Trabalho da São Lucas é destaque em Reunião da ABENO
“Aplicação do Método PBL no Curso de Odontologia”, trabalho produzido pelos professores Neiandro dos Santos Galvão, Eloá de Aguiar Gazola, Iracema Correa do Amaral Ribeiro e Luiz Carlos Bianco, juntamente com os egressos Ítalo Rodrigues Gianesini e Francisco Pereira Cardoso, foi destaca durante a 49ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, realizado na cidade de João Pessoa/PB. O trabalho enfatiza que a graduação em odontologia é caracterizada frequentemente por ser uma formação que insiste em métodos tradicionais, dentre os quais o ensino centrado no professor, o currículo fragmentado em disciplinas básicas, pré-clínicas e clínicas que se integram em um momento posterior, um projeto político pedagógico elaborado sem a participação dos envolvidos, a falta de articulação e integração teórico-prática e a postura do estudante de forma passiva.
Neste contexto, conforme o trabalho apresentado na Reunião da ABENO, surge o PBL (Problem Based Learning) - ABP (Aprendizagem Baseada em Problema), que consiste em um método de aquisição de conhecimentos onde pequenos grupos de alunos, orientados por tutores, desenvolvem-se a partir de seus próprios objetivos de aprendizagem com base em cenários de casos reais e virtuais. “Em seguida, após certo período, estudam de forma independente para resolver o caso”, menciona o trabalho. O estudo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação do método PBL na disciplina de Radiologia Odontológica do curso de Odontologia da Faculdade São Lucas. Além disso, o estudo tem como proposta apresentar o perfil dos acadêmicos estudados e a avaliação do método por parte dos acadêmicos.
Baseado nos dados coletados, o estudo pode constatar que mais de 50% da amostra apresentava entre 16 e 20 anos, 73% da amostra era composta pelo gênero masculino, 55% eram oriundos de escolas públicas, 61% relatam que suas médias variavam entre 7,0 e 8,9 pontos e 30% deles relataram estudar pelo menos uma vez ao dia em sua residência, enquanto que outros 30% relatavam que estudavam uma única vez durante a semana. Quanto ao questionário 2, 82% relataram que acreditavam que o método de ensino-aprendizagem adotado pelo professor poderia interferir no seu aprendizado, 91% consideraram válida a experiência com novos métodos de ensino, 95% não conheciam o método PBL antes desta experiência, 67% acreditam que uma avaliação diária possa substituir satisfatoriamente uma avaliação tradicional, 86% não se mostraram satisfeitos com a nota atribuída pelo PBL (a média da turma foi de 5,1 pontos em dez), 77% acreditam que aprenderiam melhor se a matéria fosse lecionada no formato tradicional e 86% dos alunos não receberiam bem a ideia de estudar em uma Instituição em que todas as disciplinas fossem no formato PBL.
Com base nos resultados apresentados, o estudo concluiu que a experiência foi válida do ponto de vista pedagógico, mesmo com os alunos apresentando certa resistência ao novo método, devido provavelmente a pouca experiência com o método e a forma distinta de abordagem dos conteúdos e avaliação. A aceitação de um método ou não por parte dos alunos deve ser criteriosamente analisada sendo que o perfil dos alunos e o método de ensino adotado devem ser confrontados. A adequação e as mudanças sugeridas em educação devem sempre considerar como objetivo principal a qualidade do ensino que está vinculado à formação integral do futuro profissional obedecendo as Diretrizes Curriculares Nacionais.
A 49ª Reunião Anual da ABENO teve como tema central “Ousar para transformar no ensino Odontológico”, com subtemas “Ousar na abordagem docente para a geração digital”, “Ousar no uso de tecnologias da informação e comunicação” e “Ousar na gestão e avaliação do ensino odontológico”. O Encontro abordou desafios muito fortes com os quais os profissionais se deparam no seu dia a dia, principalmente porque trabalham com uma geração altamente globalizada, cuja rotina é totalmente vinculada às tecnologias de informação. “Para formá-los com qualidade, precisamos ousar na abordagem docente e no ensino odontológico”, destacou a presidente da ABENO, Maria Celeste Morita. As atividades da 49ª Reunião da ABENO contaram com a participação de renomadas autoridades nacionais e internacionais, além de ter possibilitado momentos muito ricos de trocas, interações e construções entre os presentes.