XVI Jornada de Nutrição da São Lucas encerra com palestras e oficinas
Acadêmicos de intuições de ensino de Rondônia e Acre e profissionais da área de Nutrição participaram da XVI Jornada da Nutrição, realizada nos dias 03 e 04 de agosto no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho.
O evento que reuniu acadêmicos de todos os períodos do curso debateu os mais variados temas de abrangência da área. Para a abertura, na quarta-feira (03), a organização convidou a nutricionista clínica e mestranda em terapia intensiva, Danielle Teles Moreira, para ministrar o Fórum “Doenças crônicas não transmissíveis”, patologias que devem ser observadas antes de preparar o cardápio do paciente.
Foram dois dias de intensas atividades que envolveu palestras, cursos e oficinas abordando relevantes temas na área nutricional, com profissionais capacitados, para ampliar o aprendizado dos participantes.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Juliana Closs, neste ano a instituição optou por mudar a metodologia da programação da jornada para apenas dois dias, que antes era realizada no período de uma semana, para facilitar a participação de acadêmicos e profissionais de outras regiões. Outra novidade, ficou por conta da organização do evento, que foi preparada pelos acadêmicos formandos em Nutrição da São Lucas sob a supervisão da professora Emili Amaro.
“É uma forma de proporcionar a esses novos profissionais a oportunidade de conhecer a diversificação das áreas da nutrição, o contato com profissionais especializados, além de se preparar para o mercado de trabalho que está a sua espera após a outorga de grau que ocorrerá na próxima semana”, afirmou a coordenadora.
Para o encerramento, quatro palestras foram preparadas simultaneamente com temas importantes, onde o participante pôde escolher conforme sua necessidade, como: “Interpretação de exames laboratoriais”; “Nutrição em estética e atividades física”; e, “Rotulagem Nutricional”. Ao final de cada palestra, os participantes foram envolvidos em oficina para vivenciar na prática o que aprenderam com as apresentações.
Alguns temas como “Sugestão de plano de negócio e coaching profissional” foi um do diferencial do evento, que apresentou a abrangência de atuação na nutrição, ministrado pela psicóloga e Coach, Ana Maria Castanheira. A profissional conceituou a importância do coaching como uma ferramenta de suporte para ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para seu trabalho. “O nutricionista precisa conhecer um pouco da psicologia para aprender lidar com os pacientes nas mais diversas situações e o coaching proporciona esse conhecimento”, frisou Ana Maria.
“Para nós da equipe organizadora que estamos nos formando nos próximos dias é um aprendizado profissional ímpar. Trabalhamos em conjunto com os acadêmicos de todos os períodos para escolher o tema de cada palestra e, assim, conseguir atender as necessidades deles em relação a importância da profissão que escolhemos”, enfatizou, Maria Aucinete Nepomucena, membro da organização.
“Nosso objetivo é mobilizar esses acadêmicos para o interesse em conhecer outras áreas que podem ser exploradas pelo nutricionista, e além de atualizar o aluno, trazer temas que complementam a formação acadêmica”, finalizou a professora, Inês Helena Santos.