Solenidade outorga o grau de médico aos formandos de Medicina da Faculdade São Lucas
Aconteceu na noite do dia 3 (quinta-feira), no Teatro Estadual Palácio das Artes, a solenidade de Formatura do curso de medicina. Na ocasião, a Faculdade São Lucas, entregou à sociedade 37 novos médicos, concluintes de 2015.
O ato oficial teve inicio com a composição da mesa, na qual estiveram presentes os professores: Doutor José Dettoni, chanceler da Faculdade São Lucas e representante legal da Sra. Maria Eliza de Aguiar e Silva.(Diretora geral da Faculdade São Lucas); Doutor Luiz Marcelo Aranha, Coordenador do curso de Medicina da Faculdade São Lucas; Professor Everton Gentil Veltrame, professor homenageado como nome da turma; Professor Frank Fernandes Arruda, Homenageado como paraninfo da turma e o Doutor Horácio Tamada, homenageado como patrono da turma.
A cerimônia, conduzida pela professora Doutor José Dettoni, seguiu com uma noite repleta de homenagens. Diversos discursos foram proferidos pelos formandos e professores. Sempre enfatizando a humanização dos profissionais, tão incentivada pela Faculdade São Lucas durante a graduação.
A oradora Taissa Alexandre, relembrou o ingresso na faculdade “Há seis anos Deus colocou juntos em uma sala de faculdade, um grupo de jovens que eram quase crianças, mas já tinham um objetivo em comum; ser médicos, e certamente bons médicos”.
O discurso do paraninfo, o professor Frank Fernandes Arruda, falou sobre o ciclo que se encerra como tantos outros que ainda estão por vir. “Vocês adquirem o pesado bastão da responsabilidade social. Foram por nós avaliados e agora serão pela sociedade.”, destacou.
O coordenador do curso de Medicina, Doutor Luiz Marcelo Aranha salientou que não se trata de uma data qualquer, ela indica o fim de um processo e o nascimento de um profissional. “Comemoramos o nascimento de um profissional compromissado com o ser humano, com a melhora de nossa sociedade e, preocupado, antes de salvar vidas, preocupado em melhorar vidas. Este é o grande dom da medicina”, analisou.
O chanceler da Faculdade São Lucas finalizou a cerimônia fazendo uma breve reflexão sobre a profissão do médico. “A medicina existe para a doença ou a medicina existe para a saúde? É melhor prevenir do que remediar? É melhor a medicina preventiva ou a curativa?” O chanceler finalizou seu discurso desejando aos novos médicos sucesso na profissão. “Quanto mais amor puserem em seus corações de médicos, mais alegria brotara desses corações e mais paz semearão em nossa sociedade.” , ponderou.