UNISL participa do Seminário Internacional de Arquitetura e Saúde

O Centro Universitário São Lucas recebeu na última quarta-feira, 12, o Comitê de Liderança da Academia Institucional de Design e Saúde. Estiveram presentes na instituição Walkiria Erse, Ramon Nascimento e o professor PhD em Saúde Pública, Alan Dilani.

 

O encontro tinha como objetivo estabelecer parcerias entre a Academia e a UniSL, a fim de tornar Rondônia um polo de desenvolvimento científico e cultural de Arquitetura na Região Norte.

 

A Academia Internacional Design and Health – IADH é uma Instituição que objetiva estudar e pesquisar relacionamentos entre a Arquitetura e Saúde. Dedica-se a estimular a pesquisa e distribuir conhecimento, intercambiar seus resultados com outras instituições semelhantes e implementar diretorias regionais a nível global.

 

A coordenadora do curso de Arquitetura, a Profa. Kacianni Moretto Santos,o Dr. Amado Rahal e o representante do Comitê de Liderança do IDAH, o arquiteto Ramon Nascimento, apresentaram as dependências da instituição e o curso de Arquitetura considerado como um dos melhores da Região Norte, aos visitantes.

 

 “É preciso entender sobre Arquitetura Hospitalar, tanto para médico no desempenho de suas funções do dia a dia com seus pacientes, bem como arquiteto para desenvolvimento de projetos humanizados”, disse a Profa. Kacianni.

 

 Nos dias 13 e 14 de setembro, o UniSL participou do Seminário Arquitetura e Saúde - Projeto salutogênico e ambientes saudáveis, no Auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia.

 

O evento foi ministrado pelo professor Ph.D. em Saúde Pública, Alan Dilani, autoridade em pesquisa sobre o tema e um dos fundadores da Academia Internacional de Design e Saúde.

 

O seminário contou com a participação de referências importantes do cenário da Arquitetura no estado, no país e no mundo como Sandra Surkamp (Queensland, Austrália), Thomé de Medeiros Raposo (Amazonas, Brasil), Wamberto Gouveia (Pernambuco, Brasil),Dulce Moraes (São Paulo, Brasil), Dr. Alan Dilani ( Estocolmo, Suécia), Carlos Eduardo Dib (Rondônia, Brasil), Berth Hirth (Rio de Janeiro, Brasil), Dra. Antonieta Machado ( Rondônia, Brasil).

 

O objetivo foi o e discutir a importância do desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados para saúde e a criação de estruturas sustentáveis e para com o design salutogênico, bem como apresentar trabalhos realizados ao redor do mundo tendo como base o tema abordado.