Trabalho de alunas de enfermagem é publicado em revista científica
O artigo científico “O Anjo e a Morte: Vivência dos Voluntários do Projeto Anjos da Enfermagem com crianças em estado terminal”, produzido por acadêmicas do curso de enfermagem da Faculdade São Lucas, voluntárias do Instituto Anjos da Enfermagem do Núcleo Rondônia, foi aceito para publicação na Revista Tendências da Enfermagem Profissional (ReTEP) do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (COREN-CE). O trabalho científico é de autoria das alunas Denise Luana Moura de Jesus, Jéssica Teixeira Caldas, Taiza Hermalino e Vanêssa Virgulino, sob a orientação da enfermeira Lílian Lima, coordenadora estadual do Projeto Anjos da Enfermagem.
A acadêmica Vanêssa Virgulino, voluntária do programa, diz que artigo narra as atividades e os desafios de participar de um projeto como os Anjos da Enfermagem, que trabalha diretamente com crianças com câncer, bem como com a dura realidade da morte de algumas delas. “Não foi fácil ouvir sobre a primeira, a segunda e as demais perdas. Foi um abalo emocional que nos fez refletir o quanto o nosso trabalho como anjo foi importante na vida dessas crianças, além de seus pais, que acompanham de perto todo o tratamento”, disse Vanêssa, conhecida entre as crianças como ‘anjo Sapeca’.
A coordenadora do Núcleo de Implantação, Controle, Avaliação, Pesquisa e Projetos (NIMCAP), Dra. Geórgia Tavannes, destaca a importância da produção de artigos científicos por partes dos voluntários. “É muito gratificante para nós, Instituto Anjos da Enfermagem, vermos os trabalhos científicos e atividades desenvolvidas por nossos voluntários publicados em revistas técnicas, jornais e redes sociais. Portanto, parabenizo o Núcleo Rondônia pelo amor e dedicação ao projeto Anjos da Enfermagem e pelo lindo trabalho publicado”, disse. O trabalho foi produzido para o 14º CBCENF (Congresso Brasileiro de Enfermagem), em 2011, quando as acadêmicas cursavam o 6º periodo de enfermagem na Faculdade São Lucas, relatando a vivência frente ao projeto relacionado ao estado terminal das crianças. “Esse trabalho contriui muito para formação e irá contribuir ainda mais para a nossa grade curricular”, complementou Vanessa.