Trabalho de odontologia é destaque em Reunião de Iniciação Científica

O trabalho “Condição Sistêmica, Bucal e Econômica dos Alunos Atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Município de Alto Alegre dos Parecis- RO” conseguiu o Primeiro lugar na categoria melhor Banner da 6ª Reunião de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. Este trabalho participou também da 8ª Mostra Científica sendo selecionado entre os melhores para participar da 6ª Reunião de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. Produzido por Gustav Guimarães, Maria Rosa Felix Sousa Gomide Guimarães, Suellen Damaris, Luciano Tavares Ângelo Cintra, Mariane Azuma, João Eduardo Gomes Filho e Elói Dezan Junior,o estudo teve proposta analisar o perfil socioeconômico e as principais deficiências e condição periodontal dos alunos atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alto Alegre dos Parecis, propondo um programa de atendimento clínico preventivo e curativo aos pacientes.
O estudo verificou que os estudantes da APAE de Alto Alegre dos Parecis apresentam renda de até um salário mínimo, possuem casa própria, nível fundamental de escolaridade e 86,9% não tem acesso ao serviço odontológico e que os principais problemas sistêmicos do grupo foram deficiência mental profunda e visual. Quanto à condição periodontal, 92,8% apresentaram sangramento gengival, sendo que 25% com perda óssea. Diante desta condição, um programa preventivo e de terapia periodontal composto por uma equipe treinada será apresentado à escola, com o objetivo tratar e prevenir a doença periodontal.
Outros dois trabalhos foram apresentados pelo Departamento de Odontologia e obtiveram destaque na 6ª Reunião de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ: “Condição clínica e periodontal em pacientes com gravidez de alto risco atendidas no Centro de Referência da Mulher no Município de Porto Velho – RO”, produzido por Maria Rosa Felix Sousa Gomide Guimarães, Gustav Guimarães, Sara Nágela Sousa Silva, Luciano Tavares Ângelo Cintra, Diego Valentim, João Eduardo Gomes Filho e Elói Dezan Junior; e “Condição sistêmica e bucal dos pacientes atendidos no Centro de Convivência do Idoso na cidade de Porto Velho-RO”, produzido por Gustav Guimarães, Maria Rosa Felix Sousa Gomide Guimarães, Rayssa Luani Santos Amorim, Luciano Tavares Ângelo Cintra, Mariane Azuma, João Eduardo Gomes Filho e Elói Dezan Junior.
“Condição clínica e periodontal em pacientes com gravidez de alto risco atendidas no Centro de Referência da Mulher no Município de Porto Velho – RO” é um estudo que teve como objetivo verificar a relação da condição sistêmica das pacientes gestantes com as condições clínica bucal e periodontal, estabelecendo um acompanhamento odontológico no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade São Lucas, levando em conta que o tratamento e o acompanhamento das gestantes com comprometimento sistêmico e alterações periodontais devem ser realizados durante o pré-natal, visando minimizar o risco de ocorrer à progressão da doença periodontal, proporcionando melhor equilíbrio para a saúde da mãe e do bebê, além de uma possível relação da incidência do parto pré-maturo.
O estudo envolveu 100 gestantes com gravidez de alto risco com idade entre 12 e 37 anos. Já o estudo “Condição sistêmica e bucal dos pacientes atendidos no Centro de Convivência do Idoso na cidade de Porto Velho-RO” analisou as condições socioeconômica, sistêmica e bucal dos pacientes atendidos, tendo como objetivo propor um programa de medidas terapêuticas e preventivas para esta população. A pesquisa envolveu 152 idosos, incluindo atividades de incentivo como palestras educativas, demonstrando a importância da saúde bucal na qualidade de vida dos idosos e contribuindo para uma melhor convivência e satisfação pessoal.