompanhados o paciente, fazemos uma pesquisa dos sintomas apresentados para o embasamento oral na hora da apresentação”, explicou.
CAAC
Fundado em há seis anos, a Comissão Acadêmica de Apoio a Coordenação foi criado para auxiliar a coordenação em relação aos eventos promovidos pelo curso de medicina. Hoje é formado pelos alunos: Julia Caron; Arlindo Gonzaga; Adriany Duarte; Luiz Fernando;Billy Paul; Diliane Carvalho; Keollen Nogueira; Raquel Mascarenhas e Iayma Andrade.