Sipat alerta sobre dependência de álcool e de tabaco

Os transtornos psíquicos, emocionais, físicos, familiares e profissionais causados pelo alcoolismo e pelo tabagismo foram destacados em palestra feita pela psicóloga Dionéia Martins e pela enfermeira Danielly dos Santos Ramalho, do CAPS-AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e outras drogas), como parte da programação da Sipat 2013 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) que está acontecendo no campus da Faculdade São Lucas.
Segundo a psicóloga Dionéia Martins, todo dependente deve ser motivado para a mudança. A motivação para a mudança, conforme a psicóloga, evolui em fases que se alternam, levando em conta que a recaída do dependente sempre deve estar prevista. “É importante salientar que a compreensão dos motivos da recaída fortalece o indivíduo, tendo em vista que a repreensão e a culpa podem significar o retorno ao consumo”, destaca.
Dionéia Martins acrescenta que o tratamento exige a reformulação dos hábitos e valores adquiridos no período de ingestão de álcool ou de outras drogas, estabelecendo-se metas atingíveis, dentre as quais o resgate da rede social de relacionamento. “Transtornos mentais e de comportamento estão associados ao tabagismo”, observa a psicóloga, informando que no CAPS-AD o tratamento é feito com base em estratégias adequadas a cada indivíduo, visando ajudá-lo no processo de abstinência.
A enfermeira Danielly dos Santos Ramalho diz que a compulsividade se transforma numa doença quando a pessoa já não consegue ter domínio sobre o consumo de álcool ou de cigarro, acarretando problemas na família e no ambiente de trabalho, além de também ser responsável por grande parte dos acidentes de trânsito. Para a prevenção e tratamento, ela destaca a necessidade de conhecer a doença, incluindo incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce, que pode interromper a uma enfermidade que poderia resultar do consumo de álcool e de cigarros. Quanto à dependência do tabagismo, a psicóloga Dionéia Martins informou que o CAPS-AD está iniciando um programa de ajuda no tratamento dos dependentes de tabaco, mas antecipa que leva tempo e muitas tentativas.
Serviço: O CAPS-AD está localizado na Avenida Lauro Sodré, 1964 (entre as avenidas Calama e dos Imigrantes, próximo ao Fórum Cível). O telefone é 3901-2877.